Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro babando em excesso: quando se preocupar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro babando

Cachorro babando é super normal. Esse é um dos comportamentos mais comuns em cães. Por exemplo, quando estão se divertindo com seus brinquedos, querem dar “lambeijos” nos seus tutores ou até quando estão esperando pela sua ração favorita. 

Mas, quando o cachorro está babando em excesso, pode ser um problema? A seguir, Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, explica em quais condições a salivação é considerada normal ou preocupante. Confira!

Por que os cachorros babam?

A baba é o excesso de saliva acumulada, que exerce diversas funções no organismo canino, como:

  • lubrificar a cavidade bucal;
  • facilitar a deglutição do alimento;
  • auxiliar na remoção do excesso de bactérias;
  • regular o pH estomacal;
  • no resfriamento do corpo.

Esses são alguns dos motivos do porque os cães babam e é normal que babem.

Algumas raças babam mais que outras: verdade ou mito?

É verdade que algumas raças babam mais que outras. Geralmente, são as raças que possuem lábios inferiores mais soltos e caídos, como: 

  • Basset Hound;
  • Dogue Alemão;
  • Bulldog Francês e Inglês;
  • Labrador;
  • São Bernardo;
  • Bullmastiff;
  • Boxer. 

Joyce Lima explica: “devido à anatomia da boca e dos lábios dessas raças, pode ocorrer o acúmulo da saliva na cavidade bucal, a qual pode pingar continuamente ou voar quando o animal se chacoalha”, comentou.

Por que o cachorro baba quando vê comida?

cachorro babando

Mais um fato é que os cães podem babar ao ver ou sentir o cheiro de algo apetitoso, como se o organismo do animal estivesse se preparando para um banquete delicioso.

“A salivação ocorre como um resultado do estímulo do Sistema Nervoso Autônomo, o qual pode acontecer como um reflexo quando o animal sente o cheiro ou vê algo que o agrada”.

Quando o cachorro fica babando: o que pode ser?

De modo geral, babar não é um grande problema, é inclusive comum e fisiológico. Porém, uma dúvida comum dos tutores é quando a baba se torna preocupante?

Nesse caso, além de procurar o auxílio de um médico-veterinário, é preciso que avalie adequadamente se o animal está apresentando alguns dos seguintes sintomas:

  • babando e tremendo;
  • quando há mudança na coloração ou textura da saliva;
  • baba com espuma abundante;
  • febre;
  • vômito e diarreia;
  • perda de coordenação motora.

Se você notar alguma das alterações de salivação do seu cachorro – seja de forma excessiva ou além do normal – é hora de ligar o sinal de alerta. 

O que faz o cachorro ficar babando muito?

Perceber seu cachorro babando é um comportamento normal, mas o que pode ser quando o cachorro está babando muito? Conheça algumas das possíveis causas:

Náusea e vômitos

Cachorros quando estão babando muito, podem estar nauseados ou vomitando. Essa condição é comum em cães que estão viajando de carro, conhecido como cinetose. 

Mas, essa condição pode ser mais complexa, sendo o sintoma para outras doenças que devem ser diagnosticadas por profissionais veterinários. 

Corpos estranhos

Os corpos estranhos são objetos que podem ser ingeridos de maneira acidental pelo seu cachorro e ficam presos na boca ou esôfago (como a presença de tumores e lesões).

Em muitos dos casos trata-se de sialorreia canina – perda não intencional de saliva – por ter um corpo estranho na boca. É comum que sejam brinquedos inadequados para o animal.

Intoxicação alimentar ou produtos químicos

cachorro babando muito
A saliva desempenha diversas funções no organismo do cachorro, como auxiliar na remoção do excesso de bactérias na boca.

Ingestão de substâncias tóxicas estão entre os principais fatores de cachorro babando muito. A ingestão acidental de produtos químicos, alimentos não indicados para cães e até plantas tóxicas. 

Muito calor gera muita saliva

Logo depois de atividades físicas intensas ou em dias muito quentes, nossos cães sofrem assim como a gente. Para regular a temperatura corporal, a salivação é um dos mecanismos acionados por eles.

Por isso, é comum cães salivando muito e ficando mais tempo com a boca aberta em dias com temperaturas altas. Deixe o bebedouro do seu pet sempre à disposição com água. 

Cachorros com dificuldade para deglutir

A dificuldade para deglutir pode estar relacionada à presença de tumores, lesões ou até condições neurológicas. Caso note tal condição, não hesite em procurar um veterinário.

Então, a hiper salivação está relacionada à alguma doença canina?

A hipersalivação (cães babando em excesso) não está relacionada à uma doença de forma exclusiva, mas sim pode surgir como sintoma de diversas doenças. 

Além das causas que mencionamos acima, seu cachorro babando muito pode estar relacionado ao estresse e ansiedade, cálculos dentários, até mesmo à ingestão de produtos químicos e/ou tóxicos ou intoxicação alimentar.

Se você estiver preocupado com o seu cão babando muito, o mais indicado é consultar um veterinário para determinar a causa e o tratamento adequado.

baba de cão

Lembre-se: na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para prevenção e tratamento de doenças caninas. No pet shop online tem medicamentos, produtos para o cuidar da saúde dental e muito mais.

Ficou com alguma dúvida sobre cachorro babando? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário