Cachorro soltando muito pelo? Descubra como resolver

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Exemplo de cachorro soltando muito pelo

Um cachorro soltando muito pelo torna normais transtornos como ter a casa e as roupas sujas logo após a limpeza. Este é um problema compartilhado por muitos tutores, mas tem solução.

A queda de pelo em cachorro é natural. Isso mesmo! Assim como os nossos cabelos, os pelos dos cães nascem, crescem até seu tamanho máximo e morrem, se desprendendo da pele e caindo no chão. O processo é saudável e faz parte da renovação da pelagem pela qual todo pet passa. Porém, quando o cachorro está soltando muito pelo você pode desconfiar que algo está errado.

Existem formas de reduzir a quantidade de pelo do cachorro caindo. Quer descobrir? Continue a leitura!

Por que o pelo do cachorro cai?

Antes de dar dicas de como reduzir a queda de pelo, é importante entender que ela é um processo natural e saudável do animal. Os pelos nascem, crescem até seu tamanho máximo e morrem. Esse processo varia de acordo com o tamanho dos fios do pelo do animal.

No entanto, alguns desequilíbrios na saúde do pet podem influenciar e aumentar a queda de pelos. Vamos falar sobre cada um deles mais adiante. Antes precisamos descobrir se o seu caso é de cachorro soltando muito pelo ou não.

Cachorro soltando muito pelo?

Você acha que é seu caso o cachorro soltando muito pelo? É comum que os tutores considerem que a quantidade de pelos que o animal solta é em excesso. Para descobrir se seu cachorro está soltando muito pelo, é necessário observar e comparar alguns períodos.

Analise um período de tempo e veja se a queda de pelo aumentou. A melhor forma de ver isso é fazendo a escovação e avaliando comparativamente a quantidade.

Realmente está caindo muito pelo do seu cachorro? Vamos conhecer alguns dos motivos mais comuns e como acabar com esse incômodo!

Alimentação influencia o cachorro soltando muito pelo

A queda excessiva de pelos pode estar ligada a uma alimentação com baixo valor nutricional. Isso é facilmente corrigido ao oferecer ração seca e ração úmida de maior qualidade para seu pet. Os alimentos Super Premium, por exemplo, possuem ingredientes selecionados e de alto valor biológico, deixando até a pelagem mais vistosa. Você também pode encontrar alimentos que ajudam cachorro soltando muito pelo.

E não é só uma alimentação de qualidade que colabora para a manutenção da pelagem do seu pet.  Caso seja necessário, seu veterinário pode indicar o uso de vitaminas e suplementos específicos para a queda excessiva de pelos.

Para completar, mantenha o bebedouro do seu pet sempre abastecido com água fresca. A desidratação pode enfraquecer os pelos e colaborar com a queda.

Escovar o pelo reduz a queda

A higiene do animal também tem grande influência em casos de cachorro soltando muito pelo. A escovação deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Em alguns casos ela é indicada a cada dois dias. Consulte seu médico veterinário e verifique qual é a recomendação para o seu pet.

A escovação é responsável por remover os pelos mortos, evitando que eles caiam no chão da casa, no sofá e nas suas roupas. Os benefícios não param por aí, o uso de escovas e rasqueadeiras também colabora para a hidratação dos pelos e sua maciez.

Além disso, a periodicidade correta de banhos ajuda a conter a queda de pelos. Os banhos podem ser dados uma vez por semana ou quinzenalmente. A frequência excessiva, também pode colaborar para aumentar a queda de pelo.

Quando o animal tomar banho, certifique-se de que o pelo esteja completamente seco. Deixar a pelagem úmida colabora para o aparecimento de fungos e bactérias que colaboram para a queda de pelos e desencadeiam diversas doenças.Durante o banho e a escovação, o tutor tem a oportunidade de observar a pele do animal. Seu cachorro está com feridas e queda de pelo? Ou então com queda de pelo localizada? Isso pode ser sinal de diversas doenças causadas por fungos e bactérias. Por isso, não perca tempo e procure um veterinário para ver o seu pet.

Queda de pelo pode ser sinal de estresse

O bem-estar do seu pet também reflete na saúde dele. Por isso, o estresse pode resultar em queda excessiva de pelo, e pelagem opaca e sem vida. O enriquecimento ambiental é uma ótima opção para melhorar a rotina do seu cãozinho, bem como passeios, brincadeiras e momentos de qualidade com ele.

Caso seu pet fique sozinho durante o dia, procure oferecer brinquedos estimulantes. Uma ótima ideia é usar brinquedos interativos, em que é possível colocar petiscos e alimentos dentro. Assim ele se distrai, relaxa, reduz o estresse e afasta doenças de pele e pelos fracos.

Alguns animais perdem mais pelo que os outros?

Sim e não!

Isso mesmo! Animais saudáveis perdem a mesma quantidade de pelos, mas em alguns isso é mais perceptível. É por isso que dizem, por exemplo, que o Pug solta muito pelo.

Cães e gatos com pelagens curtas deixam mais pelos espalhados pela casa por dois motivos: o primeiro é que o tempo de crescimento e vida do pelo é menor para pelagens mais curtas. Sendo assim, eles caem antes. O segundo motivo é ligado ao tipo de pelo do animal.

Ao se soltarem, os pelos longos costumam ficar presos na própria pelagem, já os curtos e lisos caem diretamente no chão. Por isso, a impressão de que animais de pelagem curta têm mais queda de pelos.

Agora ficou fácil entender se o seu pet é um caso de cachorro soltando muito pelo ou apenas algo natural. Faça o teste da escovação frequente e conte os resultados nos comentários!

Quer saber mais sobre a saúde do seu cachorro? Confira os textos que separamos para você:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Suzete P. De Barros disse:

    Minha cadela e de médio porta , ela tem 12 anos, tem deficiência muscular nas patas Fica muito tempo deitada. Faço fisioterapia uma vez na semana, toma remédio para dor. Estou notando que os pelos estão sem brilho e caindo muito. O shampoo e o mesmo que sempre usou.. O que devo fazer.

    • admin disse:

      Suzete, como vai? Indicamos procurar um veterinário, pois muitos são os motivos para a queda de pelos e perda de brilho. Pode ser até falta de nutrientes. Apenas um médico veterinário pode avaliar e indicar o melhor tratamento.

  2. MARA CRISTINA disse:

    Tenho um dog alemão ele é bem cuidado só come ração (golden frango com arroz)ele so gosta dessa mais o pelo dele ta caindo muito o q faço?

    • admin disse:

      Mara, como vai? Recomendamos que procure um médico veterinário para avaliar o motivo da queda excessiva de pelos. Além disso, procure escovar ele duas vezes por semana para eliminar os pelos mortos.

  3. Nilceleia disse:

    Minha cadela esta com veridas nas costas e seus pelos estao caindo todos ,quero saber se existe uma vacina para curar ao ate controlar se caso for um problema de alergia. O que fazer alem do veterinario?

  4. rosilda disse:

    tenho uma pinscherde 1 ano e 8meses e ela esta soltando muito pelo ja levei ela no veterinario ele passou comprimidos de omega 3 enquanto ela tomava diminuiu as quedas mas foi parar as quedas voltaram e muito ruim pq ela dorme na cama com minha filha e a cama fica cheia de pelos, alguma dica do que fazer

    • admin disse:

      Rosilda, como vai? Recomendamos que retorne ao veterinário para verificar a possibilidade da continuidade da suplementação com ômega 3 ou se existe a necessidade de algum tratamento complementar. =)

Deixe o seu comentário