Cães de serviço

1 de abril de 2021

Cachorros
Cães de serviço

Os cães de serviço são verdadeiros anjos na vida dos seus tutores. Treinados desde muito pequenos para desempenhar suas funções, têm atividades nobres e muitas vezes significam a diferença entre a vida e a morte de um ser humano.

Nesse artigo, vamos conhecer alguns tipos de cães de serviço e descobrir motivos para dar ainda mais valor – e amor – aos cachorros.

Cães de serviço: ao lado do tutor, seja onde for

Ao lado do tutor, seja onde for

Os cães de serviço são treinados para desempenhar algo que seu tutor humano não consiga fazer por conta própria, ou com o que teria muita dificuldade. Um dos tipos de cão de serviço mais conhecido é o cão-guia, treinado para ser os olhos das pessoas que são cegas ou tem baixíssima visão.

Esses cães de serviço ajudam muito seus humanos a terem mais mobilidade, reconhecendo e indicando obstáculos no caminho e auxiliando em atividades diversas do dia a dia, como andar de ônibus, atravessar ruas, subir e descer escadas etc.

Os cães-ouvintes exercem uma função muito semelhante aos cães-guia. Como o próprio nome diz, eles são os ouvidos dos tutores e sinalizam sempre que ocorrem sons importantes, como campainhas e alarmes. Imagine a diferença que um cão-ouvinte pode fazer na vida do seu tutor diante de uma situação em que soa o alarme de incêndio, por exemplo.

Cães de serviço: olfato a serviço da vida

Os cães de serviço de alerta de alergia e de alerta para diabéticos conseguem antecipar o perigo utilizando seu incrível olfato. No caso dos diabéticos, o cachorro percebe a queda dos índices de açúcar no sangue pelo cheiro, indicando ao tutor que está na hora de ingerir alguma coisa. Alguns desses cachorros trazem medicamentos ou sucos, para evitar que seus donos entrem em crise.

Já os cães de alerta de alergia conseguem reconhecer a presença de ingredientes potencialmente perigosos em alimentos e bebidas. Se o tutor for alérgico a nozes, por exemplo, o cachorro é treinado para reconhecer esse cheiro e indicar o risco, evitando que o tutor entre em choque ao consumir algo perigoso.

Cães de serviço: terapia de amor

Terapia de amor

Há alguns tipos de cães de serviço que atuam em parceria com terapeutas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Chamados de cães terapeutas (ou terapêuticos), esses animais podem ser encontrados em clínicas, hospitais e asilos, e ajudam as pessoas que têm dificuldade de socializar a ficarem mais tranquilas e confiantes.

Os cães de serviço psiquiátrico, por sua vez, acompanham seus tutores nas mais diversas situações. Há casos em que o cachorro é treinado para entrar em casa antes do dono e acender as luzes, deixando a pessoa mais segura depois de um trauma. 

Os cães de serviço psiquiátrico também são muito utilizados como companhia para pessoas dentro do espectro autista, especialmente crianças. O cachorro ajuda a criança a regular suas emoções durante as crises, evitando que ela se machuque ou se coloque em uma situação de risco.

Os cães de serviço militar são especialmente treinados para acompanhar militares que foram aposentados ou que receberam baixa do serviço militar após um trauma ou acidente que tenha limitado suas funções motoras.

Cães de serviço de alerta e de resposta para convulsão

A ciência ainda não sabe dizer exatamente como isso é possível, mas os cães de serviço de alerta de convulsão conseguem perceber quando seus tutores terão uma crise. Assim, eles indicam para o tutor o que está prestes a acontecer para que ele possa se colocar numa posição que o proteja o máximo possível de se machucar.

Os cães de serviço de resposta para convulsão são treinados para auxiliar o tutor durante a convulsão e imediatamente após. Além de serem treinados para pedir ajuda ou trazer o medicamento correto, esses cães aprendem a fazer a chamada pressão profunda, que consiste em deitar sobre o corpo do tutor, colocando-o em uma posição específica.

Cães de serviço de mobilidade

Quando um tutor tem mobilidade limitada, como os cadeirantes, os cachorros são treinados para pegar objetos, abrir e fechar portas e gavetas, acender e apagar as luzes e até mesmo ajudar a colocar ou tirar roupas e sapatos.

Além de alegria, amor e afeto, os cães de serviço nos ensinam todos os dias sobre como é importante ajudar e proteger aqueles a quem amamos. Incrível!

Continue a leitura sobre cachorros com esses artigos em nosso blog: