Benefícios dos alimentos orgânicos: 4 motivos para ter uma rotina mais saudável

Compartilhar:


Verduras orgânicas em destaque

Quem quer melhorar a saúde e consumir frutas, legumes e verduras mais saudáveis precisa conhecer os benefícios dos alimentos orgânicos! A produção é sustentável e ecologicamente correta, respeitando o meio ambiente, a saúde do consumidor e a do trabalhador do campo

De uns tempos para cá, a preocupação com o que estamos ingerindo aumentou a necessidade e a busca por alimentos livres de compostos químicos, ainda mais saudáveis. Então, por causa dessas demandas, os alimentos orgânicos surgiram e vem se tornando cada vez mais populares.

Para iniciar uma dieta nutritiva, conheça quatro benefícios dos alimentos orgânicos!

Benefícios dos alimentos orgânicos: 4 motivos para consumir já!

Para se certificar que o produto é orgânico, procure por selos na embalagem, como o “Produto Orgânico Brasil”, emitido pelo Ministério da Agricultura e Inmetro.

Se preferir, cultive seus próprios alimentos em casa! Faça hortas em vasos, suspensas, ou no próprio quintal de casa e garanta uma alimentação saudável e saborosa.

Preservação do meio ambiente através da produção consciente

Você sabia que o Brasil consome cerca de 500 mil toneladas de agrotóxicos todos os anos? O país fica abaixo dos Estados Unidos, União Europeia e Japão, em relação à área plantada e à produção, mas mesmo assim, os números são muito altos.

O uso de agrotóxicos está ligado a degradação do meio ambiente e intoxicação que é, inclusive, a segunda maior causa de intoxicações no Brasil.

Um dos benefícios dos alimentos orgânicos, é que sua produção não envolve o uso desses e outros produtos químicos nocivos à saúde.

O solo é preparado com adubo orgânico e nenhuma planta é pulverizada. Os produtores respeitam o tempo de crescimento e, assim, evita-se a erosão da terra, a contaminação de mananciais e o solo permanece fértil por mais tempo.

Preservação da biodiversidade

Além de proteger o meio ambiente, outra vantagem é a promoção da biodiversidade. Sem o uso de agrotóxicos, espécies nativas de cada região são preservadas, porque, assim, se evita a contaminação química.

Melhora na saúde do consumidor e do produtor

O melhor é cuidado com a saúde do produtor. Muitas vezes, quem lida com produtos químicos pode se intoxicar. Sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes, por exemplo, quem produz os alimentos tem mais segurança durante o manejo.

Os consumidores também saem ganhando. Os riscos de intoxicação diminuem e há a melhora no sistema imunológico e prevenção de doenças.

Alimentos mais saborosos e nutritivos

Mãos segurando pote com alimentos orgânicos, tomates pequenos

Um dos maiores benefícios da alimentação orgânica é a maior absorção de nutrientes. Como são 100% naturais, contém mais antioxidantes e fósforo, responsáveis por retardar o envelhecimento precoce da pele e fortalecer a estrutura óssea.

Além disso, são muito mais saborosos, o aroma e o sabor são mais fortes, o que instiga a alimentação. É possível consumir todo o orgânico, até mesmo casca folhas e polpa em diferentes receitas.

A criação de gado também pode ser orgânica, de modo a garantir alimentos ainda mais nutritivos. Portanto, nestes casos, os animais não são criados sob tensão, nem são medicados com hormônios ou anabolizantes.

Inclua os alimentos orgânicos na sua rotina! Veja mais dicas da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário