Conheça 5 doenças comuns em cachorros

Compartilhar:


doenças comuns em cachorro

Desde filhotes os cachorros precisam de cuidados com a sua saúde. Vacinas, vermífugos e antiparasitários são fundamentais para prevenir doenças comuns em cachorros. Mas mesmo com todos os cuidados, pode ser que uma hora eles fiquem doentes. 

Mas diferente de nós, os cachorros não conseguem explicar o que está acontecendo com eles ou onde está doendo, por isso, é importante que os tutores saibam identificar algumas doenças comuns em cachorros. 

Afinal, algumas patologias podem trazer sérias consequências caso não sejam diagnosticadas a tempo. 

Conheça algumas doenças comuns em cachorros e seus sintomas:

Todo tutor conhece seu pet como a palma da sua mão, e isso é fundamental na hora de distinguir se o animal está com algum problema de saúde. 

Afinal, quando existe algum problema, é comum ver o animal mais agitado, latindo, chorando ou com algum outro sintoma, como vômitos ou febre. 

Portanto, é interessante conhecer as doenças que afetam os cães e saber identificar os sintomas. Mas ao notar que seu pet está diferente, procure um veterinário. 

Babesiose e Erlichiose

Também conhecida como doença do carrapato, esta doença ocorre a partir da transmissão por meio da picada deste parasita. Esta infecção pode causar quadros severos de anemia, hemorragia, alterações neurológicas e insuficiência renal, podendo levar o animal a óbito.

A principal forma de prevenção é evitando o contato de carrapatos com o meio onde o animal vive. Além disso, é fundamental a aplicação de antiparasitários no pet

Otite

A otite é uma infecção de ouvido que pode ser de origem parasitária, fúngica ou seborréica. Em situações mais graves, pode levar a perda da audição. Mas seus sintomas incluem coceiras, vermelhidão no canal auditivo, secreção e mal cheiro. 

A otite pode ser simples e fácil de tratar quando identificada a tempo, o tratamento é feito a base de antiinflamatórios e limpezas auriculares.

Câncer ou tumores

O câncer é um dos problemas mais comuns em humanos e em cachorros, podendo aparecer de diversas formas e em vários órgãos. Os mais comuns nos cães são câncer de pele, mama, intestino e fígado

Infelizmente ainda não há um tratamento eficiente para o câncer, apenas maneiras de regredir esta enfermidade, além disso, o câncer é uma doença silenciosa, sendo assim, o diagnóstico precoce é a melhor forma de aumentar as chances de cura

Sendo assim, é fundamental que os animais passem por visitas frequentes ao veterinário a fim de realizarem avaliações clínicas para diagnosticar o aparecimento de doenças

doenças de cachorro

Parvovirose

A parvovirose é considerada uma das doenças mais graves que afetam os cães, seus sintomas incluem vômito, diarréia, taquicardia e desidratação. Esta doença é causada por um vírus que pode atacar o coração e causar miocardite, levando o pet a óbito

A melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação precoce e dos reforços da vacina anualmente

Gripe canina

A gripe canina pode ser um pouco mais severa do que a gripe que atinge os humanos. Nos animais ela pode atingir o sistema respiratório, evoluindo para pneumonia e colocando a vida de pet em risco.

A doença ataca quando os cães estão com a imunidade baixa, sendo causada por vírus, bactérias e fungos. Causando tosse, corrimento nasal, espirros, febre, letargia e falta de apetite.

O tratamento para a gripe é feito com medicamentos específicos, recomendados pelo veterinário. Para evitar a doença, é fundamental deixar o pet longe de ambientes úmidos, do frio e da chuva

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog para ler mais sobre saúde e cuidados com animais de estimação:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário