Aracnídeos: o mundo das aranhas e escorpiões

Compartilhar:


aranha são aracnideos

É possível que ao pensar em o que são aracnídeos o primeiro animal que vem à sua mente seja a aranha. Isso porque ela é realmente uma das referências desse grupo de animais. Entretanto, saiba que são mais de 60 espécies espalhadas por aí.

Conheça mais sobre esses bichinhos que causam arrepios em diversas pessoas, mas que também possui fãs ao redor do mundo.

Qual a família dos aracnídeos?

Os aracnídeos são na verdade uma subclasse do maior filo do reino animal que conta com mais de 80% dos seres, o filo artrópode. Entre as características dos aracnídeos estão o exoesqueleto rígido que protege seu corpo, apêndices articulados, que garantem maior movimento e rapidez, e são invertebrados.

Outros atributos físicos desses animais são:

  • Quatro pares de pernas;
  • Olhos simples;
  • Não possuem antenas;
  • Presença de quelíceras;
  • Divisão corporal do abdômen e cefalotórax.

De acordo com a classificação dos aracnídeos, eles se dividem em quatro grupos, sendo eles o Acari, que corresponde aos ácaros, carrapatos e demais parasitas. Seguindo, temos os Araneae, as famosas aranhas que já mencionamos no começo do texto.

Os Opiliones são os opiliões, animais que possuem os membros inferiores maiores que o corpo e moram em abundância dentro das cavernas, por exemplo. Por fim, o Scorpiones é o grupo das espécies de escorpiões.

Onde os aracnídeos vivem?

escorpião é aracnideos

Sua origem é terrestre, ou seja, é na terra que você vai encontrar grande parte desses animais. Os escorpiões adoram regiões tropicais, por exemplo. Os lugares com calor e umidade também estão entre os favoritos dos aracnídeos.

Quais são os aracnídeos?

No total são mais de 60 mil espécies ao redor do planeta, mas entre os tipos de aracnídeos que se destacam estão as aranhas, carrapatos e escorpiões. E por incrível que pareça, a maioria desses animais não possuem veneno.

Para começar, você sabia que existem mais de 40 mil espécies só de aranhas? Pois é! De hábitos solitários e ótimos predadores, esses aracnídeos se alimentam de outros insetos. Se você tem medo desses animais, temos uma notícia tranquilizadora: somente 20 a 30 espécies são venenosas para os seres humanos. Entre as principais estão a aranha armadeira, viúva-negra e aranha marrom.

Os carrapatos estão entre os principais parasitas dos animais de estimação, inclusive transmitem doenças graves. Se existe uma infestação de carrapatos na sua casa, é fundamental realizar uma dedetização, pois são seres que se reproduzem com eficiência.

Por fim, conheça os escorpiões, um animal resistente que já está na Terra há mais de 450 milhões de anos. Conhecido por ser peçonhento, o escorpião reúne mais de 2 mil espécies e quatro delas podem causar óbito de uma pessoa. 

Por serem seres que se adaptam com facilidade, estão cada vez mais próximos do homem. Desta forma é importante não deixar entulhos se acumular e limpar terrenos baldios. É durante o verão que o risco aumenta ainda mais com as chuvas.

Então, gostou de aprender sobre aracnídeos? Agora você sabe que esse grupo de animais vai além das aranhas! Se quiser continuar descobrindo o mundo dos bichos, temos mais conteúdos para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário