Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pastor alemão: saiba mais sobre a raça

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro pastor alemão: saiba mais sobre a raça

O cachorro pastor alemão é um dos cães mais queridos e admirados no mundo todo. Originário da Alemanha, surgiu a partir da dedicação de um oficial da cavalaria em criar uma raça que unisse todas as melhores características encontradas nos cães pastores: sua inteligência, lealdade, habilidade, força física e temperamento equilibrado.

Quando bem adestrado desde cedo, enquanto ainda é filhote, um cachorro pastor alemão é capaz de tudo. É extremamente dócil, gentil e brincalhão com seus tutores. Além disso, é um cão em constante estado de alerta, muito corajoso e que não medirá esforços para proteger aqueles que ama.

Um cachorro pastor alemão é capaz de ser a melhor babá para um recém-nascido, bem como um cão policial feroz quando estiver em serviço. Tudo depende da educação que seus tutores lhe oferecerem.

Principais características do cachorro pastor alemão

Características gerais do cachorro pastor alemão

Por ser um cão muito inteligente e com forte desejo de agradar o tutor, o cachorro pastor alemão precisa de estímulos físicos e mentais constantes, que dêem a ele um sentido de propósito. Lembre-se de que a origem da raça está nos cães de pastoreio; por isso, o instinto do pastor alemão requer que ele esteja sempre a serviço do seu humano para se sentir útil e, consequentemente, feliz.

Atividades físicas misturadas a uma boa brincadeira são ideais para manter a forma física do cachorro pastor alemão em dia. Esse é um cão muito forte e atlético, que tem bastante energia para gastar. O arremesso de bolinhas e outros brinquedos, que façam o cachorro correr com um objetivo, são uma ótima ideia. Esconder objetos para que ele localize utilizando o seu incrível faro também é uma boa alternativa. Existem brinquedos onde você pode esconder petiscos ou bolinhas de ração que podem ser uma boa diversão para o cachorro pastor alemão também.

Cuidados com a saúde do cachorro

Cuidados com a saúde do cachorro pastor alemão

Um cachorro pastor alemão que tenha oportunidade de se exercitar diariamente, acesso a uma alimentação de qualidade, em quantidade e frequência ideais, água limpa e fresca em abundância além de vacinas em dia, tem tudo para viver uma vida longa e muito feliz.

Como acontece com quase todas as raças, existem algumas doenças que são mais comuns no cachorro pastor alemão, como a displasia coxofemoral e a mielopatia degenerativa.

A displasia coxofemoral pode ser amenizada quando há um diagnóstico precoce. Isso porque é possível minimizar a dor e o desconforto do pet protegendo-o do frio e disponibilizando tapetes emborrachados para facilitar que ele se deite e se levante. Principalmente no caso de o cão morar em um lugar cujo piso seja muito liso e escorregadio.

Já a mielopatia degenerativa é uma doença muito grave, que provoca desordens na medula espinhal do cão. Geralmente os primeiros sinais da doença aparecem em torno dos 8 anos de idade e vão progredindo gradativamente, afetando os movimentos das patas traseiras e trazendo outros distúrbios de saúde em consequência disso.

Como sempre dizemos, para ser um tutor responsável e garantir que o seu cachorro esteja recebendo tudo de que precisa para se desenvolver bem, com saúde e alegria, é preciso levá-lo a consultas regulares com o médico veterinário. Um profissional é o único que pode recomendar, com segurança, medicamentos e tratamentos caso o seu cão apresente um problema de saúde.

Veja mais alguns artigos que selecionamos para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria Aparecida disse:

    Eu tenho uma pastora alemã 5 anos não gosta de banho e o que eu faço pra tirar mal cheiro? E até que temperatura mais baixa eles aguenta? E quanto tempo eles vivem ? Obrigada. Deus abençoe

Deixe o seu comentário