Aprenda como ganhar a confiança de um cachorro

Compartilhar:


como ganhar a confiança de um cachorro

Às vezes, quando adotamos um cão, ele pode ficar desconfiado e assustado ao redor de humanos. Isso acontece porque, infelizmente, muitos cachorros acabam sendo maltratados enquanto estão nas ruas, tendo más experiências e lembranças com pessoas. Mas isso pode ser resolvido. Então, vamos te passar algumas dicas de como ganhar a confiança de um cachorro!

Mas lembre-se: fazer com que um cão medroso se sinta à vontade ao seu lado pode ser uma tarefa trabalhosa. Mas não desista! Com muito carinho, dedicação e amor, o seu pet com certeza vai ficar confortável na sua presença e reaprender a confiar nos seres humanos.

Qual é a forma ideal de se aproximar do cachorro?

Antes de mais nada, sempre respeite o espaço do cão! Converse calmamente com ele, mantendo a distância. Com bastante tranquilidade e um tom de voz suave, fale com ele sem demonstrar muita empolgação ou fazer muito barulho. Quando chegamos “fazendo muita festa” perto do cachorro, ele pode interpretar toda essa energia como ameaça e acabar ficando ainda mais apreensivo. Então, é sempre importante ir com calma.

Uma boa ideia é se ajoelhar para ficar na mesma altura do pet e deixar que ele se aproxime de você por vontade própria. Estique o braço com a mão fechada, e, aos poucos, ele pode começar a ir para mais perto de você, caso esteja querendo interagir. É interessante não olhar diretamente nos olhos do cachorro para que ele se sinta mais confortável.

Alimentos e petiscos serão seus grandes aliados

Outra dica interessante é sempre mostrar para o cachorro que você é o responsável por dar comida a ele. Dessa forma, ele passa a interpretar a sua presença como algo positivo! O ideal, inclusive, é não deixar a ração disponível o tempo inteiro para o pet, assim ele vê que você é a pessoa capaz de alimentá-lo.

Os petiscos também vão te ajudar demais na missão de ganhar a confiança de um cachorro recém-adotado. Com a mão esticada, você pode oferecer o alimento a ele. e quando ele se aproximar para pegar, use um tom de voz carinhoso e palavras positivas, como “muito bem”. Com o passar do tempo, ele vai passar a confiar em você o suficiente para se aproximar sem qualquer petisco.

Como ganhar a confiança de um cachorro criando um ambiente confortável?

como ganhar a confiança de um cachorro

O enriquecimento ambiental é um fator importantíssimo para uma boa relação entre você e o seu pet. Ele precisa se sentir seguro dentro da nova casa para se sentir mais à vontade perto das pessoas que também moram nela. 

Sendo assim, ofereça ao pet diversos tipos de brinquedos. Isso ajuda a mantê-lo entretido, além de ser uma ótima forma de aliviar o estresse. Quanto maior a quantidade de brinquedos e variedade de formas, texturas, e estímulos, melhor!

Também é muito importante comprar uma cama para o seu cachorro. Por mais que ele possa preferir dormir no chão ou no sofá, ele precisa desse cantinho próprio que irá remeter à tranquilidade e ao conforto. Ao oferecer esse local de descanso para o pet, ele entende que ali ele sempre estará seguro.

Posso oferecer florais para o meu cachorro?

Pode! Existem diversos florais específicos para pets que contam com uma essência natural, e que têm como objetivo ajudar cãezinhos medrosos, desconfiados, e com bloqueios e dificuldades de contato com pessoas ou outros animais, podendo ter sido causado por situações pós-traumáticas.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário