Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta primavera: descubra como cultivar Bougainville

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
close da planta primavera com pétalas brancas e rosas

A planta primavera é uma espécie de arbusto brasileiro, conhecido popularmente pelo nome de Bougainville. Encontrada com pétalas de diversas cores, ela é perfeita para dar um toque alegre e colorido ao seu jardim. Venha com a gente e descubra sobre essa planta típica do Brasil.

O que é a planta primavera?

A planta primavera tem como principal característica as folhas em formas delicadas e diferentes, o que cria uma aparência muito semelhante às flores. Por ser uma espécie tropical, ela se dá bem tanto em ambientes externos quanto internos. Conheça os tipos mais populares:

Bougainvillea spectabilis

A Bougainvillea spectabilis é uma planta de clima quente, se adaptando melhor à regiões como o centro-oeste e o sudeste do pais. Esse arbusto tem como destaque a variedade da coloração das suas folhas, sendo as cores mais comuns: rosa, vermelho e branco.

Bougainville peruviana

Essa planta primavera é nativa do Equador e do Peru, onde é bastante usada como cerca-viva para a proteção de casas e fachadas. Com um visual em forma de cascata, essa Bougainville tem como principal característica as poucas ramificações.

Bougainvillea glabra

A Bougainvillea glabra é um tipo de planta recomendada para quem mora em regiões frias e deseja criar um jardim. Com folhas em tons vívidos de lilás ou rosa, ela tem como destaque resistir à baixas temperaturas, inclusive geadas.

Saiba como cultivar a planta primavera

Assim como a maioria das plantas que florescem na primavera, a Bougainville também precisa de alguns cuidados para crescer e se desenvolver de maneira saudável. Confira o passo a passo e descubra como é fácil cultivar a planta primavera em casa.

1. Escolha o local da sua Bougainville

Ela é um tipo de planta que precisa de altas doses de luz do sol para crescer adequadamente. Por isso, é recomendado ao apaixonado por jardinagem que escolha locais abertos para criar o seu jardim ou plantas primavera no vaso.  O verão é uma ótima época do ano para fazer o plantio dela.

2. Preparação do solo

Após escolher o lugar da casa onde a sua planta primavera vai ficar, é hora de fazer o preparo do solo onde ela será cultivada. Nesse caso, o ideal é preparar um substrato úmido com um pH ácido (por volta de 5,5 e 6,0). Para o melhor desenvolvimento do arbusto, não se esqueça de enriquecer o solo com material orgânico para fornecer os nutrientes que ela precisa para crescer.

3. Como regar a planta primavera

A planta primavera necessita de um substrato úmido para que possa se desenvolver corretamente. Por causa disso, o indicado é sempre fazer a verificação do solo. Se ele estiver seco, é necessário fazer a rega até deixá-lo úmido. Se a terra já estiver molhada, não é preciso fazer nada, a planta está bem.

4. Adubação e nutrientes

A Bougainvillea é um tipo de planta que precisa de muitas vitaminas para florescer da maneira correta, especialmente se for cultivada em ambientes fechados à meia sombra. O recomendado é fazer a adubação do solo a cada 10 dias com fertilizante natural, sempre seguindo as indicações do fabricante.

Bougainville: como plantar uma muda

Como cuidar de Bougainville

A muda de Bougainville é feita a partir de um galho semi lenhoso de árvore primavera bastante desenvolvido. O ideal é criar mudas a partir de galhos que estejam com a tonalidade marrom e estrutura flexível.

No momento de inserir a muda, cave a terra bem funda, sempre com o auxílio das ferramentas de jardinagem adequada. Dessa forma, as raízes terão o espaço necessário para se desenvolverem com saúde.

Gostou de descobrir como cultivar a planta primavera em casa? Então, conte para gente como é a sua experiência no ramo da jardinagem.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Ida disse:

    Amei as dicas.Vou sempre visitar esse site.Obrigada!

  2. Célia Brito disse:

    Me ajudou muito, sou louca para ter Bougainville no meu terraço, sem cobertura fic

    ar

  3. Elizabeth Fadlalah Barreiros disse:

    Semhores, onde posso comprar muda de bouganville bicolor.

  4. Tatiana disse:

    A planta Bougainville é tóxica para gatos?

Deixe o seu comentário