Como cuidar de azaleias: aprenda a manter sua planta saudável

Compartilhar:


como cuidar de azaleia

Flores muito apreciadas e plantadas tanto em jardins quanto em vasos, as azaleias precisam de atenção especial. Apesar de amplamente usadas em todas as regiões do Brasil, são plantas que, de forma geral, apreciam um clima mais ameno, florescendo nos meses do Outono-Inverno. O cultivo das azaleias junto de outras plantas é a garantia de um espaço com flores o ano inteiro. Aprenda aqui como cuidar de azaleias e as principais dicas para manter sua flor sempre bonita e saudável.

Melhores ambientes para cultivar a sua azaléia

A beleza das suas plantas tem tudo a ver com a escolha do tipo de flor e em que ambiente elas ficarão. Então, fique atento: as azaleias de pétalas dobradas não toleram lugares quentes e abafados. Escolha bem onde elas vão ficar. Se as suas azaleias forem de pétalas comuns, apesar de dar menos flores, elas têm mais tolerância ao calor.

Com uma grande variedade de cores, como brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, escolher azaleias em tons mais escuros, se você mora em lugares mais quentes, ajuda a garantir a beleza das plantinhas.

Mas, lembre-se: as azaleias precisam de muita luz do sol, cerca de 4 horas por dia, para crescerem e florescerem fortes. Estejam em vasos, jardins ou canteiros, é preciso ter cuidado com as variações do tempo. Se estiverem em locais com fortes rajadas de vento ou expostas a muita chuva, as azaleias podem não florescer ou, até mesmo, morrer.

Na hora de preparar a terra para o plantio, você pode colocar parte de terra ou substrato, uma de areia, e outra de um composto orgânico, bem curtido. E fique atento ao pH dessa preparação, que deve ser mais ácido.

Como cuidar de azaleias?

Uma preocupação dos apreciadores dessa planta é com a falta de flores. Um dos pontos que pode prejudicar o florescer, além das condições da terra, abrigo e exposição ao sol é a poda. Se dedicar a ela pode fazer toda a diferença para a sua planta ou jardim. O indicado é que esse processo seja feito depois das suas azaleias darem flores, ou seja, depois do período do Outono e do Inverno. E vamos às dicas:

– Você deve cortar os ramos, deixando pelo menos duas gemas em cada um;

– Não deixe de remover os ramos secos, os mal formados e os chamados “ladrões”, que crescem na vertical e normalmente não tem flores;

– Tenha uma boa tesoura de poda para garantir o melhor resultado na sua planta.

Você também pode apostar na adubação para dar mais força às suas plantas. Acrescente adubo orgânico em volta do pé da azaleia para dar mais delicadeza a terra. Para as que estão plantadas em vasos, é importante afofar a terra.

Cuidados com a rega das azaleias

As azaleias não são plantas que precisam de regas constantes. É importante observar e ficar atento a quando a terra estiver seca para mantê-la sempre úmida. Cuidado para não enxarcar sua plantinha! Lembre-se sempre de rega-las pela manhã para que tenham o dia para absorver a água e ficarem bem bonitas. É importante molhar também as folhas da sua azaleia.

Como a terra deve estar sempre úmida, mas não encharcada, aposte em vasos com furos. E não deixe de ter um pratinho embaixo para aparar a água.

Gostou de aprender como cuidar de azaleias? Conheça mais dicas para cuidar de suas plantas:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Eliane Aparecida Rodrigues disse:

    Agradeço a orientação. Hj já vou plantar!!!

Deixe o seu comentário