Cachorro salsichinha: conheça a famosa raça Dachshund

Compartilhar:


salsichinha no colo da tutora

O cachorro salsichinha esbanja fofura com o seu corpo alongado, orelhas compridas e patas curtas. Além de serem ótimos cães de companhia, esses animais se dão bem com crianças e são conhecidos por sua curiosidade.

Conheça mais sobre essa raça, as principais preocupações e dicas de cuidado para facilitar sua rotina:

Qual o nome da raça salsichinha?

Por mais que o termo “salsichinha” seja popular, sua raça é a Dachshund, porém outros nomes acompanham o bichinho, como “cachorro linguiça”. Sua origem é de 1980 e a raça acabou ganhando holofotes com a participação de um cão nos comerciais da Cofap, uma marca de amortecedores.

Os cães são naturais da Alemanha e sua história data da Idade Média quando eram usados por caçadores por conta do seu olfato apurado e agilidade. Além disso, seu tamanho era propício para entrar em pequenos lugares para capturar lebres e texugos.

O nome vem justamente da junção das palavras dachs e hund, que significam, respectivamente, texugo e cão em alemão. No seu país de origem, o termo “Teckel” também era famoso.

Apesar de serem extremamente carinhosos e amáveis, estão sempre em alerta e possuem instinto aguçado. Eventualmente, podem perseguir pássaros, ratos e outros bichos que sejam presas fáceis.

Qual o porte de um Dachshund?

Até o momento duas variações se destacam, o cão salsicha mini tem uma altura que vai de 30 a 37 centímetros e o maior de 37 a 47 centímetros. Em relação ao pelo, são três, sendo o pelo curto bem comum, mas a curiosidade sobre o salsicha de pelo longo vem crescendo. Outra variação também apareceu nos últimos tempos, o de pelo duro que possui um bigodinho divertido.

Qual a expectativa de vida do cachorro salsichinha?

Acredite se quiser, o Dachshund é conhecido por sua longevidade. Um exemplar que possui qualidade de vida e bem-estar chega aos 15 anos de idade.

Quais as cores do Dachshund?

Uma das incríveis características físicas do pet são as cores do salsichinha. O vermelho e creme são duas cores que fazem sucesso, mas outros tons entram para a lista, como combinações de cores e exemplares malhados que levam o nome de salsichinha Arlequim. 

O cachorro salsichinha preto é um clássico e seu peito na cor caramelo deixa sua aparência ainda mais simpática.

Comportamento da raça Dachshund

salsichinha olhando para cima

Leais e corajosos, costumam se adaptar bem ao ambiente familiar e, como possuem energia moderada, vivem bem em espaços pequenos. 

Perfeitos para quem busca um cão companheiro, são bastante apegados aos donos – inclusive crianças – e fazem de tudo para protegê-los. Por essa razão, se mostram ciumentos e até agressivos quando colocados em situações que lhe pareçam ameaçadoras. Esse comportamento, somado aos latidos altos e estridentes, já rendeu o título de raça mais feroz do mundo, mas nada que um carinho ou um petisco não resolva.

O Dachshund é dócil e esperto na mesma medida. Mas, sem supervisão humana constante, recorre à teimosia para demonstrar insatisfação. Pode, inclusive, recusar-se a aprender o que lhe é ensinado. Por outro lado, quando recebe a atenção desejada, é amoroso e obediente.

Como cuidar de um salsichinha?

A rotina de cuidados com um exemplar da raça não é nada de outro mundo, porém algumas situações merecem atenção do tutor. A primeira delas é evitar que o salsichinha pule de lugares altos, como camas e sofás, pois a coluna do pet é frágil. Uma opção é utilizar escada para cachorro, acessório que facilita a vida do cão.

Outro cuidado é com as orelhas, visto que são longas e a região acaba sendo o lugar perfeito para a proliferação de fungos. Sendo assim, limpe com frequência o local e nos banhos seque por completo.

E falando sobre higiene, os banhos não precisam ser frequentes, pois é uma raça que suja pouco.

O salsichinha tem energia de sobra, por isso não se esqueça de passear com ele diariamente pelo menos 3 vezes, manhã, tarde e noite, e também oferecer brinquedos. No mais, considere ossos de nylon, que tem uma duração maior, e dispensers de comida para entretê-lo.

O adestramento é importante para a raça, visto que a raça é teimosa quando não recebe educação desde pequena. Opte pelo reforço positivo com petiscos para criar laços e respeito com o pet. A socialização é essencial para que o cão não fique possessivo em relação aos donos e seja amigável com todos.

Continuando, se atente para os seus hábitos, já que o salsichinha não é um cachorro que gosta de ficar sozinho. Mesmo com traços de independência, o cão gosta de companhia e vai latir bastante se ficar incomodado.

Por fim, fique de olho no peso do animal, isto porque é uma raça propensa ao sobrepeso que se transforma em problemas na coluna. As costas do Dachshund são a maior preocupação do tutor.

Curiosidade sobre o Dachshund

O salsichinha cachorro foi o primeiro mascote oficial em Olimpíadas! O pet Waldi participou da edição de 1972. Outra informação interessante é que são mais de 15 cores diferentes espalhadas por aí! 

Finalizando, nada melhor do que trazer personagens que fizeram sucesso nas telinhas. O cachorro Buster, de Toy Story, é um deles!

Então, gostou de saber mais sobre o salsichinha? Esta é uma raça amorosa, fiel e que passará longos anos ao seu lado. A seguir temos mais conteúdos sobre raças para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário