Aromatizador: saiba mais e escolha o modelo ideal para você

Compartilhar:


Aromatizador: saiba mais e escolha o modelo ideal para você

Usar um aromatizador é uma ótima ideia se você está buscando criar uma atmosfera mais acolhedora na sua casa, no seu carro ou mesmo na sua empresa. Os aromas exercem um papel importante nas nossas sensações, e podem promover sentimentos de bem estar, energia positiva, aconchego, relaxamento e muito mais.

Nesse artigo vamos falar sobre alguns tipos de aromatizador, diferentes essências e como você pode usar esse recurso no seu dia a dia. Vem com a gente descobrir!

Para que serve o aromatizador

Já foi a época em que se utilizava aromatizador apenas no carro, e com intenção de prolongar o cheirinho de novo do veículo ou disfarçar odores de cigarro, por exemplo. De uns anos para cá, o aromatizador foi elevado a um patamar bem relevante na criação da atmosfera de um ambiente, pois os odores têm o poder de transmitir mensagens assim como as imagens, as cores e os sons.

Talvez você já tenha ouvido falar nas essências exclusivas que algumas lojas desenvolvem para borrifar no ambiente e nos produtos vendidos. O cliente se acostuma a sentir o mesmo aroma sempre que passa pelo estabelecimento ou entra na loja. Quando faz uma compra pela internet, recebe os produtos em casa e percebe neles o mesmo aroma. Com isso, a experiência positiva da compra é reforçada, assim como os vínculos entre o cliente e a marca.

Sendo assim, muito mais do que apenas “dar um cheirinho diferente”, o aromatizador pode ser utilizado para exercer uma forte influência nos sentimentos das pessoas que frequentam um determinado ambiente.

Tipos de aromatizador

Tipos de aromatizador

Existem indícios de que o aromatizador já era utilizado nos armários e nas gavetas de países da Europa há muitos séculos. A suspeita é de que a intenção inicial fosse disfarçar o cheiro de mofo provocado pelo excesso de umidade, mas que o efeito colateral de deixar as roupas perfumadas tenha sido o principal motivo pelo qual o hábito persiste até os dias de hoje.

Além do aromatizador para carro, que costuma ser pendurado no espelho retrovisor ou preso à saída de ar-condicionado do painel, e do aromatizador de armários e gavetas, que podem ser encontrados em forma de sachê, envelope ou saquinho de tecido, existem também os aromatizadores de roupa, no estilo água de passar, e os aromatizadores de ambiente.

A água de passar costuma ser uma solução preparada com a gotas da essência que se deseja fixar na roupa diluída em partes iguais de água e de álcool. Ela pode tanto ser utilizada durante o processo de desamassar as roupas quanto dentro dos armários e em cortinas e toalhas de mesa.

Aromatizador de ambientes

Aromatizador de ambientes

O aromatizador de ambientes pode ser facilmente encontrado em forma de spray (do tipo manual ou movido a pilhas), em conjuntos de pequenos recipientes de vidro com a essência e varetas de madeira, que ajudam a difundir o aroma pelo ambiente, em difusores elétricos e também nas tradicionais velas aromáticas, que não são novidade mas funcionam muito bem.

Existe uma enorme variedade de essências disponíveis para colocar no aromatizador que você escolher, e cada uma delas tem uma proposta diferente. A seguir você confere algumas das mais conhecidas:

  • Essência de gengibre: muito escolhida para perfumar cozinhas e copas, onde são preparados alimentos. Aumenta a energia logo pela manhã e pode ser utilizado por quem deseja mais foco para trabalhar ou estudar.
  • Essência de eucalipto: ajuda a melhorar a capacidade respiratória. Pode ser usado para expectorar e descongestionar.
  • Essência de lavanda: melhora a digestão e fortalece as defesas naturais do organismo.
  • Essência de camomila: com propriedades calmantes, é ideal para ambientes onde o foco é o relaxamento, como quartos de dormir e salas de estar.
  • Essência de hortelã: promove sensação de limpeza e bem estar; muito utilizado em banheiros e lavabos.

Agora que você sabe mais sobre como funciona o aromatizador e a variedade de modelos disponíveis, já pode escolher o que mais combina com você. Aproveite!

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário