Árvores de jardinagem

Compartilhar:


As cores do Flamboyant

Quer você tenha bastante experiência com jardinagem, ou mesmo que esteja iniciando agora nessa área, já deve ter imaginado como seria ter árvores de jardinagem em casa. As árvores de todas as espécies nos transmitem sensações de paz e acolhimento, especialmente com o alívio que a sua sombra nos dá nos dias de mais calor.

Algumas espécies são mais indicadas para ter como árvores de jardinagem do que outras. Nesse artigo, vamos falar de algumas que você pode cultivar na sua casa, além dos cuidados necessários para que ela se mantenha bonita e frondosa em todas as estações.

Como escolher as árvores de jardinagem

Como sempre dizemos aqui, o primeiro passo antes de fazer o plantio das árvores de jardinagem é avaliar o espaço disponível e as condições de luminosidade para identificar que espécies podem crescer mais bonitas e saudáveis na sua casa. Pode parecer óbvio dizer isso, mas as árvores são seres que vivem por muitos e muitos anos no mesmo lugar. Por isso, pense bem antes de iniciar o plantio para não ter dores de cabeça depois.

Fique atento, especialmente, ao tipo de raíz que as árvores de jardinagem escolhidas possuem. Algumas espécies podem até não ficar muito altas, mas tem raízes grossas e profundas que podem fazer um verdadeiro estrago em redes de água e esgoto, sem falar nos calçamentos, quando plantadas em locais inadequados. E, por falar em altura, não esqueça de observar os postes e as fiações elétricas ao escolher o espaço para plantio da árvore.

Espécies de árvores de jardinagem

Depois de fazer bastante pesquisa sobre o que vai ou não funcionar para a sua casa, você pode começar a escolher as árvores de jardinagem com base na amplitude da sua copa, na presença ou não de flores, nas suas cores e até na frequência da floração.

A acácia é uma das árvores de jardinagem favoritas dos apaixonados por verde. Com lindas e delicadas flores amarelas, não fica alta demais e floresce até mesmo nas regiões mais frias do país.

O flamboyant, por sua vez, é extremamente resistente ao calor e tem flores de várias cores diferentes. Com tons que vão do vermelho até o alaranjado e o amarelo, essa árvore tem uma copa ampla e muito bonita, que certamente vai fazer uma sombra bastante agradável no seu jardim.

Outras espécies de árvores de jardinagem para trazer beleza e frescor para a sua casa são o hibisco, a dama da noite, o jasmim e o manacá.

Espécies pequenas de árvores de jardinagem

Se a sua ideia não é ter árvores de jardinagem muito altas em casa, algumas miniárvores vão dar muito charme ao lugar, sem ocupar tanto espaço. A quaresmeira é uma das árvores de jardinagem favoritas dos entusiastas por suas belas flores e facilidade de cuidados e manutenção.

Outras árvores de jardinagem de pequeno porte são: a amoreira, o pé de acerola, os pinheirinhos e o araçá.

Cuidados com as árvores de jardinagem

Antes de iniciar o plantio das árvores de jardinagem, verifique a legislação do seu município para garantir que não esteja infringindo nenhuma lei. Além disso, faça a rega e as podas necessárias na muda de árvore até que ela esteja grande e forte o bastante para depender somente da água das chuvas. 

Não deixe de informar os órgãos públicos caso seja necessário realizar a poda com a utilização de equipamentos profissionais. Assim você garante a sua segurança e dos demais, além de garantir que as árvores de jardinagem escolhidas permaneçam sempre bonitas e bem cuidadas.

Siga aprendendo com a gente com esses outros artigos selecionados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário