Gaiola para periquito australiano

Compartilhar:


A gaiola para periquito australiano deve ser escolhida de acordo com as características e necessidades dessa pequena e bela ave. Mas, você sabe dizer quais são?

O periquito australiano é uma das espécies de animais mais escolhidos para ser pet ao redor do mundo todo. São aves inteligentes, dóceis e de pequeno porte, que se adaptam facilmente à criação em cativeiro, desde que a gaiola para periquito australiano seja do modelo adequado.

Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal, além de dar dicas e orientações caso você esteja pensando em se tornar um tutor de periquito australiano.

Características gerais do periquito australiano

Como o próprio nome já diz, essa espécie de ave foi registrada pela primeira vez na Austrália, por volta do século XIX. Os periquitos australianos foram descobertos vivendo em grandes bandos em áreas como planícies e pastagens, especialmente onde era feita a agricultura de grãos.

Os periquitos australianos, quando soltos na natureza, se alimentam quase exclusivamente de sementes caídas no chão. Por isso, podem fazer grandes migrações em bando buscando por novas fontes de alimento quando o local onde vivem se esgota.

Como criar periquitos australianos em cativeiro

Os periquitos australianos são uma espécie de psitacídeos, ou seja, fazem parte de um grupo de aves extremamente inteligentes e que se adaptam muito bem à criação em cativeiro e ao convívio com seres humanos e outros pets. Você pode ensinar truques e até algumas palavras para o seu periquito australiano, pois ele tem capacidade para aprender.

Um dos principais fatores para ter sucesso na criação de periquitos australianos em cativeiro é a escolha adequada da gaiola para periquito australiano. Geralmente são gaiolas com mais de um nível de altura, bem espaçosas, com poleiros dispostos em alturas diferentes para simular o que a ave encontraria na natureza.

Como cuidar bem da gaiola para periquito australiano

Além de fazer a instalação da gaiola para periquito australiano em um local seguro, longe de sol excessivo e de correntes de vento, é preciso ter cuidados diários de manutenção para manter o ambiente adequado para a ave.

Faça a limpeza da gaiola para periquito australiano todos os dias, removendo os dejetos das aves com uma escova apropriada e exclusiva para esse fim. Troque a água do bebedouro, higienize o comedouro e remova restos de alimento para evitar a formação de mofo e a presença de insetos.

Brinquedos e acessórios de gaiola para periquito australiano

A escolha da gaiola para periquito australiano deve ser feita considerando que pelo menos duas aves vão viver ali. Esses pássaros gostam muito de companhia, e podem ficar entediados e deprimidos se ficarem sozinhos por longos períodos.

Uma maneira de deixar a gaiola para periquito australiano mais interessante e acolhedora para as aves é a colocação de brinquedos de madeira, pedras de cálcio (para o desgaste dos bicos) e ninhos de madeira, que além de serem fundamentais para a reprodução também servem como abrigo para os passarinhos.

Atenção: os periquitos australianos precisam de uma rotina de sono constante para não ficarem estressados ou doentes. Por isso, quando escolher a gaiola para periquito australiano, não deixe de adquirir também uma capa, que deverá ser colocada diariamente por volta das 19h e retirada na manhã seguinte, proporcionando conforto e segurança ao animal.

Continue sua leitura com a gente com esses artigos selecionados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário