Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filtro para piscina: para que serve e como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filtro para piscina

Nada melhor do que ter uma piscina em casa para se refrescar em dias quentes, não é? Basta mergulhar e se refrescar! De modo a garantir os melhores momentos, a água deve estar sempre limpa com o auxílio do filtro para piscina.

Não adianta ter uma piscina, mas não mantê-la limpa e segura para o bem-estar e conforto dos banhistas. Confira as dicas da Cobasi sobre filtros! Eles fazem toda a diferença na higienização do seu espaço de lazer!

Para que serve o filtro para piscina?

Como o nome sugere, o filtro para piscina filtra a água. Após o processo, a água fica limpa, ideal para dias de descanso e diversão. Mas, sem ele, é comum que o espaço fique sujo e, em muitos casos, verde, devido ao acúmulo de sujeiras.

O filtro para piscina faz parte do sistema hidráulico, junto à bomba, ao ralo e ao skimmer. Os quatro limpam a água e distribuem produtos químicos desinfetantes homogeneamente.

Algumas piscinas possuem trocador de calor que, além de controlar o tempo de aquecimento da piscina, também regulam o tempo de filtragem da água, por isso facilitam a limpeza diária.

É fundamental manter uma rotina de higienização da piscina, para que todos possam curtir uma água fresca e cristalina! Escove as paredes, limpe os entornos, aspire o fundo, peneire sujeiras e verifique o pH da água com frequência.

Tipos de filtros

  • Filtro de areia: eficiente e prático, a água é sugada para um depósito cheio de areia, onde sujeira acumula-se. Este modelo pode durar até 10 anos. O ideal é trocar a areia deste filtro para piscina quando ela estiver saturada, blocada ou em pouca quantidade.
  • Filtro de cartucho: fácil de limpar e instalar, o filtro possui cartuchos removíveis, que duram cerca de um ano. É importante substituí-los quando estiverem desgastados.

Na hora de escolher o melhor filtro para sua piscina, verifique o nível de filtragem do produto e leve em consideração se a piscina é desmontável ou não, a potência da bomba e o volume total de água – quanto maior, mais potente e maior o filtro deve ser.

Em geral, os filtros para piscina são trocados a cada sete anos.

Como usar o filtro para piscina?

filtro para piscina

O filtro para piscina deve ser instalado durante o período de construção da área, com a bomba, o skimmer e o ralo.

No caso do filtro de areia, acione a válvula para iniciar o ciclo. Assim, a água é sugada aos poucos e levada ao filtro. Lá, ela passa pelo sistema filtrante, onde sujeiras e resíduos ficam acumulados. Então, a água é devolvida limpa à piscina.

Este processo dura de seis a oito horas e deve ser realizado uma vez ao dia.

Após a filtragem, faça a retrolavagem do filtro para piscina quando for necessário. Em relação aos filtros de areia, basta inverter o ciclo da água para expelir as partículas de sujeira pelo esgoto.

Os filtros de cartucho são removíveis e, por isso, devem ser limpos com jatos d’água. Fácil, não é?

Veja mais assuntos que selecionamos para você ter uma área externa ainda mais confortável:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário