Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como escovar o pelo do meu pet? Confira as dicas!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro no sofá com pelos caídos
Escovar seu cachorro evita pelos pela casa

Escovar o pelo do seu cachorro ou gato é importante para evitar nós, machucados, reduzir a queda e ainda manter a pelagem sempre bonita e hidratada. No entanto, alguns animais têm medo ou não gostam da escovação dos pelos. Por isso, preparamos este material completo para você aprender como escovar seu pet e como tornar a atividade um momento de carinho.

Por que escovar o pelo do meu pet?

A escovação periódica é importante para eliminar nós da pelagem. Os nós podem causar machucados na pele do animal e, se não são eliminados com a escovação, exigem a tosa do animal. O acúmulo de pelos ainda cria um ambiente úmido propício ao crescimento de fungos e pode servir de abrigo para parasitas, como pulgas e carrapatos.

Além disso, usar as escovas, pentes ou rasqueadeiras proporciona uma pelagem mais hidratada e vistosa. Ao escovar seu animal, o óleo natural da pele colabora para pelos mais bonitos. Por fim, a prática ainda deixa sua casa e suas roupas mais limpas. Isso mesmo! Ao escovar, você elimina dos pelos mortos evitando que eles caiam no chão, no sofá, nos móveis… 

Mas, o benefício que mais gostamos é o momento que a escovação proporciona. Um tempo de carinho entre você e seu pet!

Como escolher a escova certa?

Existe uma grande variedade de escovas para cachorro. A rasquedeira possui cerdas de metal e é ideal para cães e gatos de pelos mais longos, pois remove nós e bolas de pelo. 

Cães de pelagem média e mais dura podem usar as escovas de pino ou cerdas. Esse tipo de pelo não embaraça tanto e o papel da escovação é a hidratação e remoção dos pelos mortos. A rasqueadeira também pode ser usada nesses animais, caso existam nós ou pelos embaraçados.

As rasqueadeiras e as escovas não são aconselhadas para animais alérgicos ou com a pele muito sensível. Para esses, os pentes são ideais. Ainda existem as luvas que são muito delicadas e ideais para remover os pelos mortos de animais de pelo curto.

Meu pet tem medo. E agora?

cachorro sendo escovado
O momento da escovação pode ser relaxante e agradável

Alguns animais têm medo ou simplesmente não gostam da escovação. Para eles, temos algumas dicas! 

Escolha sempre um local calmo que o cão ou o gato se sinta bem. Associe a atividade com estímulos positivos e, com o tempo, perceberá a mudança no comportamento. Os petiscos e o carinho são seus aliados para tornar a experiência positiva e agradável.

Outra dica é acostumar seu bichinho desde filhote. Utilize uma escova ou um pente delicado e faça do momento da escovação uma atividade de carinho entre tutor e animal. Quando crescer, o animal já estará adaptado e aceitará a escovação

Como escovar o pelo do meu pet?

Você já escolheu a escova certa e separou os petiscos? Vamos aprender como escovar o pelo do seu pet? 

Cada tipo de pelagem exige uma forma de escovação específica. Pelagens longas e delicadas devem ser escovadas tanto no sentido do crescimento do pelo quanto no sentido contrário. Assim, você elimina nós e massageia os fios. Cães com pelagens grossas e com subpelo devem ser escovados no sentido do crescimento dos pelos externos. Com cuidado, escove o subpelo no sentido contrário. Cães de pelagens curtas devem ser escovados no sentido do crescimento dos pelos e com delicadeza.

Escove todo o animal com muito cuidado principalmente na região próxima aos olhos, boca, nariz e barriga. Dê atenção especial para locais com maior volume de pelos. Caso encontre nós, inicie a escovação pela ponta dos pelos para a pele.

Devo escovar meu cachorro todos os dias?

A frequência da escovação varia de acordo com a pelagem do seu animal. Cães de pelagem mais longa exigem maior frequência na escovação. Aqueles com pelos curtos, podem ser escovados menos vezes na semana. 

Em caso de dúvidas, converse com médico veterinário de confiança. 

Gatos também precisam ser escovados?

luva para tirar pelos de gato
A luva para remover pelos é uma opção para escovar seu gato

Os gatos também precisam ser escovados. Além de evitar nós, deixar o pelo hidratado e brilhante e reduzir a queda, a escovações em gatos tem um motivo especial.

Ao escovar a pelagem do seu gato com frequência, você colabora para a redução na formação das famosas bolas de pelo. O gato ingere os pelos mortos ao se lamber e ao eliminá-los, você também reduz a ingestão. As bolas de pelo podem causar desconforto para seu pet.

Agora que você já sabe como escovar seu pet. Veja outras dicas de saúde:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Eliane das Chagas e Silva disse:

    Muito esclarecedora esta matéria sobre como escovar seu cão.

Deixe o seu comentário