Aprenda a como fazer um jardim bonito e econômico

Compartilhar:


Como fazer um jardim bonito

Quem não se encanta com as flores bem coloridas em um espaço aconchegante e agradável de se estar? Se o seu desejo é ter um jardim elegante, mas acha que precisa investir muito para isso, vem com a gente e descubra como fazer um jardim bonito e econômico.

Além de poder aproveitar bem o espaço disponível em sua casa, você vai perceber que para se ter um jardim bonito, o mais importante é a sua criatividade e empenho na jardinagem.

Observando o espaço

Antes de comprar coisas para seu jardim, primeiramente, é importante observar o espaço disponível.

Saiba que um jardim pode ser feito em um grande quintal ou até mesmo em um pequeno local. Ter conhecimento do espaço que você possui permite um melhor planejamento dele.

Dessa forma, se evita comprar materiais e plantas em excesso ou em pouca quantidade.

Caso sua casa não tenha um grande espaço para fazer seu jardim, saiba que um canto da casa ou até mesmo uma parede vazia pode se tornar seu pedacinho da natureza dentro da sua residência.

Você pode ter um jardim vertical, feito com blocos de concreto ou até mesmo em paletes ou caixotes para comportar os vasos e plantas. O mais importante é ter dedicação e cuidado com seu espaço verde.

Outro ponto essencial é saber o clima e temperatura do local em que o jardim será montado.

Se ele está localizado em um local com pouca incidência de luz solar, plantas que precisam da luz do sol a todo momento não vão se desenvolver bem. 

Assim como plantas que ressecam facilmente e que precisam ficar na sombra, não podem ser plantadas em locais muito quentes.

Se possível, escolha uma região da casa que possua uma boa incidência de luz solar e que seja um lugar que você possa ter uma boa visão das suas flores e plantas.

Escolha das plantas

Como fazer um jardim bonito

Agora que você já definiu o espaço para construir seu jardim, é hora de pensar nas plantas que irão colorir ele.

Nesse momento, o seu gosto pessoal pode se manifestar. Dessa forma, seu jardim será composto pelas plantas da sua preferência. No entanto, saiba o tempo que você terá disponível para cuidar do seu jardim.

Se a sua preferência é ter uma horta ou plantação que não precisa de muita manutenção, não tenha flores ou outras plantas que exigem cuidados constantes. 

Caso você tenha pouco tempo para se dedicar à jardinagem, prefira plantas mais resistentes. Hera, cactos e dasilírios são exemplos de plantas que não precisam de muitos cuidados e ainda dão um toque de elegância ao seu pedaço verde.

Uso de objetos

Depois que as plantas forem escolhidas, é hora de pensar na decoração do ambiente. 

Aqui, a sua criatividade acaba sendo o melhor acessório para deixar o seu cantinho bonito e do seu jeito. 

Vasos, pedras de jardim, esculturas e até mesmo luzes podem entrar neste espaço para deixar ele mais perfeito ainda.

Criar caminhos com pequenas pedras para levar até o jardim também é uma boa opção. Para isso, você pode utilizar cascalho de jardim, pedra brita ou dolomita, dando um aspecto mais natural ao local.

Cuidados para se ter com seu jardim

As plantas e vasos já estão no lugar, a decoração já está colocada e seu jardim já está mais colorido do que um arco íris.

No entanto, a atenção com ele ainda não acabou. Para que sua plantação se mantenha saudável e florido, alguns cuidados são necessários .

Regue as plantas conforme a necessidade de cada uma e não se esqueça de nutrir bem o solo. Para isso, você pode utilizar adubo ou fertilizantes na plantação e não se esqueça de repor os nutrientes a cada mês.

Além da interferência do clima, com sol e chuva, lembre-se que seu jardim está suscetível a insetos e outros tipos de pragas. Por isso, sempre mantenha o local limpo e se necessário, utilize telas de proteção ou inseticidas próprios para jardins. 

Também é recomendável ter algumas ferramentas básicas para cuidar do seu jardim. Tesoura de poda, e regador são boas opções para montar seu arsenal de cuidados com a plantação.

E pronto, agora você já pode ter o seu cantinho verde bem cuidado e do jeito que você gostaria de ter.

Lembre-se que um jardim bonito não precisa de esculturas gigantes ou flores enormes para chamar a atenção ou ser elegante. Apenas o bom posicionamento dos objetos de decoração e cuidados com o solo e as plantas já é suficiente.

Por fim, se você quer incrementar ainda mais o seu cantinho verde, temos outros conteúdos no nosso site que podem te dar uma ajuda a compor melhor o seu ambiente:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário