
Conhecer sobre as espécies de peixes é fundamental para quem quer cultivar um aquário. Esses animais conquistam cada vez mais o ambiente doméstico, graças a facilidade no seu cuidado e, claro, pela elegância que promove nos ambientes onde são instalados. Separamos cinco principais espécies de peixes para aquários. Veja qual você prefere!
Talvez ao ler o nome, você não se lembre. Mas, com certeza você já viu esse peixe. De nome cientifico Carassius auratus, esse é o famoso peixinho dourado, ou ainda Kinguio. Eles são pequenos peixes de água doce pertencentes a família dos ciprinídeos – a mesma das carpas.
Além disso, o peixe japonês tem origem asiática, mais precisamente na China e podem medir até 30 centímetros no máximo. Por este motivo, eles precisam estar em aquários grandes. Eles são peixes bem pacíficos e que precisam da água na temperatura ideal entre 10 a 26 graus e com o PH de 7,0.
O betta é outra espécie de peixe bastante famosa. Geralmente, ele é visto em pequenos aquários vivendo de forma solitária. Eles podem ser encontrados em diferentes colorações e possuem nadadeiras longas e bem charmosas. Além disso, p peixe Betta também tem origem asiática, mais precisamente em países como Tailância, Malásia e Vietnã.
Ele é um peixe ideal para quem não quer ter muita preocupação. Ou seja, eles se alimentam bem pouco e, como seu aquário é bem pequeno, ele pode ser higienizado de forma rápida. O betta alcança no máximo 10 centímetros de comprimento e é um peixe pacifico com outras espécies. No entanto, caso tenha que dividir o aquário com outro beta macho, é bem comum que os dois entrem em conflito. Por isso, jamais coloque os dois no mesmo ambiente. Em relação à agua, esse peixe vive bem em temperaturas de 24 a 30 graus e com o pH de 7,0 a 7,2.
Os platis, ou platys, também são uma espécie bem famosas em aquários. Eles são peixem bem pequenos e que chamam a atenção por conta da sua colocação. Isto porque, possuem mais de duas cores no seu corpo e os mais tradicionais são laranjas com manchas pretas. Por isso, veja as principais características desse peixe:
Os peixes paulistinhas, que também podem ser encontrados como Danio Rerio, também ganham destaque nos aquários. Extremamente pequenos e característicos por suas listras pretas, esses animais possuem um comportamento bem pacífico, mas muito ativo. Eles nadam muito rápido e o tempo todo, e ainda adoram viver em cardume.
É indicado que ao escolher essa espécie, os tutores tenham pelo menos seis peixinhos ou mais. Por isso, eles necessitam de um aquário mediano, onde possam gastar a sua energia toda de maneira efetiva. O paulistinha tem origem indiana e chega a medir, no máximo, 5 centímetros.
Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:
Peixes ornamentais: o que são e como cuidar bem deles
Peixe doente: como saber se o pet precisa ir ao veterinário
Peixe: tudo o que você precisa para seu aquário
Aquarismo: como escolher peixes de aquário e cuidados