O que é preciso saber sobre como cuidar de bougainville

Compartilhar:


Como cuidar de bougainville

Sendo nativa do Brasil, a bougainville é um gênero de plantas que chama a atenção pelo tom forte de suas pétalas. Normalmente, ela é mais conhecida como planta primavera. Afinal, seu porte arbustivo e cores vibrantes nos fazem lembrar dessa estação tão florida. Por isso, se você quer saber como cuidar de bougainville, fique com a gente!

Neste artigo, vamos te explicar quais são os cuidados necessários com essa planta e como cultivá-la. Dessa forma, seu jardim sempre lembrará a estação das flores, a primavera.

Como cultivar bougainville

A bougainville é uma ótima opção para quem busca uma planta decorativa para áreas externas. Afinal, ela possui um porte arbustivo e trepadeira, perfeito para ser cultivada em muros.

No entanto, não pense que a planta só pode ser encontrada na cor rosa. Branco, roxo, vermelho, amarelo e laranja são alguns tons que ela pode possuir. Então, para ter essa beleza dentro de sua casa, saiba como cuidar de bougainville da melhor forma.

Como a planta bougainville precisa da luz do Sol abundantemente, prefira cultivá-la em locais iluminados. Saiba que, como a bougainville gosta de sol, quanto mais luz, mais flores ela desenvolverá. 

No entanto, em regiões mais quentes, opte por plantar em locais sombreados. Assim, é possível evitar que as folhas se queimem e fiquem ressecadas. A temperatura ideal para a planta é de 30º C.

Como plantar muda de bougainville

Como cuidar de Bougainville

A muda dessa planta é feita a partir de um galho semilenhoso de um pé já desenvolvido. Observe se o galho apresenta uma tonalidade marrom e se está flexível. Se sim, então você tem sua muda de bougainville.

Para realizar o plantio da muda de bougainville, escolha um local com solo rico e com boa drenagem. A terra também precisa apresentar um pH de 5,0 a 6,0 de acidez. 

No momento de inserir a muda, cave um buraco no solo bem profundo com o auxílio de uma ferramenta de jardinagem. Dessa forma, as raízes terão espaço para se desenvolverem. Não se esqueça também de inserir fertilizante no buraco. Assim, as flores terão nutrientes para conseguirem se abrir. 

Para quem deseja que a bougainville se desenvolva em uma parede, plante a muda bem na encosta do muro ou da estrutura desejada. Com o tempo, o crescimento da planta seguirá a estrutura, se enrolando na base.

Como cuidar de bougainville no vaso

A melhor opção de vasos para esse tipo de cultivo é o que apresenta diversos furos. Dessa forma, o processo de drenagem será mais fácil.

Também se preocupe em realizar o cultivo em um vaso grande, com um tamanho mínimo de 80 cm de profundidade. Lembre-se de que as raízes precisam de espaço para se desenvolver.

Além disso, no caso de bougainville cultivada em vasos, saiba que a planta irá precisar de luz solar diariamente para se desenvolver. Por isso, se preocupe em deixar o vaso com a planta em um local com boa luminosidade natural.

Fazendo a rega da bougainville 

Como essa planta gosta da luz solar, a rega dela é muito importante. A bougainville precisa da quantidade adequada para resultar em belas flores e em grande quantidade.

Por isso, utilize um regador para molhar a planta. Como a bougainville não gosta de água em excesso nas raízes, é essencial ter controle da água oferecida a ela.

A melhor opção é fazer a rega dia sim e outro não. No entanto, observar a planta com a atenção é uma ótima maneira de saber suas necessidades.

Se a bougainville estiver com poucas flores, você pode estar molhando demais a planta. Se os botões começarem a cair, ela precisa de mais água.

Com esses cuidados, seu jardim terá uma planta tão florida que irá chamar a atenção de todos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ida disse:

    Amei as dicas.Vou sempre visitar esse site.Obrigada!

  2. Célia Brito disse:

    Me ajudou muito, sou louca para ter Bougainville no meu terraço, sem cobertura fic

    ar

Deixe o seu comentário