Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doação de gatos: tudo que você precisa saber para adotar um amigo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doação de gato

Está pensando em adotar um pet? A doação de gatos e cães é um ato de amor genuíno que faz bem para todos. Tanto para os animais que aguardam a tão esperada chance de ter um lar, como para os tutores que recebem um companheiro para alegrar o dia a dia de toda a família.

Queremos fazer parte dessa jornada. Para te ajudar separamos tudo o que você precisa saber sobre adoção de gatos. Confira!

Doação de gatos: estou preparado para adotar?

Se você vai adotar um gatinho ou outro bichinho de estimação, precisa saber sobre  alguns pontos fundamentais: 

Esses são apenas alguns pontos que englobam a responsabilidade que é ser tutor de uma vida. A relação com animais de estimação envolve muito carinho, felicidades, dedicação e algumas responsabilidades, que por muitos e muitos anos precisará da sua atenção, dedicação, e cuidados específicos.

Então, antes de adotar um gatinho você precisa responder a pergunta: estou preparado para adotar? A sua resposta vai passar por uma palavrinha muito especial, zelo. Pois a guarda de um bichinho, você precisa zelar por sua saúde, alimentação e segurança, não deixando lhe faltar nada. Sempre respeitando suas características e seus hábitos, para ser um verdadeiro guardião.

Se a resposta for “sim” para nossa pequena dúvida, é hora de partir para a próxima etapa. 

O que você precisa saber antes de adotar um gato?

Por diversas vezes, quem procura um gato para adoção carrega dúvidas sobre como começar, onde procurar, como adotar e o que fazer para cuidar.

Então, antes de levar um gato para casa – já destacamos a importância de ter a consciência de que se trata de uma vida – agora vamos falar um pouco sobre a rotina, que vai exigir cuidados básicos e até certo gasto.

doação de gato
Adoção de gatos também trabalha a conscientização das pessoas sobre a importância da castração e guarda responsável.

Primeiramente, tutores de primeira viagem ou até os mais experientes, os gatos são animais independentes, com personalidade forte e carinhosos. Estamos mencionando essas características porque ter um novo membro na família envolve adaptação, tanto para os moradores da casa quanto para o felino.

Para isso, algumas questões precisam ser analisadas e validadas: 

  • Tem espaço suficiente para o animal?
  • Qual o temperamento do seu gato, é mais calmo ou agitado? 
  • Demonstrou facilidade na interação com outros membros da família? 
  • Na questão financeira, o tutor tem condição de arcar com as demandas do pet (como vaciná-lo e alimentá-lo adequadamente)?
  • Todos da sua futura residência aceitam a presença do novo membro? 
  • Estão todos conscientes que um gato vive muitos anos?

Não é tudo que precisa saber, mas essas são dúvidas que norteiam o que é guarda responsável

O que devo fazer depois de adotar um gato?

Para que o seu animal de estimação se sinta acolhido, algumas ações podem ajudar na adaptação. Então, se encontrou um novo amigo e decidiu adotá-lo, agora é fundamental conhecer os três primeiros passos pós-adoção. Confira a seguir:

1. Leve o gato ao veterinário

Selecionamos a visita ao veterinário como um ponto destaque numa fase pós-adoção. Isso porque um especialista vai saber orientar de forma completa sobre as necessidades do animal, qual a melhor alimentação, compartilhar dicas e direcionar o tutor a realizar cuidados específicos que realmente atendam o que o gato precisa.

A visão de uma profissional é um termômetro para aplicar de forma adequada esses e outros cuidados. Assim, o tutor consegue dar um passo importante no vínculo com o pet, o que é essencial para o gato entrar na rotina da casa e passar a se sentir confortável no ambiente.

Então, em resumo: após adotar o gato, é importante levá-lo ao médico veterinário para fazer um check-up completo e entender como está a saúde do novo amigo, quais vacinas ele deve tomar, receber algumas dicas para os primeiros dias de adaptação e até sobre cuidados específicos, como a castração. São passos primordiais. 

2. Cuide da higiene

Ao chegar com o pet em casa, nada melhor do que deixá-lo limpo e bem cuidado. E não estamos falando só do gato, a casa em si deve estar com os cuidados higiênicos em dia. Então, muita atenção com a caminha, brinquedos e outros espaços em que o animal convive. 

Por exemplo, vermífugos e antipulgas precisam estar sempre à disposição, pois é uma condição comum em gatos. A limpeza da areia de gatos deve ser realizada periodicamente. Além disso, existem algumas medidas simples que podem ajudar seu gato a ficar ainda mais limpo e saudável.

Veja 5 dicas para manter seu pet com a higiene em dia:

  1. Banhos são necessários, mas sem exageros.
  2. Considere banhos secos e lenços umedecidos.
  3. Cuidados com a higiene dos dentes do animal.
  4. Lembre-se de cortar as unhas.
  5. Atenção aos olhos e orelhas.

Apesar de serem animais autolimpantes, não pense que eles não precisam de ajuda para se manterem limpos. Muito pelo contrário, os tutores precisam ter muita atenção para evitar problemas de saúde relacionados à falta de higiene.+

gatos para adoção
Adotar um gatinho, seja ele filhote ou idoso, deve ser uma decisão bem pensada, que requer muita dedicação e responsabilidade.

Se for um desafio ou seu gato apresentar um comportamento de estresse nessa etapa de cuidado, é indicado procurar por profissionais especializados para ajudar. A Pet Anjo é uma dessas empresas, que contam com serviços para manter o seu amigo pet sempre limpinho, cheiroso e bem cuidado.

