Descubra como fazer um jardim no quintal.

Compartilhar:


O quintal é um espaço privilegiado em um terreno. Uma área livre que pode ser utilizada de diferentes formas pela família. Um dos jeitos mais alegres de utilizar o espaço é trazer a natureza para dentro do lar. Por isso, vamos mostrar como fazer um jardim no quintal de casa. Preparado? Então, atenção às dicas!

Avalie o quintal

Primeiramente, realize um raio-x no espaço. Mesmo para preparar um jardim simples no quintal é preciso avaliar as suas condições. O primeiro passo é verificar a iluminação. Ou seja, a quantidade de luz e sombra. Além disso, a ventilação e a umidade do local também são itens importantes. A escolha das plantas do jardim depende muito desses elementos.

Tempo para cuidar do jardim

Em seguida, verifique o seu tempo disponível para a manutenção diária do seu espaço. Além de saber como fazer um jardim no quintal de casa, é preciso mantê-lo bem cuidado. Portanto, você terá que dedicar um momento para regar as plantas, manter o solo adubado e observar outros eventuais cuidados.

Assim, avalie o tempo livre. Depois disso, defina o tipo e a quantidade de plantas que irá colocar por lá. Primeiramente, escolha espécies mais fáceis de cuidar. Com o tempo, você pode ir diversificando o cultivo.

As plantas certas

Há milhares de possibilidades de plantas para se decorar um jardim. Não há certo e errado. Mas, existem algumas dicas em relação aos ambientes.

Em caso de iluminação direta, você pode optar por cultivar flores e frutos. Por outro lado, se o quintal tem iluminação indireta e pouca luz, escolha as folhagens ou espécies como as violetas, tulipas e algumas hortênsias.

No caso de muros e paredes, as trepadeiras são excelentes para aproveitar o espaço. Além disso, espalham o verde sobre o concreto com muito charme. Outra opção são as plantas pendentes, que podem formar um painel vertical, como samambaias e rendas portuguesas.

Já em canteiros, as plantas de forrações protegem o solo contra a erosão, já que ajudam a manter a umidade da terra. Lambari, rosinha-de-sol, grama-amendoim e perpétua são algumas das espécies indicadas.

Por fim, os arbustos são perfeitos para dar um toque de profundidade ao paisagismo no quintal. Alfazema, buxinho e murta são bons exemplos.

Prepare o solo

Depois que as espécies já foram escolhidas, é hora de preparar o solo. Assim, informe-se sobre que tipo de solo as plantas do jardim precisam. Mais arenoso? Ou solo adubado? Após a preparação, é mão na massa. Ou melhor, mão na terra!

Ao mesmo tempo, fique atento à quantidade de água que cada espécie escolhida precisa. As plantas podem sofrer por excesso e pela falta de irrigação.  Além disso, as podas devem ser feitas com regularidade. Finalmente, verifique de quanto em quanto tempo será necessário adubar a terra.

Viu como é importante calcular o tempo disponível para a manutenção do seu jardim no quintal? Só com um cuidado constante ele irá se manter bonito e saudável.

Além das plantas

Você pode ir além das plantas no jardim. Depois definir o verde, pense nas demais peças decorativas do quintal. Um pequeno chafariz, uma casinha de pássaros, vasos decorativos, luminárias para a noite, estátuas… O que melhor agradar o seu gosto e tornar esse espaço um mimo da casa!

Separamos mais alguns posts para você:

Saiba tudo sobre jardinagem
Jardim dos sonhos: 5 dicas para florir
Tipos de plantas para deixar sua casa mais feliz
Jardim com garrafa pet no chão: passo a passo
Como montar uma horta caseira

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário