Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

6 dicas para passear com peitoral para gatos

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com peitoral para gatos

Se você é um dos tutores de felinos que sonha em passear na rua com seu pet, mas se preocupa com a segurança, a saúde e o bem-estar dele, você precisa conhecer o peitoral para gatos.

Essa coleira para gato permite que esses peludos passeiem na rua sem risco de fugas, atropelamento e brigas. Parece muito bom, não é mesmo?! Mas você duvida que seu gato aceite dar uma voltinha na coleira?

Para ajudar nessa missão que para muitos pode parecer impossível, conversamos com Luiz Lisboa, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi. Preparado para as dicas?

Benefícios de passear com seu gato na coleira

Você já viu alguns gatos passeando tranquilamente na coleira, mas acha que o seu jamais faria o mesmo? Você até já tentou sair para passear, mas a experiência foi decepcionante? Acalme-se, pois nem tudo está perdido!

“Passear com o gato na coleira é uma atividade altamente divertida para os gatinhos – claro, para aqueles que já estão acostumados ao passeio. Os passeios servem para que os gatinhos explorem o ambiente, para socializar com outros, para explorar os sentidos aguçados que possuem, como a audição, nas relações com o ambiente e etc. Atos que influenciam diretamente em seu bem-estar”, comenta o biólogo Luiz Lisboa.

São muitos benefícios e seu gato merece tanta diversão. Mas mesmo assim, ele pode se sentir desconfortável com o peitoral para gato e até evitar o passeio. O motivo disso é falta de costume, que acaba resultando em medo.

Se você quer aprender como ensinar um gato a passear de coleira, acompanhe as 6 dicas que separamos para você!

1. Acostume seu pet com o peitoral para gatos ainda cedo

Pets adultos podem se adaptar ao peitoral para gatos, mas é muito mais fácil ensinar a passear quando os estimulados ainda filhotes. “Os gatinhos se habituam com maior naturalidade ao uso dos acessórios para passeios, quando comparado a gatos adultos. Os adultos podem aprender também, porém requerem mais treinamento, suporte e paciência”, explica Luiz Lisboa.

Por isso, nossa dica é comprar um peitoral para gatos o quanto antes e já acostumar o pet com o acessório mesmo dentro de casa.

2. Observe o comportamento e as reações ao peitoral

“Observar o comportamento de cada gatinho é fundamental, pois mesmo possuindo a mesma raça, com a mesma faixa etária e vivendo em um mesmo ambiente – gatos podem apresentar condutas bem diferentes um dos outros“, explica Lisboa.

Existem gatos mais corajosos e determinados, assim também como há os mais cautelosos e desconfiados. Os mais destemidos, evidentemente, se adaptam com maior facilidade aos passeios. Já os mais retraídos, levam mais tempo para se acostumar. Tenha paciência e respeite o tempo do pet.

Há também uma parcela de gatos que são inseguros, preferindo sempre estar no conforto do lar do que explorando um ambiente desconhecido. Para esses, o passeio pode significar estresse, medo e mal-estar. E o melhor que temos a fazer para eles, é apenas enriquecer o seu ambiente com arranhadores, torres e brinquedos.

3. Escolha a coleira e a peitoral para gatos corretas

Sabe aquela coleira clássica que é colocada no pescoço? Ela não é a melhor opção para passeios!

Apesar da coleira de pescoço ser muito importante para manter a plaquinha de identificação, a melhor opção para passeios são os peitorais para gatos. O ponto principal de fixação é o tórax do animalzinho e não o pescoço. São mais adaptadas ao formato do corpo do gato, gerando menos desconforto durante os passeios, e são mais seguras, pois possuem um sistema mais confiável em termos de contenção.

“Lembrem-se sempre: plaquinhas de identificação são imprescindíveis durante os passeios”, reforça Lisboa.

4. Faça a adaptação à coleira

Antes do passeio efetivamente, é importante que o pet já esteja acostumado ao uso do peitoral para gatos. Esse processo deve acontecer de forma gradativa, sobretudo para os adultos.

“A coleira peitoral deverá ser, a princípio, reconhecida pelo gato como um item seguro e associada a benefícios. Sabe aquela brincadeira preferida do seu gatinho? Introduza a coleira peitoral durante essa brincadeira, não a vestindo no animal ainda, mas para que ele possa ter um contato visual e olfativo com o objeto. Sabe aquele petisco preferido? Forneça-o criando uma associação com a peitoral. Segure-a em uma das mãos, e com a mesma mão que está segurando a peitoral, forneça os petiscos. Assim, dentro de algum tempo, seu gatinho identificará a coleira peitoral de forma positiva”, Luiz Lisboa reúne ótimas dicas.

4. Cuidado na hora do passeio com o peitoral para gatos

Depois de familiarizado visualmente à coleira peitoral para gatos, já é hora de passear! Ao colocar a coleira pela primeira vez, o gato poderá estranhar – o que é plenamente normal.

Nos primeiros dias, apenas coloque a peitoral no gato, e logo em seguida retire-a: é uma maneira de acostumar o corpo do animalzinho ao uso do acessório, de forma gradativa e serena, evitando assim o estresse.

Quando o gatinho já estiver adaptado ao uso do peitoral, conecte uma guia e explore inicialmente a área interna de sua casa – com pequenos passeios diários, associando o término a algum benefício.

5. Comece por passeios curtos

Se tudo ocorrer bem no início, é possível expandir a área a ser explorada. Mas comece os passeios por períodos mais curtos.

Pense inicialmente em locais seguros e conhecidos por você, como o quintal da casa, a área de lazer do condomínio e etc. Com o tempo, busque novas opções, priorizando sempre os locais mais calmos, seguros e estáveis. Também é importante sair nos horários com menor circulação de pessoas e cachorros.

Com o passar do tempo, seu gatinho ganhará mais confiança, e os passeios em locais que ofereçam mais estímulos poderão ser experimentados.

6. Respeite os sinais

Quando os gatos se sentem incomodados e desconfortáveis com alguma situação deixam evidenciar toda sua insatisfação através de certas atitudes. Veja como identificá-las:

  • deixando de andar;
  • se agitando demais;
  • miando intensamente;
  • tentando fugir e etc.

Se o gato não estiver de acordo com alguma situação envolvida no passeio, respeite-o cancelando a atividade. É melhor reiniciar o processo em outro dia, do que associar o passeio a uma obrigação punitiva, podendo gerar bloqueios definitivos a passeios.

Deu uma vontade incontrolável de colocar um peitoral para gatos e sair por aí com seu pet, não é mesmo? Evite expor o gatinho de forma precoce a um ambiente desconhecido, siga as nossas dicas e bom passeio!

“Constância, paciência e respeito em suas andanças, sempre”, completa Luiz Lisboa, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi.

Confira mais dicas sobre coleiras para gatos no nosso canal no YouTube:

Luiz Roberto Lisboa

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. rosy nyldes moreira nascimento disse:

    muito produtivas as suas informações.Além de serem toques interessantes são com certeza vindo de alguém que conhece muito bem os felinos e vontade de seus donos fazê-los felizes.Valeu!!!!

  2. Suellen Prado disse:

    Meu gatinho adora passear, foi super tranquilo sair com ele, mas o detalhe da coleira é super importante

  3. Cristina disse:

    Muito boas sugestões. Vou iniciar o treinamento.

  4. CLEIDE MACIEL DE GODOY disse:

    Obrigada pelas dicas, vamos começar fazer com nosso gatos que tem 4 anos, em média. A gata é mais destemida e o gato muito medroso.

  5. eunice pereira disse:

    Adorei as dicas. Quero iniciar passeios com minhas gatas, e as explicações me foram muito úteis. obrigada!

Deixe o seu comentário