Check-up em cachorro: aliado na prevenção de doenças

Compartilhar:


REMÉDIO PARA INFLAMAÇÃO
Consulte um veterinário para melhores cuidados do seu pet.

O cuidado com seu cachorro é o maior ato de amor que você pode ter com ele. Então, nada mais justo do que aprender tudo que você precisa sobre a importância do check-up em cachorro. Ele nada mais é do que um encontro marcado com veterinário com foco em prevenir doenças ou até mesmo identificá-las de forma precoce, aumentando as chances de cura. Assim como os humanos, uma bateria de exames e uma conversa franca com um profissional, pode ajudar e muito a ter manter a saúde em dia. 

Durante o check-up, os exames, vacinas e vermifugação são colocados em dia. Também será a hora de você contar ao veterinário sobre a rotina do seu pet, possíveis alterações de comportamento e sintomas que tenha percebido durante o período. Aproveite a ocasião para tirar dúvidas, como alimentação ideal, tempo de passeio e formas de enriquecer o ambiente para que seu pet viva bem e feliz.

Quais exames são feitos no check-up em cachorro?

Exames físicos – Depois de uma boa conversa, o médico veterinário vai realizar um exame físico no seu cachorro. A intenção é observar fatores como a pelagem, manchas, feridas, formações de glândulas e  sinais de pulgas e  carrapatos. Vai conferir a saúde bucal, temperatura, ouvidos e checar os batimentos cardíacos e pressão arterial do seu pet. 

Exames clínicos – O pedido de exames clínicos varia de acordo com a saúde e histórico do seu animal. Podem ser solicitados exames como hemograma, função do fígado e dos rins, além dos tradicionais exames de urina e fezes. Eles são importantes para complementar um diagnóstico ou apontar doenças de origens variadas.

Vermífugo –  Para seu cachorro ficar livre de vermes e parasitas, é importante manter a vermifugação sempre em dia. No caso dos pets que vão à rua, o ideal é serem medicados a cada seis meses. No dia da consulta, informe a data da última vermifugação ao veterinário. Ele vai saber se há ou não necessidade de uma nova dosagem ou exames. 

Se após o check up e resultado dos exames o veterinário notar alguma alteração, será feita a orientação e agendamento de um retorno para garantir a melhora do pet.

Filhotes e animais idosos merecem atenção especial

Filhote em atendimento

Para os pets adultos, o check-up anual costuma ser o suficiente para prevenir doenças. Dessa forma, os cães só voltam à consulta quando há pedido de retorno por parte do veterinário ou se acontecer alguma mudança de quadro, acidente ou dúvida do tutor. Mas, a realidade dos filhotes e cães idosos é outra e merece uma atenção especial.

Os filhotes, até os quatro meses de idade, visitam o veterinário mensalmente. A visita é importante para que eles recebam as três vacinas obrigatórias (raiva, parvovirose, cinomose e outras doenças) e também para que o médico possa acompanhar de pertinho a evolução do pet.

Já os pets idosos precisam de um acompanhamento semestral, às vezes até num intervalo menor. Isso porque são mais suscetíveis a doenças e complicações. O tempo costuma variar de acordo com cada animal, sua enfermidades pré-existentes e seu quadro físico no momento.

Gostou de aprender mais sobre check-up em cachorro? Hora de ler mais sobre cães e gatos. Temos vários conteúdos disponíveis para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário