Como plantar em vaso e manter suas plantas saudáveis

Compartilhar:


Os vasos precisam ter buracos embaixo para escorrer a água.

Contar com as plantas é fundamental em qualquer situação, isso porque elas contribuem para a melhor qualidade do ar e deixam o ambiente ainda mais bonito e elegante. Mas para que elas vivam bem e saudáveis é preciso receber cuidados únicos do cultivo. Mas você deve estar se perguntando como plantar em vaso, não é mesmo? 

Para realizar o cultivo de plantas é preciso contar com boas maneiras para realizar a regagem, adubo e podagem das plantas para que elas fiquem saudáveis. 

A prática de plantar pode ser realizada em diversos locais, desde casas espaçosas até em apartamentos menores. Se você ficou interessado em saber como realizar a plantação de plantas, continue a leitura e confira!

Confira os materiais e saiba como plantar em vasos

Para  saber como plantar em vaso, é necessário contar com alguns materiais. O ideal é utilizar aqueles tradicionais, com furos abaixo do material para que a água escorra e não mate sua planta afogada. Mas, não se preocupe caso não tenha. Você pode utilizar, também, uma garrafa pet adaptada. Para isso, basta fazer pequenos furos no recipiente. Agora, se você decidir comprar um vaso, opte pelo de barro. Ele não aquece a luz solar e é mais benéfico para seu cultivo.

Outros materiais que não podem faltar são argila e pedriscos ou brita. Elas são encontradas em lojas Cobasi espalhadas pelo Brasil e com preços bem acessíveis.

Não esqueça de contar a manta de drenagem. Ele é um tecido usado para que a terra não entupa os furos dos vasos e, assim, deixe água acumulada. 

Por fim, mas não menos importante, tenha em casa a terra vegetal adubada ou húmus de minhoca. Você deve estar pensando: como plantar pitaya no vaso com esses materiais? Simples, a junção de todas elas possibilitam que sua planta cresça nutrida e saudável.

Como plantar uvas em vaso da maneira correta?

Plantar em vasos é importante para a elegância da sua casa.

A técnica de plantação pode ser utilizada em todas as plantas que desejar e pode ser plantada em vasos. Primeiro é fundamental que você lave o vaso e deixe bem seco para evitar a proliferação de fungos ao realizar a plantação.

Feito isso, você deve colocar os pedriscos, argila ou britas ao fundo do recipiente de modo que ela fique bem espalhada. A ideia é que ela auxilie na drenagem da terra impedindo que a água fique empoçada.

Agora, coloque a manta drenagem para impedir que a terra escorra pelas pedras colocadas anteriormente. Eles servem como um filtro, possibilitando que apenas a água escorra e a terra permaneça úmida e saudável.

Neste momento, como plantar em vaso toma um rumo crucial. É a hora de colocar a terra sobre a manta drenagem. Lembre-se que precisa ter espaço para colocar a planta, por isso preencha em até 60% o vaso com terra. 

Por fim, adube a terra com o item da sua escolha, A adubagem da terra é fundamental para que as plantas sejam nutridas corretamente e cresçam saudáveis. Feito isso, basta posicionar a planta e ir regando e colocando no sol (mas cuidado! Não abuse dessas práticas).

Quais plantas podem ser colocadas nos vasos?

Se você for realizar a plantação em sua casa e não tem muito espaço, as plantas pequenas são as mais indicadas. Dentro desse cenário e depois de ter aprendido como plantar em vaso, você deve optar por espécies como violetas, suculentas, cactos ou jades.

Agora, se sua ideia é plantas maiores, pode investir em Comigo-ninguém-pode, bambu da sorte, costela de adão ou palmeira leque. 

Independente das opções escolhidas, é importante seguir o passo a passo de plantação para que o cultivo seja feito da melhor forma possível.

Gostou do conteúdo? Que tal conferir outros aqui no Blog da Cobasi?

Conheça algumas espécies de plantas medicinais e saiba como usá-las

Como plantar cheiro verde: guia de jardinagem

10 espécies de plantas pendentes para criar um ambiente cheio de beleza

Plantas para jardim vertical: conheça as melhores espécies de plantas

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário