Ecoturismo: uma nova tendência para você

Por Cobasi

Compartilhar:
ecoturismo em meio as montanhas
Saiba o que é exatamente o ecoturismo

Pode-se dizer que o ecoturismo é fruto do momento histórico atual. Isso porque, cada vez mais, as pessoas têm se conscientizado da necessidade de colocar em prática atitudes que não agridam o meio ambiente.

Afinal, praticar atos sustentáveis é uma das muitas maneiras de ter a natureza do planeta conservada, podendo senti-la, admirá-la e contemplá-la por meio do turismo ecológico. Dessa forma, é possível não apenas se divertir e vivenciar aventuras inesquecíveis em meio a natureza, como também ajudar a formar uma consciência ambientalista. Saiba mais sobre o assunto neste post.

O que é ecoturismo

Caso tenha dúvida sobre o que significa ecoturismo, você está lendo o conteúdo certo. Tire todas as suas dúvidas a seguir.

Há indícios de que esse termo já era empregado no século 700 a.C. para identificar a beleza de paisagens ecológicas do continente africano. No entanto, o conceito de ecoturismo nasceu recentemente para que as pessoas tivessem maior conexão com a natureza, interagindo com ela de forma direta e mais ativa.

Assim, a partir de viagens em meio a natureza, é possível extrair aprendizados e saberes, consolidando a ideia de proteção a esses ecossistemas.

Ecoturismo na prática

De modo geral, essa modalidade de turismo promove integração entre as pessoas e a natureza. Assim, despertando a compreensão da importância do meio ambiente com a comunidade local.

Dessa maneira, o turista vive experiências verdadeiras, que enriquecem a sua vida e lhe renova as forças. Ou seja, ela incentiva uma maior valorização do bioma pelo indivíduo.

Por fim, o ecoturismo é uma forma de se relacionar diretamente com a natureza. Isto é, observando de perto a natureza e criando uma conexão. Ele se inicia com a escolha do seu destino, que, no Brasil, há muitos disponíveis.

Principais pontos do Brasil

O Brasil é um país privilegiado em termos de paraísos naturais. O Delta do Parnaíba (PI) é um destino paradisíaco e é o único de toda a América que ocorre em mar aberto, contendo mais de 70 ilhas.

A Chapada dos Veadeiros (GO) encanta turistas de todas as partes do país, com paisagens incríveis e rios de águas translúcidas.

Já Alto do Chão (PA) foi considerada a melhor praia do Brasil, de acordo com o jornal britânico The Guardian. É uma praia de água doce que vem conquistando a visita de pessoas do mundo inteiro.

Além disso, o Jalapão (TO) se transformou em sinônimo de grande paraíso na Terra, sendo composto por um complexo de oásis que se assemelham a um deserto.

O Alto Caparaó (MG) possui belíssimas montanhas e é o destino ideal para sentir um clima agradável e respirar ar puro.

Turista caminhando por uma trilha
O ecoturismo é um verdadeiro encontro com a natureza

Dia do turismo ecológico

O Dia Mundial do Turismo Ecológico é comemorado em 1º de março. A intenção da data é promover atividades mundo afora que ajudem o setor. Isso acaba por elevar o nível de consciência da população mundial com relação aos cuidados com o meio ambiente, com ações como:

  • Visita a áreas naturais preservadas;
  • Utilização de forma sustentável do patrimônio natural e cultural;
  • Explorar um mundo desconhecido: cachoeiras, lagos, florestas, praias desertas etc.

Agora só resta você escolher o seu destino paradisíaco, colocar as mochilas nas costas e viver uma experiência incrível!

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário