Como fazer um lago no jardim: aprenda tudo sobre

Compartilhar:


Como fazer um lago no jardim

A jardinagem é um passatempo excelente para aliviar o estresse e oferecer um bom contato com a natureza. No entanto, seu espaço relaxante pode ganhar um toque a mais além do verde. Por isso, caso queira saber como fazer um lago no jardim fique com a gente.

Seguindo os nossos passos, será mais fácil planejar o espaço para criar o seu lago no jardim. Além disso, vamos trazer dicas de como incrementar seu pequeno oásis.

Benefícios de um jardim com lago

Primeiramente, um laguinho no jardim pode ser uma ótima opção para incrementar seu espaço verde. Como a água do lago pode ser captada da chuva e reaproveitada, você opta por uma escolha sustentável.

Segundo, além de dar um visual mais natural e charmoso ao seu jardim, um lago acaba se tornando um belo acessório de decoração. Além disso, você pode aproveitar para incrementar ele da maneira que quiser, com pedras, plantas e cascalhos.

Por fim, ter um lago no jardim possibilita a criação de peixes. Dessa forma, você terá um pedacinho da natureza dentro da sua casa, com plantas, um belo lago e com os peixes da sua escolha.

Gostou da ideia? Então vamos começar a montar seu lago no jardim para dar ainda mais destaque ao seu cantinho natural.

Construindo o seu lago para jardim

Antes de tudo, é importante destacar que assim como as suas plantas no jardim precisam de cuidados em certos momentos, com o lago não será diferente. 

A limpeza e manutenção devem ser feitas para que ele não acumule sujeira e nem seja um local de proliferação de insetos e bactérias.

Por isso, utilize inseticida específico para água e mantenha o líquido e a estrutura do lago limpos para evitar doenças como dengue e febre amarela.

Tendo esses cuidados em mente, finalmente vamos para a construção do lago no jardim ou no seu quintal.

Marcando o terreno

Como fazer um lago no jardim

Para iniciar, selecione um local para a instalação do seu lago. Evite construí-lo em um local perto de árvores ou plantas grandes. Dessa forma, você evitará que as raízes afetem a estrutura do lago.

Com o auxílio de uma trena, delimite o lugar do lago e a profundidade para cavar ele. Retire a terra necessária com uma pá e crie uma barreira em volta desse espaço com tijolos ou azulejos. 

Após isso, insira o material que irá ser a base do seu lago. Para essa função, é possível utilizar concreto.

Inserindo a água

Ao finalizar a estrutura do seu lago no jardim, não pense que agora basta somente jogar a água nele e pronto. Mesmo que você não queira ter peixes nele, é importante inserir uma bomba de água e um filtro no lago. 

Assim, a água do lago pode ser reutilizada e ficará mais tempo limpa. 

Também planeje onde esses equipamentos serão colocados. Caso queira que eles não fiquem muito visíveis, procure por bombas e filtros de água que podem ser colocados abaixo da estrutura do lago. Outra opção é escondê-los entre plantas ou pedras próximas do laguinho.

Itens de decoração

Depois que seu lago estiver pronto, é hora de dar mais vida a ele. Para isso, itens de decoração podem ser inseridos.

No entanto, leve em consideração o espaço que você tem disponível para determinados itens. Pontes, grandes esculturas e até mesmo peixes, caso você deseje ter um lago de carpas no jardim, requerem espaços maiores para comportá-los.

Por outro lado, se o seu lago se encontra em um espaço pequeno, saiba que ainda há outras possibilidades de incrementá-lo. Pedras de enfeite, cascatas, plantas ao redor e até mesmo luzes de decoração prometem dar um bom destaque ao seu lago.

Após deixar o lago do jeitinho que você deseja, não se esqueça dos cuidados com ele. Limpe o filtro de água quando necessário e retire possíveis sujeiras que apareçam na estrutura do lago.

Caso tenha plantas no laguinho, utilize ferramentas de jardinagem para cuidar bem delas, podando as folhas secas e oferecendo adubo a elas.

Assim, você poderá aproveitar bem a vista do seu lago e passar bons momentos tranquilos próximos a ele.

E para deixar seu jardim ainda mais chamativo e belo, que tal acessar nossos demais conteúdos que separamos com mais dicas de jardinagem:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário