Como decorar um jardim em casa ou apartamento

Compartilhar:


como decorar jardim

Todo mundo quer ter um jardim em casa! Mas, a maioria das pessoas se esquece de pensar na decoração dele. Por si só, as plantas causam grande impacto com seu visual exuberante. No entanto, para elevar o visual do ambiente, veja como decorar um jardim.

Este ambiente pode ser montado em qualquer casa, inclusive em apartamentos! O foco principal do jardim é proporcionar relaxamento, com uma área atraente e aconchegante. Portanto, além de escolher as suas plantas favoritas, pense nos acessórios decorativos e até mesmo mobiliários.

Confira as dicas da Cobasi para criar o espaço dos sonhos!

Como decorar um jardim?

Como decorar um jardim exige planejamento, o primeiro passo é avaliar a extensão da área em que será montado. Faça a  distribuição correta de plantas e dos acessórios com auxílio de um paisagista. Contudo, se preferir, você pode montar seu jardim sozinho.

Para todos os tipos de jardim, existe uma infinidade de enfeites. Os itens decorativos mais comuns são:

  • Vasos
  • Esculturas
  • Pedras
  • Móveis

Jardins grandes

como decorar um jardim

Quintais grandes garantem mais liberdade criativa. Assim, fica ainda mais fácil apostar em mesas e cadeiras para reunir a amigos quando quiser, sem medo de ocupar espaço.

As pedras fazem papel fundamental ao delimitar, ou contrastar plantinhas. As mais comuns são cascalho, mármore ou granito. Cada uma possui uma cor diferente, portanto escolha sempre a que mais combina com você.

Pedrinhas podem ser usadas em todo o ambiente, ou apenas em um canteiro, por exemplo. Então, complete o visual com um chafariz! 

Além disso, a iluminação faz toda a diferença nos projetos. Para destacar plantas use arandelas

A iluminação do caminho fica por conta de postes, ou arandelas tartaruga.

Jardim pequeno

Agora que você já sabe como decorar um jardim grande no quintal, é preciso saber o que fazer em espaços reduzidos.

Na decoração de jardins menores, aproveite as paredes para criar uma plantação vertical, com espécies pendentes! Dessa forma, você preserva o espaço de circulação e pode apostar em puffs e mesinhas de centro. A combinação é um sucesso!

Neste caso, conte com vasos e cachepots que combinem com o ambiente. 

O mesmo pode ser feito em apartamentos! Se houver varanda, use vasos apropriados para cada espécie e não se esqueça da iluminação. Sabe as arandelas tartarugas? Aqui elas trazem um ar moderno e despojado.

Como decorar jardim de inverno?

O jardim de inverno é aquele modelo de jardim montado em casa, geralmente na sala de estar. Entretanto, ele pode ser criado onde você preferir, prestando atenção às condições de iluminação e ventilação.

Como o espaço costuma ser ainda menor, o melhor é ser minimalista na montagem. Crie um jardim suspenso e delimite o espaço com pedrinhas, que tal? Então, adicione um banquinho confortável, esculturas ou uma fonte para trazer relaxamento.

Destaque as plantinhas com luminárias plafon ou spots.

Assim como decorar um jardim não exige tanto trabalho, cuidar das plantas também é bem simples. Neste caso, não se esqueça de contar com ferramentas, como regador, tesoura de poda e adubos.

Gostou das dicas? Continue no blog da Cobasi e veja mais sobre jardinagem:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário