Criança e cachorro: aprenda mais sobre essa relação

Compartilhar:


criança e cachorro

Uma das principais preocupações dos tutores é o contato entre criança e cachorro. Muitas vezes imaginamos que o pelo do animal pode desenvolver alguma alergia no pequeno ou até mesmo que eles possam se machucar durante uma brincadeira.

Quando temos uma criança na casa, a rotina já tende a ser corrida, entretanto você sabia que o crescimento da criança e cachorro podem ser simultâneos e que ambos podem estimular um ao outro? Hora de aprender mais sobre isso.

Benefícios do convívio entre criança e cachorro

O convívio da criança e cachorro é extremamente benéfico não só pela qualidade da saúde, como também pelo lado afetivo que a criança desde cedo desenvolve. 

Além disso, o sentimento de solidão que o cachorro pode ter durante o dia é menor por passar mais tempo com a criança.  

De todo modo, a qualidade de vida de ambos melhoram, pelo simples fato da companhia que os dois dividem e fazem um para o outro. Vamos citar alguns benefícios dessa relação. Acompanhe.

Alergias provocadas pelo contato com o pet

Outra preocupação dos pais e tutores é do contato entre os dois desenvolver algum tipo de alergia ou dermatite na criança. 

Logo, embora ambos possam bagunçar a casa e dar bastante trabalho juntos, o desenvolvimento até imunológico da criança é beneficiado pelo contato do animal. Além da alegria e momentos de diversão que os dois irão compartilhar juntos.

Um ponto importante é que a taxa de incidência do pêlo do animal causar asmas ou bronquite é muito baixa.  Além disso, a dermatite crônica pode ser evitada, fortalecendo o sistema imunológico da criança.

Desenvolvimento do poder de afeto da criança

Uma das principais características dos cães é o quanto são afetivos e carinhosos. Por consequência esse contato acaba passando para a criança, que se torna mais solidária. 

O convívio com o cachorro prepara a criança para o contato com outras pessoas, como a escola, por exemplo, tornando-o menos egoísta e contribuindo com o sentimento da autoestima.

O contato da criança e cachorro evita sedentarismo

Todos sabemos que tanto a criança como o cachorro precisam se exercitar durante o dia para combater o sedentarismo e evitar possíveis doenças provocadas pela obesidade.

Isso acontece porque é muito comum que os dois passem boa parte do dia brincando juntos. Os dois serem mais ativos ajuda também no desenvolvimento muscular da criança e também em seu sistema respiratório.

A criança e o cachorro se protegem

criança e cachorro

É natural do instinto do cachorro ser protetor, ainda mais nos casos de fêmeas com filhotes. 

Quando permitimos esse contato desde pequeno, esse instinto do cachorro se desenvolve ainda mais e se sente parte da família e com a obrigação de proteger a criança dentro ou fora de casa.

A companhia do cachorro pode ser também uma forma de terapia

O convívio de crianças e cachorros também podem ser uma terapia para crianças especiais, como autistas. Os autistas acabam se afastando do mundo social por terem uma visão única do mundo. 

Entretanto, um dos benefícios de possibilitar esse convívio é que os hormônios de estresse dessa criança são produzidos em menores quantidades, o que o ajuda a se acalmar e também entender que ele tem um companheiro em todas as horas.

Senso de responsabilidade

Quando a criança cresce com um cachorro, desde cedo ela desenvolve o senso de responsabilidade e a importância do saber cuidar. 

Nesse mesmo senso de responsabilidade, a criança desenvolve com mais facilidade questões como empatia e lealdade. Na experiência de ter um animal que dependa de você e dos seus cuidados, a criança acaba aprendendo a ter respeito e preocupação com o próximo. 

Reunindo todos esses benefícios, é quase impossível temer o contato da criança com o cachorro, não é mesmo? Mas fique atento: sempre supervisione o contato entre os dois, afinal, acidentes podem acontecer.

Caso você decida enfim criar um animal, tudo o que você precisa saber sobre ele e os produtos mais indicados para a sua saúde e rotina, você encontra na Cobasi

Um cachorro com suas necessidades respeitadas, é capaz de mudar a energia da casa e unir ainda mais a família. Além é claro de trazer inúmeros benefícios ao seu pequeno. Boa sorte!

Gostou de aprender mais sobre a relação entre criança e cachorro? Então continue lendo sobre cachorros no nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Renato não faz nada disse:

    Linda(o)

  2. Sávio Ryan disse:

    Nomes de gato lindos 💕😍

Deixe o seu comentário