Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Feromônios para gatos: o que são e como utilizá-los

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Os feromônios para gatos são substâncias químicas ideais para que o tutor possa acalmar ou corrigir algum comportamento inadequado do pet. Aprenda mais sobre os feromônios para felinos e como usá-los. Confira!

O que são feromônios para gatos?

Os feromônios para gatos são hormônios naturalmente produzidos pelos animais. A substância ajuda os felinos em diversas situações do cotidiano como, por exemplo, marcar um território, atrair um parceiro sexual durante o cio das fêmeas e acalmar um filhote durante a amamentação.

Embora essa substância seja produzida pelos próprios gatos, você também poderá encontrar feromônios sintéticos para adestrar o seu animal. As opções sintéticas possuem os mesmos componentes do hormônio natural, ajudando tutores a acalmar seus gatos ou corrigir um tipo de comportamento negativo.

Os principais tipos de feromônios para gatos

Os feromônios naturais liberados pelos gatos podem ser classificados de diversas maneiras, com cada uma delas tendo uma função diferente. Conheça!

Feromônios da cabeça do gato

Os feromônios liberados pela cabeça do gato tem como principais funções a marcação de território e atrair o gênero oposto para reprodução. Por isso, o hábito do felino esfregar a cabeça nos tutores ou móveis, é muito mais do que só um sinal de carinho.

Feromônio das unhas

O fato de arranhar os móveis e outros locais da sala, é uma das maneiras mais comuns dos gatos marcarem território. Isso porque, o ato de arranhar também libera o hormônio presente nas patas e unhas do animal.

Feromônio na urina do pet

Com certeza você já viu o seu gato urinando em diversos ambientes da casa, não é mesmo? Essa é uma das maneiras que ele tem de marcar território e avisar aos demais felinos que aquele lugar tem dono.

Quais os benefícios dos feromônios para gatos?

Os gatos são animais independentes e territorialistas. Isso significa que os felinos, além de se relacionarem com o ambiente onde vivem, desejam ser donos do território, principalmente se houver outro animal no local. Por isso, os seus corpos, principalmente a região da face, naturalmente liberam substâncias químicas hormonais.

Da mesma maneira que os miados, olhares e postura corporal, os feromônios dos gatos são como uma potente maneira de comunicação do gato. Pois o aroma da substância é facilmente percebido e interpretado pelos outros animais.

O cheiro do feromônio também serve de orientação para o próprio gato, identificando os locais do ambiente por onde ele já passou e demarcou território. Isso permite que o animal tenha sensações de segurança em qualquer lugar da casa.

Como funcionam os feromônios artificiais?

Se você quer passar uma mensagem para o seu gato, nada melhor do que transmiti-la no próprio idioma dele, não é mesmo? Para ajudar o tutor nessa tarefa, foram criados os feromônios artificiais, que reproduzem o cheiro semelhante à substância produzida pelos felinos.

Importante: os feromônios artificiais não são medicamentos, mas, para utilizá-los corretamente, é sempre indicado o acompanhamento do seu médico-veterinário de confiança.

Quando e como utilizar feromônios para gatos?

Atualmente, existem duas formas de utilizar feromônios artificiais: o difusor e o  spray. O difusor de feromônios é um pequeno aparelho que se conecta à tomada de um ambiente e espalha continuamente o produto no local.

Já o spray de feromônios para gatos é um frasco portátil para uso em viagens ou em idas ao veterinário. Nesses casos, borrifa-se um pouco do produto na caixinha de transporte ou em panos que acompanham o pet nas ocasiões.

Além de poder utilizar os feromônios para gatos para tranquilizar o animal, outra indicação de uso é para educar o pet. Ele é bastante usado como reforço positivo por tutores que desejam ensinar o felino a fazer as suas necessidades na caixinha de areia.

Onde aplicar feromônios para gatos?

Há uma série de locais onde o tutor pode aplicar feromônios artificiais para gatos e adestrar o comportamento do pet. Saiba os mais comuns:

  • Borrifar em locais onde o gato está fazendo suas necessidades. Isso evita que ele repita o procedimento;
  • Espalhe feromônio em uma caixa de areia para indicar onde fica o banheiro ideal do felino;
  • Use feromônio que imita o odor materno e torne o ambiente mais acolhedor para o pet.

Além dos feromônios, o tutor pode contar com catnip (erva do gato) e óleos essenciais para controlar o comportamento do gato de um jeito natural. Porém, não se esqueça de consultar um médico-veterinário antes de adotar um desses produtos.

Já usaram feromônios para gatos? Conte para gente como tem sido essa experiência e as reações do seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Simone disse:

    Tenho quatro gatos e um deles não é castrado. Desde pequeno sempre brincalhão e agora se tornou bem agressivo, mesmo brincando. Mas ainda procura colo e carinho. Essa matéria foi muito útil e quero usar o produto, porque de todas as descrições das causas, o meu não apresenta, exceto que desde dez dias de nascido, que eu cuido dele, não teve convívio com a mãe felina. Grata pela informação.

Deixe o seu comentário