Aves: você sabe como cuidar?

13 de novembro de 2020

Aves
arara como ave de estimação

As aves são animais muito animados, inteligentes e perfeitos para quem quer ter um bichinho de estimação, mas não tem muito espaço ou não fica muito tempo em casa. Afinal, mesmo sozinhos, os pássaros são capazes de se divertir

No entanto, antes de escolher ter uma ave em casa, é preciso saber como cuidar dela adequadamente. Para viver bem, as aves devem ser alimentadas com ração específicas para a espécie. Além disso, é possível oferecer algumas frutas e verduras como petiscos ou recompensa. 

Outro ponto muito importante é a escolha da gaiola, um item fundamental para que o pássaro se sinta seguro e ao mesmo tempo confortável. A gaiola deve ter um espaço amplo para que a ave consiga voar, saltar e abrir as asas sem encostar nas grades. Aves só devem ser criadas em casa com o espaço necessário para seu bem-estar.

O afastamento das grades deve ser de acordo com o tamanho do animal, uma vez que espaçamentos grandes podem permitir a fuga e os pequenos demais, prender as patas das aves. Converse sempre com seu médico veterinário para escolher os acessórios adequados para seu pet.

A gaiola precisa ser higienizada com frequência, afinal, todo mundo gosta de viver em um ambiente limpinho e com os pássaros não é diferente. Também é importante equipar a gaiola com comedouro e bebedouro, e manter a água fresca e limpa. E alguns brinquedos são fundamentais, especialmente caso a ave fique muito tempo sozinha.

Quais as melhores aves de estimação?

Nem todas as aves podem ser criadas em cativeiro. Algumas, como é o caso das Araras e do Tucano, precisam receber a autorização do IBAMA. 

Portanto, na hora de escolher uma ave para chamar de sua, é preciso se atentar ao local onde ela será adquirida, se eles seguem todas as regras necessárias e se a ave vem com a nota fiscal e a documentação de liberação para ser criada em cativeiro. 

Ainda assim, você encontra muitas outras opções belas, divertidas e com cantos exuberantes que vão encantar qualquer um. Conheça algumas espécies:

Calopsita

As calopsitas são muito dóceis, animadas e divertidas. São capazes imitar falas e aprender truques facilmente, além de não precisarem de autorização do IBAMA.

Canários

O canário é dono de um canto agradável e praticamente inconfundível. Existem várias espécies deste pássaro com várias cores, prontos para alegrar o lar dos apaixonados por pássaros. 

Manon

São característicos por possuir o peito com cores claras e penas marrons. Eles são pequenos, podendo chegar aos 12 cm, são muito dóceis e sociáveis com humanos e animais.

Periquito

Uma das aves mais famosas e queridas. Eles são muito carinhosos, dóceis, inteligentes e adoram carinho e atenção. O ideal, é manter este pássaro na gaiola com mais aves. 

Como escolher as melhores aves de estimação?

aves de estimação

Se você tem certeza de que quer ter uma ave de estimação, é preciso escolher qual o tipo de ave que mais se adapta ao seu estilo de vida. Algumas aves gostam mais de cantar do que outras, além disso, algumas são mais territorialistas e outras aves podem ser mais carentes. 

Por isso, é fundamental analisar o seu estilo de vida e conhecer um pouquinho mais sobre as vezes que deseja ter em casa. Outra dica importante é levar em consideração o tipo de local que você vive, afinal, existem apartamentos que não permitem aves, por emitirem canto ou algum ruído.

É importante saber quanto você deseja gastar para ter uma ave em casa. Algumas aves demandam uma manutenção maior, além de que as aves que precisam de autorização costumam ser mais caras devido a licença para viverem fora do seu habitat natural. 

Você conhece a origem das aves?

Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de aves, com cantos belíssimos e cores exuberantes. Mas afinal, você sabe como elas surgiram? 

A teoria defende que as aves vieram a partir dos dinossauros, podendo até mesmo ser uma parte da sua evolução, só que com penas. Essa ideia começou a ganhar força depois que foi encontrado fósseis do dinossauro Archaeopteryx na Alemanha, por volta de 1860. Esse fóssil foi o primeiro a trazer as características comuns que relacionam as aves aos dinossauros, como a cauda longa e ossuda, três garras nas asas e a presença de penas. 

Outra teoria aponta que os ancestrais das aves modernas teriam vivido lado a lado com os dinossauros e que nesta época já existiam algumas espécies diferentes do animal. No entanto, elas foram extintas e a partir disso começaram seu ciclo de evolução, chegando ao que conhecemos hoje. 

Gostou desta publicação? Conheça mais sobre aves acessando nosso blog: