Brinquedos para pets: qualidade de vida e enriquecimento ambiental

18 de maio de 2018

Adestramento de Animais, Saúde e Cuidados
Filhote brinca com bolinha para cachorro
Os brinquedos para cachorro também são usados para adestrar e ensinar filhotes.

Os animais, assim como nós, precisam gastar sua energia e se distrair. Por isso, os brinquedos são tão importantes no dia a dia do pet, seja ele um cachorro, um gato, um roedor ou até mesmo um passarinho.

Conheça os principais brinquedos para pet e escolha um que o seu amigo vai adorar:

Quais são os melhores brinquedos para cachorros?

Tutores de cães não podem reclamar, afinal, o universo de bolinhas, ossinhos e pelúcias para cachorros é imenso. Ainda existem outras opções, como brinquedo interativo para cachorro, que além de divertir ainda estimula o lado lúdico do animal, evitando ansiedade e diminuindo o estresse.

Para os “cães roedores” do pedaço, aqueles que adoram morder um sofá, chinelo ou móvel, é possível investir em brinquedos mais resistentes, como os ossos e bolinhas de nylon.

Na hora da alimentação, estimule o instinto de caça do pet através de brinquedos com dispenser. Além de divertir, eles são ótimos para fazer com que o cachorro se alimente devagar e sinta-se recompensado ao conseguir alcançar a comida que estava escondida.

Brinquedos para cachorro filhote

Filhotinhos adoram morder e o crescimento dos dentes pode incomodar. Os mordedores para cachorros são perfeitos, pois ajudam a “coçar” a gengiva do animal e as chances dele procurar uma cadeira ou móvel serão menores.

É claro que as pelúcias ainda são o xodó dos filhotes. Escolha sempre pelúcias desenvolvidas para pets, pois são mais resistentes e não possuem itens que se soltam e podem machucar.

Na hora de escolher um brinquedo para cachorro grande, não se esqueça do porte do animal, existem itens específicos para raças maiores que possuem o tamanho ideal e são mais resistentes para o bichinho.

Quais são os melhores brinquedos para gatos?

gato com rato de brinquedo
O ratinho é um dos brinquedos preferidos dos gatos

Impossível começar a falar sobre brinquedos que os gatos amam e não citar a clássica varinha. Além de divertir o pet, o brinquedo ainda proporciona momentos de interação do tutor com o gato.

Ainda há outros brinquedos interativos para gatos, entre eles, dispensers para comida, que distraem o bichano e despertam o instinto de caça tão presente nos felinos.

Quais brinquedos para hamster?

E não são apenas os cachorros e gatos que precisam de distrações, quem tem um roedor em casa precisa adquirir brinquedos para hamster roer, como pedra mineral e itens de madeira. Eles ajudam no desgaste natural dos dentes e atuam como anti-stress.

As bolinhas, gangorras e cilindros também estimulam a diversão e são um passatempo para estas criaturas cheias de energia que adoram se movimentar.

Brinquedos para passarinho

É um erro pensar que há pouco entretenimento para pássaros. Pelo contrário, existem tantos produtos que você pode criar um playground para aves!

Algumas espécies precisam de passatempos, principalmente as mais ativas e sociáveis. Por isso, invista em brinquedos para calopsita, papagaio, periquitos e qualquer outra ave que tenha uma personalidade mais agitada.

Enriquecimento ambiental para pets

O bem-estar físico e mental tem um papel importante na qualidade de vida dos animais, por essa razão o enriquecimento ambiental é tão importante no dia a dia dos pets. Bolinhas e pelúcias são clássicos, mas não se esqueça de testar brinquedos com dispenser que estimulam o lado lúdico do animal. 

Agora é escolher seus favoritos e aproveitar os momentos ao lado do seu amigo. E se gostou desse conteúdo, veja outros no nosso blog: