Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster Anão Russo: conheça este pequenino roedor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
amster-anao-russo-capa-blog-cobasi

Se você acha os hamster pequenos, saiba que o Hamster anão russo é ainda menor! Eles são muito fofos e procurados, afinal, são muito dóceis e sociáveis.

Esses roedores são facilmente confundidos com o Hamster Chinês, eles podem até ter uma semelhança, mas o tamanho é o que destaca uma espécie da outra.

Continue lendo para conhecer mais sobre esse pet, suas características e personalidade! 

Hamster Anão Russo: Um pequeno cheio de fofura!

Conhecido por “anão”, este pequeno roedor se destaca por seu tamanho, eles dificilmente medem mais do que 10 cm. Além disso, eles são animais extremamente leves e delicados, pesando apenas 50 gramas. 

De modo geral, eles possuem um corpinho muito pequeno, arredondado e a cauda curta. Mas costumam ser encontrados em duas variações: Anão Russo Campbell e Winter White. 

E é claro que essas variações têm a ver com a sua coloração. Afinal, eles costumam ser vistos nas colorações café, cinza e branco e podem possuir uma linha preta no dorso.

Anão Russo Campbell:

Este roedorzinho é originário da Ásia Central, ao norte da Rússia, Mongólia e da China e são costumeiramente encontrados vivendo em dunas de areia. Eles são mais populares no Brasil na coloração cinza com listra nas costas. 

Anão Winter White:

O pequeno Winter White é conhecido por esse nome devido a sua pelagem, que pode ficar completamente branca durante o inverno. Esta condição ajuda o pet a se camuflar de possíveis predadores. 

Por ser um país tropical, no Brasil este pet não é tão conhecido. Além disso, este roedor pode ser mais arisco e territorial. 

Dóceis, mas territorialistas

Que os roedores são animais territorialistas, todo mundo está cansado de saber, mas os hamster são os mais famosos por terem este comportamento. 

Portanto, o ideal, é jamais deixar dois hamsters anões russos do mesmo sexo, no mesmo amnbiente. Afinal, eles podem brigar e muito!

Além disso, eles se reproduzem com muita facilidade, afinal, o cio das fêmeas é extremamente curto, podendo durar cerca de 4 dias. Por isso, é fundamental deixar estes pets separados, afinal, é comum ocorrer superpopulação de hamster na gaiola

No entanto, o hamster anão russo é um animal muito dócil, sociável e calmo. Mas em alguns casos eles podem ser estressados, necessitando de serem amansados. 

Dorminhocos mas hiperativos

Juntar essas duas palavras em uma mesma frase pode até soar estranho, mas a realidade é que os hamsters possuem hábitos noturnos, por isso, eles costumam ser bem animados e ativos. 

Durante o dia, o que eles mais gostam de fazer é dormir! Isso mesmo, eles passam horas dormindo, mas também podem se adaptar a ficar acordados ou cochilar. 

Uma curiosidade sobre esses pets, é quando vivem em natureza, eles podem hibernar, ficando até uma semana sem sair de sua toca. Raramente isso ocorre quando eles vivem em cativeiro, mas caso aconteça, não se assuste.

Diferenças entre Anão Russo e Hamster Chinês

Achar essas duas espécies semelhantes, é mais comum do que imaginamos, no entanto, existem algumas diferenças entre eles. Que tal aprender a identificar?

Anão Russo: Corpo arredondado, medindo até 10 cm, cauda curta, patas peludinhas e focinho curto.

Chinês: Corpo alongado, cauda de 3 cm, patas peladas e focinho comprido.

Descubra como cuidar de um hamster Anão Russo

Gostou de conhecer o fofo hamster Anão Russo e desejar de ter um como animal de estimação? Então, confira o que é necessário para cuidar dele em casa.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

30 Comentários

  1. Adriano Barbosa disse:

    Boa tarde , eu tenho um casal de hamster anão Russo, eles tiveram 6 filhotes, com quanto tempo eu posso doar os filhotes?

  2. Benício e Anthonny disse:

    A mais na família chama Gigi, uma fêmea hamster anão russo, espero o contato dos pretendentes. Sou muito charmosa e esperta.

  3. GUICILA FÁTIMA IBRAHIM LINO disse:

    EU QUERIA MUITO RASMASTER RUSSO PORQUE A LUA E LUAM MORRERAM DE VELHICE.
    EU MORO EM BRASIL EM VICENTE PIRES
    EU QUERIA DOIS CASAIS.
    MAS QUANDO COMPREI OS MEUS EU PAQUEI 40 O CASAL .
    MIM RESPONDE NP WHATSAPP POR FAVOR 061 9 82510032

  4. MARISA MENDES BARROS disse:

    Oi boa tarde vcs tem o anão russo branco
    Tô A procura de um casal

  5. Larissa Barbosa da Silva disse:

    Eu tenho um hamster anão russo, eu queria saber se posso colocar outro na mesma gaiola do mesmo sexo?

    • Cobasi disse:

      Olá Larissa, tudo bem?
      Recomendamos que você sempre consulte um médico veterinário de sua confiança para sanar suas dúvidas de como cuidar melhor do seu pet. De qualquer forma, agradecemos por sua pergunta! Esperamos manter contato através do site, app ou em nossas lojas.

    • Lilian disse:

      Olá, hamsters da raça anão russo são territorialistas por isso cada um tem que viver no seu alojamento. Jamais juntos, podem dar até morte!

  6. stephanny disse:

    Olá! gostaria de saber se vcs ainda estão vendendo o hamster anão russo?

  7. Eric disse:

    Olá, vocês ainda vendem o hamster anão russo em sp ?

  8. Rose Lima disse:

    Boa noite, eu ganhei um hamster anão russo e como eu nunca havia tido nenhum tipo de roedor antes então eu não tenho idéia do que eles comem. Fui em um pet shop onde me indicaram dar para ele sementes de girassol mais pesquisando sobre eles descobri que eles comem um mix de sementes, então gostaria de saber se posso continuar dando as sementes de girassol ou o mix de sementes. Fico no aguardo, obrigada…

  9. Laís Jerônimo Nogari disse:

    Gostaria de saber se os dois de espécies diferente podem ficar na msm gaiola O hamster russo e o chinês?

  10. Lana disse:

    Oi queria saber se tem como colocar um gerbil com um hamister na mesma gaiola ?
    Obrigada gosto muito da loja de vcs

  11. Natália disse:

    Olá! Eu adoro animais, mas a minha mãe não gosta de gato e de cachorro, por isso ela falou que se eu me comportace bem por meio ano eu ganharia um hamster, e eu estava vagando na internet a procura de hamster e como cuidar deles e achei esse aqui!
    Gostei muito dele! Ele é muito fofo!!!
    Mas você sabe onde eu posso comprar ou encontrar um???

  12. Cristiane Aparecida do prado disse:

    Olá estou com 3 irmãos da mesma ninhada eles podem ter filhos.

  13. Joyce santos fernandes disse:

    Com 22 dias

  14. Rafa lima disse:

    só depois de 15 dias

  15. Ingrid Costa de Oliveira disse:

    Olá boa noite eu tenho uma está twister em casa fêmea só q comprei uma gaiola e ela está roendo tudo até mesmo a casinha … ele é pra se criar cm um hamister ou ela é um rato mesmo pq ela até morde …. Estou c medo principalmente da doença do rato .. Pois meu filho é pequeno e sempre pega ela

  16. Paula Santos Ferrazzi disse:

    Olá, eu tenho uma hamster, e pelo o que sei os hamsters só podem viver juntos até os 3 meses juntos

  17. Nayana disse:

    Olá!
    Tenho uma hamster anão winter white e ela tem insistido em fazer xixi sempre em um dos canos, o que faz com que eu tenha q tirar o cano pra lavar o tempo todo pra evitar que ela fique passando em cima do xixi.
    Já coloquei areia de quartzo pra ela se lavar, coloquei banheirinho, tentei limpar o cano com vinagre como me indicaram, e nada adiantou. Vocês teriam mais alguma sugestão pra me dar?

    • Cobasi disse:

      Olá, Nayana! Como vai? A Rayane Henriques, bióloga da Educação Corporativa da Cobasi, explicou que esse é um comportamento normal da espécie. Sua hamster tem feito isso para marcar território e dizer que ali é uma passagem dela. Veja os detalhes: “Os desinfetantes comuns não eliminam o odor da urina, pois eles “disfarçam” o cheiro, fazendo com que o animal pense que se território está desprotegido por estar com o cheiro mais fraco no local, os deixando com a sensação de precisar marcar o território novamente. O ideal é realizar a limpeza com eliminadores de odor, assim o cheiro da urina sairá totalmente e o hamster não lembrará de remarcar o local, podendo em alguns casos melhorar esse comportamento. Mas outra dica é colocar um pouco de substrato no tubo, assim ao fazer suas necessidades o local não ficará úmido e ela continuará sequinha ao passar por ali”.

Deixe o seu comentário