3. Doação de gatos: cuide, ensine e dê muito amor

Os primeiros dias após a doação de gatos são essenciais para garantir a adaptação do pet dentro de casa. É possível que ele estranhe o ambiente e para assegurar que o momento seja mais tranquilo, é preciso ter paciência e começar a ensinar alguns truques, como o lugar correto de fazer as necessidades, entre outros comandos.

Sobretudo, não se esqueça de dar muito amor e carinho para o novo integrante da família. Para tentar oferecer o conforto de uma casa ao máximo para o seu bichinhos, não esqueça de adquirir tudo o que é essencial para a rotina dele, aqui vão algumas dicas: 

  • ração de qualidade;
  • produtos de higiene;
  • brinquedos para gatos;
  • medicamentos;
  • itens de gatificação; 
  • entre outras soluções para gatos

Por isso, é essencial se planejar financeiramente para não ser pego de surpresa, conversar com pessoas que possuem um pet, entender mais sobre os principais gastos, dificuldades e experiências.

Doação de gatos: como escolher o seu pet?

gatinho para adoção
Entenda tudo sobre o seu novo companheiro, pois será preciso fazer adaptações na rotina do tutor e até em seu local de moradia.

No momento da doação de gatos é importante estar aberto para conhecer todos os animais disponíveis no espaço, pois independentemente da cor da pelagem, da idade ou de qualquer característica, todos os gatos merecem um lar especial para viver.

É essencial analisar o espaço que você tem disponível em casa para acomodar o gato, seu tempo disponível para se dedicar ao novo amigo e ter total consciência das responsabilidades que envolvem uma doação de gatos, afinal de contas ele merece todo cuidado e dedicação.

Cobasi Cuida: encontre animais para adoção

A Cobasi Cuida atua para reescrever muitas histórias de animais e tutores. Desde 1998, trabalhamos juntos a ONGs, associações e projetos de proteção animal no auxílio às causas sociais. A nossa missão sempre foi ajudar animais em situação de vulnerabilidade e a comunidade que interage com eles.

Gostamos sempre de destacar que a atuação de uma empresa precisa ir além de prestar um bom serviço ao cliente, é necessário gerar impacto positivo na comunidade em que está inserida.

Quer saber como adotar um animal na Cobasi? Dê o play e confira o vídeo a seguir:

Gostou de saber mais sobre doação de gatos? Adote, queremos inspirar você! A Cobasi Cuida atua em parceria com diversas ONGs em todo país, onde existem muitos gatos ansiosos para ter um novo lar. Visite nosso site, conectamos animais e famílias.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Estela Del Masso disse:

    olá, boa tarde…
    Tenho 06 gatos adotados de resgate, todos vieram pequenos, é um menino e 05 meninas…
    03 gatas insistem em fazer xixi e coco fora da caixa de areia, possuo 06 caixas de areia em casa, uma delas sobe em tudo e faz na parede…
    Já tentei várias coisas, coloco garrafa vazia com água, passo produto com citronela no chão, já fizeram xixi até dentro da cesta no banheiro com produtos de maquiagem….
    Tem algumas dicas que pode me ajudar?
    Todos eles ficam soltos em casa, e dormem comigo na cama…
    Aguardo… obrigada…

    • Cobasi disse:

      Estela, como vai? Os gatos são orientados por comportamentos mais estáveis e previsíveis, são metódicos em vários aspectos, inclusive no que se refere às suas necessidades fisiológicas. E “fazer” de modo aleatório é sinal de que algo não está de acordo. Para educação inicial, considere o uso de bandejas higiênicas mais simples, as abertas oferecem um fácil acesso, o que é positivo para o momento, e da mesma forma, utilize granulados sanitários já testados e aprovados por eles, mudanças constantes de material podem desestimular o uso. O local onde a bandeja está alocada importa e muito, prefira locais mais calmos, longe de barulhos e de objetos que possam gerar insegurança, e se for possível, disponibilize mais bandejas durante esse período no ambiente (e conforme ocorra melhorias, desative-as gradativamente). Urinas em locais inapropriados devem ser removidas com o auxílio de eliminador de odor específico, para que não haja resquícios característicos que os induzam a repetir o ato. No mais, crie uma rotina de limpeza das bandejas sanitárias, pois diante dessas situações é melhor pecar pelo excesso mesmo. Boa sorte!

  2. Eduardo karapetcov disse:

    Estou com problema com meus caes sao as pulgas aanos que nao tinha esse problema e quero resolver pois sao 3 caes e preciso de ajuda pois nunca usei vosso produto e quero adquirir para resolver o problema aguardo resposta obrigado.

    • Cobasi disse:

      Se você está enfrentando problemas com pulgas em seus cães, é importante procurar a orientação de um veterinário. Eles podem recomendar produtos antipulgas adequados e orientar sobre o tratamento mais eficaz para a situação específica dos seus animais de estimação. Aproveite os ótimos preços da Cobasi. Acesse: https://www.cobasi.com.br/

  3. Júlio Cesar da Silva disse:

    Preciso que recolham filhotes de gatos, 5 com um mês 3495-6707 abandonar animais é crime.

    • Cobasi disse:

      Olá! Realmente, abandonar animais é uma situação muito triste e um ato ilegal. Recomendo que entre em contato diretamente com organizações locais de resgate animal.

Deixe o seu comentário