Como fazer um jardim de inverno pequeno na sala

Compartilhar:


Quer saber como fazer um jardim de inverno pequeno na sala? A gente te explica como. Leia as nossas dicas!

O jardim de inverno é um ambiente muito comum em países mais frios. Afinal, foi criado na Europa, como uma opção para o cultivo de plantas em temperaturas baixas. Em geral, estes espaços foram pensados para áreas internas, mas com uma abertura no teto (ou uma claraboia) para a entrada de luz. Naquela época, era comum que casarões contassem com espaços de vidro, justamente onde eram colocadas plantas de variadas espécies

Hoje em dia, o conceito ficou mais amplo. Principalmente, por causa dos espaços reduzidos nos grandes centros urbanos. Assim, já é possível montar um jardim de inverno pequeno naquele cantinho vazio da sala. Principalmente se você contar com um espacinho bem iluminado e arejado para chamar de seu.

A principal vantagem é que o jardim de inverno traz o verde da natureza para dentro de casa. Com ele, o espaço fica mais alegre e aconchegante, não acha? Além disso, as plantas melhoram a qualidade do ar e dão um toque todo especial na decoração do lar.

Como montar um jardim de inverno na sala?

Em primeiro lugar, você deve escolher o local da sua sala para reunir algumas plantas. De preferência a espaços bem iluminados, ao lado de janelas e varandas. Nestes locais, as plantas vão se manter mais saudáveis, pois irão receber bastante iluminação natural. Além disso, a utilização de um abajur ou de um spot pode ajudar na iluminação durante a noite.

Depois, é hora de pensar em qual estrutura você vai usar. Por exemplo, um conjunto de vasos ou uma estante? O conjunto de vasos é uma tendência que brinca com o conceito de floresta urbana. A dica aqui é tentar utilizar o mesmo material e a mesma cor nos vasos. A diferença fica aparente na diversidade das plantas. Alguns vasos podem ficar no chão e outros em móveis próximos, como aparadores, bancos e mesinhas. Poucos vasos já são o suficiente para mudar o ambiente e trazer mais alegria e natureza para o lar.

Contudo, se você tem um espaço muito reduzido, e não pode ocupar nenhum pedaço do chão, a estante pode ser uma opção. Espalhe vasos pelas prateleiras. A sala não comporta uma estante? Não desista! A solução pode ser instalar pendentes no teto e ganhar esse espaço inutilizado.

Quais os tipos de plantas usar?

Como já explicamos, a iluminação é a chave para a manutenção do bem-estar das plantas. Claro que regar na medida certa e manter o solo em boas condições também conta na saúde dos verdes. Assim, pense em espécies de meia-sombra e com folhagens grandes para compor o seu pequeno jardim de inverno.

Algumas das opções de plantas são: a samambaia, espada-de-são-jorge, costela-de-adão, fícus lyrata, pacová, Guaimbê, raphis, chamaedorea e ripsalis. Os cactos e suculentas também podem montar a composição. Por outro lado, as plantas com frutos e flores precisam de maior incidência solar e exigem mais cuidados. Por isso, são menos indicadas para um jardim de inverno na sala.

Com tudo decidido, é hora de montar e aproveitar o seu novo espaço!

Separamos mais alguns posts para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário