Como cuidar de lírio-da-paz? Descubra!

Compartilhar:


como cuidar de lirio da paz

O lírio-da-paz é uma das espécies mais bonitas, charmosas e delicadas. Essa planta costuma ser bastante utilizada para a decoração, oferecendo um ar de “leveza” e grandiosidade ao ambiente. E não é para menos, afinal, suas folhas grandes e suas flores brancas trazem um charme que encanta qualquer um. Com todas essas características encantadoras, queremos logo aprender como cuidar de lírio-da-paz, certo?

Pois saiba que o cultivo dessa planta também é super simples, sem contar que ela é bem resistente! Então, neste artigo vamos te mostrar a melhor maneira possível de cuidar dessa planta. Acompanhe!

Características do lírio-da-paz

Essa espécie pode ser cultivada em ambientes abertos e arejados, no entanto, ela também vive bem no interior da casa, pois é bastante tolerante aos locais internos. Ela é, sem dúvidas, uma ótima opção para ajudar a decorar os cômodos, trazendo mais harmonia para a sala de estar, cozinha e varanda, por exemplo.  

Muitas pessoas acreditam que o lírio-da-paz seja uma planta mística, com capacidade de absorver as energias negativas dos ambientes e até mesmo das pessoas. Por isso, essa espécie é conhecida por gerar leveza, calmaria e, como o nome já nos adianta, paz. 

De nome científico Spathiphyllum wallisii e também conhecida como bandeira branca, essa planta possui folhas verdes brilhantes e acompanham flores brancas, reconhecidas como espigas brancas, que enriquecem qualquer ambiente. 

Uma curiosidade bem legal sobre o lírio-da-paz é que as flores, na verdade, são “brácteas”. Isso quer dizer que são folhas que acompanham flores com o intuito de protegê-las e destacá-las. 

Outra curiosidade sobre essa espécie é que ela é originária da América do Sul, o que explica sua resistência a climas tropicais e áreas mais quentes. Entretanto, não é por ser resistente que ela deve viver sob a luz do sol. Apesar de ser ótima em locais abertos, o recomendado é mantê-las mais “escondidinhas”, em um local mais sombreado, pois a luz do Sol pode queimar suas folhas. 

Agora que você já conheceu algumas das características dessa planta encantadora, vamos ao que interessa! Afinal de contas, como cultivar lírio-da-paz? Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas interessantes a seguir.

como cuidar de lírio-da-paz

Afinal, como cuidar de lírio-da-paz?

• É preciso regá-lo com frequência

Assim como qualquer outra planta, o lírio-da-paz precisa ser cultivado em um solo úmido, porém não encharcado, para não prejudicar o seu crescimento. Em dias mais quentes, por exemplo, a melhor alternativa é borrifar água em todas as folhas para refrescá-las. Esse processo também ajuda a eliminar poeiras e resíduos, melhorando a fotossíntese da planta.

Durante o verão, o ideal é regar o lírio de três a quatro vezes por semana. Já no período do inverno, quando o clima fica mais fresco, o indicado é regá-lo de duas a três vezes por semana.

• O lírio-da-paz adora uma sombra

Essa espécie adora uma boa iluminação, porém, como dissemos anteriormente, o lírio não deve ficar exposto diretamente ao Sol. Por isso, a planta se adapta muito bem aos locais onde há baixa ou média iluminação. É só colocar o vaso em uma sombrinha e em ambientes mais úmidos.

• Não se esqueça da poda de manutenção 

Todas as plantas precisam de manutenção, e com o lírio-da-paz não poderia ser diferente. A cada três meses é necessário realizar a poda de manutenção, ou quando você notar que algumas folhas estão velhas, mais secas, queimadas, etc. Essa é uma boa estratégia para manter a planta sempre forte e bonita!

Nesse processo, a tesoura de jardinagem pode ser uma ótima aliada! Corte as folhas bem rentes ao solo e, caso tenha várias folhas na mesma condição, a solução é remover todo o ramo. 

Agora que você já conheceu as características e já sabe como cuidar de lírio-da-paz, chegou o momento de descobrir como fazer uma muda dessa planta. Confira!

Como fazer muda de lírio-da-paz?

Em primeiro lugar, você deve escolher o vaso de sua preferência, combinando com o ambiente onde a planta ficará. Então, siga os seguintes passos:

  • adicione um pouco de areia no fundo do vaso para ajudar na drenagem;
  • sobre a areia, coloque a terra com fertilizante;
  • centralize a planta no vaso e preencha as laterais com o fertilizante mais uma vez;
  • “amasse” bem a mistura para fixar bem a muda.

Se quiser, você também pode acrescentar pedras, seixos e outros itens para decorar. Para finalizar o processo de plantação, regue a muda constantemente e observe o crescimento da sua planta. Após 20 dias, o lírio-da-paz já estará pronto para a primeira adubação!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário