Arranhador para gatos e enriquecimento ambiental

31 de março de 2020

Gatos
Gatinho brincando no arranhador
O arranhador para gatos é um acessório importante para o enriquecimento ambiental.

Os tutores de felinos já devem ter passado por pelo menos uma situação em que algum móvel ou objeto da casa se transformou em um verdadeiro arranhador para gatos. Os preferidos são sofás, poltronas, cadeiras, cortinas e tapetes. O primeiro passo para resolver essa situação desagradável é entender o porquê desse comportamento.

Continue a leitura e saiba como ajudar seu gatinho e resolver essa situação.

Por que os gatos arranham os móveis

Para entender o comportamento precisamos primeiro conhecer mais sobre essa espécie. Com os gatos cada vez mais presentes na vida das pessoas, é importante entender como eles agiam na natureza para adaptar o ambiente da casa e oferecer mais bem-estar e saúde.

Os felinos selvagens eram exímios caçadores. A atividade era constante visando a alimentação e logo possuíam uma vida ativa com alto nível de exercício físico. Além de exercitar o corpo, a caça também oferecia distração e estimulava o raciocínio.

Mesmo com a domesticação, esse instinto natural se manteve. No entanto, diariamente fornecemos alimentação balanceada direto no potinho deles. Por um lado, isso garante uma nutrição completa, mas por outro altera o comportamento desses animais.

Essa mudança no comportamento, transfere a necessidade de atividades físicas para outro momento do dia do seu gatinho. Por isso, usam móveis como arranhador de gatos, caçam insetos e se aventuram dentro do armário. Eles buscam alternativas para gastar energia, se distrair e afiar as unhas.

Enriquecimento ambiental

A necessidade de caçar não existe mais, então o foco agora é outro. Nosso lar passou a ser o ambiente desses animais e nós somos responsáveis em prepará-lo para oferecer bem-estar e saúde para esses bichinhos.

O enriquecimento ambiental adapta sua casa baseado nos instintos naturais do seu gatinho. Mas espere! Não precisa transformar sua sala em uma selva! Arranhadores, brinquedos e outros itens são os responsáveis por estimular comportamentos naturais nos animais. Você enriquecerá o ambiente com acessórios e desafios que estimulem a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato do seu gatinho. Além de muito divertido, você aumenta a qualidade de vida do seu pet.

Arranhador para gatos

Uma das formas de enriquecer o ambiente é utilizar o arranhador, um acessório essencial. Com ele, seu gato irá arranhar, brincar, se exercitar e se distrair.

Os gatos possuem unhas que crescem constantemente. Elas serviam, e ainda servem, para caçar, se defender e auxiliar na mobilidade, já que os felinos são muito flexíveis e gostam de escalar os lugares. Com ou sem arranhador, os felinos precisarão deixar essas unhas afiadas e, por isso, muitas vezes acabam utilizando o sofá e outros objetos.

Além disso, os gatos arranham para marcar território e aliviar o estresse. Isso mesmo! Caso o animal esteja ocioso ou nervoso, ele também poderá arranhar algo. Sendo assim, o arranhador para gatos estimula os exercícios, a distração e ainda mantém as unhas aparadas evitando que o próprio animal se machuque ou faça ferimentos em seus tutores nas brincadeiras do dia a dia.

Tipos de arranhador

Existem vários modelos e tamanhos de arranhadores. A aceitação do gatinho é muito individual, bem como o tempo que ele levará para começar a usá-lo. Procure um arranhador que pareça com o local em que seu gato costuma afiar as unhas. Se ele usa o tapete, escolha um na horizontal que fique próximo ao chão. Se prefere os pés da mesa, opte por um vertical, por exemplo.

Caso tenha mais de um gato na casa, tenha também mais de um arranhador. Eles devem ser espalhados por lugares de maior movimentação dos felinos para evitar brigas e estresse.

Como fazer meu bichinho usar o arranhador para gatos?

Seu pet continua com dificuldades para utilizar o arranhador? Existem algumas formas de ajudá-lo. Uma técnica simples é interagir com seu pet no próximo ao item, estimulando o uso do arranhador. Brinque ao redor dele com os objetos preferidos do gato. Assim você colabora para que ele se acostume com a presença do acessório.

Outra técnica complementar é o estímulo positivo. Toda vez que o gato afiar as unhas ou se espreguiçar no arranhador, reforce a atitude, ou seja, faça carinho, diga palavras amistosas e dê até um petisco. Esses são itens que podem ser utilizados nesse momento de aprendizagem.

Além disso, é possível esfregar algum objeto de uso próprio gato no arranhador. O intuito é deixar o cheiro do animal, instigando o gato a se esfregar no acessório. Outra técnica muito eficaz é associar o Catnip (erva do gato) desidratado ou em líquido junto ao arranhador. Assim é possível despertar reações sensoriais no gatinho, aumentando as chances de inteiração com o acessório.

Ambiente rico e saudável

Cabe a nós entendermos a necessidade de cada espécie e enriquecer o ambiente e a rotina desses animais. Com as técnicas acima, os itens adequados, com calma, atenção e dedicação, seu gatinho deixará de optar pelo sofá, cômodos ou objetos da casa para desgastar as unhas.

Além do arranhador para gatos, outros itens colaboram para o enriquecimento ambiental e, por consequência, melhoram a qualidade de vida do seu bichinho. Separamos uma lista com diversos objetivos para deixar a rotina do seu gato mais divertida e saudável. Confira:

Quer saber mais formas de proporcionar saúde e bem-estar para seu gatinho? Separamos alguns conteúdos interessantes. Veja:

Escrito por: Pedro Giovannetti – E.C/ Médico Veterinário