Como organizar sapatos no guarda-roupa: dicas de ouro

Compartilhar:


Como organizar sapatos no guarda-roupa: dicas de ouro

Se pensamos em como organizar sapatos no guarda-roupa, podemos nos deparar com um desafio, especialmente se forem muitos pares e o espaço disponível não for tão grande assim. Nesses casos, muita gente acaba desistindo e deixando os calçados empilhados em um cantinho.

Além de juntar poeira, não arrumar os calçados corretamente pode contribuir para a deformação deles, fazendo com que não durem tanto tempo e com que percam as qualidades que fizeram você se interessar no primeiro momento.

Neste artigo vamos falar sobre como arrumar sapatos de maneira prática e funcional e dar dicas para que você possa começar hoje mesmo a organização na sua casa. Vamos começar!

Como organizar sapatos: dicas para começar já

Como organizar sapatos: dicas para começar já

A primeira, e provavelmente a mais importante das dicas, é fazer uma limpa nos seus pares de sapato. Faça uma avaliação sincera sobre os pares que você já possui, quais deles pretende manter, quais podem ser doados e quais outros precisam de reparos, como a troca de um salto ou um cadarço novo, por exemplo.

Depois disso, considere se é possível separá-los de acordo com a estação. Assim você consegue fazer um revezamento ao longo do ano, deixando os pares que serão utilizados nesse momento na frente, mais acessíveis, e mantendo os demais no fundo do armário (mas nada de bagunça, hein?).

Em seguida, compare a quantidade de pares com o espaço disponível para armazenamento. Essa etapa é fundamental para escolher como arrumar sapatos, ou seja, se você vai utilizar caixas organizadoras, cabides para sapatos ou uma sapateira, por exemplo.

Como organizar sapatos no guarda-roupa

Como organizar sapatos no guarda-roupa

Se você pretende guardar seus calçados no armário, existem algumas alternativas. Você pode encontrar os cabides para sapatos facilmente na internet e em lojas de artigos para o lar, mas você também pode fazê-los por conta própria usando um cabide de roupas simples, do tipo aramado, e um alicate para torcer as pontas.

Procure adaptar o formato do arame aos cabides de chinelos de dedo que encontramos frequentemente nas lojas. Você pode pendurar chinelos, sapatilhas, sandálias e outros calçados menores e mais leves.

Caixa organizadora ou caixas de papelão

A caixa organizadora transparente, própria para quem busca como organizar calçados no guarda-roupa, facilita muito o uso e a escolha do visual no dia a dia. Por ser transparente, é possível ver que modelo está ali sem ter que tirar tudo do lugar. Além disso, essas caixas contribuem para um visual organizado e limpo, já que são duradouras e de fácil manutenção.

As caixas de papelão não são ideais, mas podem ser uma alternativa barata. Uma dica é colar uma foto do sapato na frente, para facilitar sua vida na hora de encontrar aquele par que você está buscando.

Nichos para guarda-roupa

Nichos para guarda-roupa

Existem alguns nichos para organizar os sapatos no guarda-roupa que facilitam a disposição dos pares e a escolha do modelo para cada dia de uso. Alguns são feitos de tecido e podem ser pendurados no cabideiro do armário.

Outros são feitos de plástico ou madeira bem leve e têm formato semelhante a uma colmeia de abelhas. Aqui, vale uma dica extra: verifique o tamanho de cada nicho para ter certeza de que ele comporta os seus calçados, pois alguns modelos são pequenos. Os calçados maiores, como tênis e botas, costumam ficar apertados e podem perder o formato.

Sapateiras funcionais

Sapateiras funcionais

Existem alguns modelos de sapateira para acopladar ao guarda-roupa, seja na parte de dentro ou por fora da porta. Compostas por ganchos onde você deve encaixar os sapatos, são uma maneira simples e relativamente barata para quem busca como organizar os sapatos no guarda-roupa sem comprometer muito o espaço interno.

Como arrumar sapatos no guarda-roupa gastando pouco

Se você é adepto do faça você mesmo, existem muitas possibilidades de criar sua própria sapateira ou nicho de sapatos para guarda-roupa. Você pode adaptar canos de PVC, pallets de madeira (do tipo em que os feirantes carregam frutas) e até garrafas pet para armazenar calçados.

Móveis funcionais e sapatos na decoração

Móveis funcionais e sapatos na decoração

Se além de guardar seus sapatos com organização você pretende investir na sua casa como um todo, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre os móveis funcionais, ou seja, aqueles que servem para mais de uma função além da principal. Nesse caso, podemos citar os puffs, camas e até escadas do tipo baú.

Já no quesito decoração, a imaginação é o limite do que se pode fazer. Você pode organizar seus amados pares de sapatos na entrada da casa, em uma estante com vários nichos, como se fosse uma galeria de arte. Nesse caso, é claro, vale o bom senso de manter os calçados limpos e bem conservados.

Galeria de imagens

Como organizar sapatos no guarda-roupa - Galeria de imagens
Como organizar sapatos no guarda-roupa - Galeria de imagens
Como organizar sapatos no guarda-roupa - Galeria de imagens
Como organizar sapatos no guarda-roupa- Galeria de imagens
Como organizar sapatos no guarda-roupa- Galeria de imagens

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário