
Se você está planejando se tornar tutor de um desses pequenos pets, vamos te ajudar a escolher a melhor gaiola para porquinho da índia! Para começar, a dica mais importante é: quanto maior for o espaço disponível, melhor para o animal.
Esses pets passam boa parte do tempo dentro da gaiola para porquinho da índia, então é preciso que ela ofereça espaço suficiente para que ele se movimente e se exercite. Além disso, como é recomendado para qualquer tipo de animal, mas especialmente para aqueles que vivem em gaiolas, é preciso manter a maior distância possível entre o bebedouro e o comedouro do pet e o seu banheiro. Assim você previne uma série de doenças e mantém o bichinho saudável.
A maior parte dos modelos disponíveis de gaiola para porquinho da índia tem apenas um andar, diferentemente daqueles indicados para furões e alguns tipos de hamsters que têm dois andares ou mais. Se desejar, e se houver espaço na sua casa para fazer a instalação de uma gaiola maior com segurança, você pode investir em modelos com dois andares também. Apenas tenha certeza de que a locomoção do animal entre eles seja feita com total segurança, para que ele não caia e se machuque.
A forração da gaiola para porquinho da índia é um dos aspectos mais importantes para garantir a segurança do animal. Serragem de pinho e cedro são muito nocivas para os porquinhos da índia, e não devem ser utilizadas em nenhuma hipótese. Em vez disso, utilize papel reciclado ou palha e capriche na quantidade: coloque pelo menos dois dedos de substrato no fundo da gaiola.
Os porquinhos da índia tem dentes poderosos que crescem ao longo de toda a sua vida. Por isso, é preciso colocar na gaiola para porquinho da índia apenas acessórios que sejam resistentes e que não soltem partes pequenas, que podem ser engolidas e fazer mal ao pet.
O comedouro deve ser de porcelana, e o bebedouro precisa ser do tipo garrafinha, com ponta de metal, próprio para o porquinho da índia. Observe atentamente se o pet está consumindo água em quantidades adequadas. Do contrário, coloque um segundo potinho de porcelana com água, até que ele se adapte.
É fundamental que a gaiola para porquinho da índia tenha um ninho, aberto ou em forma de túnel, para descansar e ter privacidade sempre que quiser. Você pode colocar um pouco de feno nesses espaços para que o pet se sinta ainda melhor.
Os brinquedos devem ser próprios para o porquinho da índia. Os melhores são os blocos de madeira natural, sem tinturas que contenham ingredientes perigosos. Não exagere na quantidade de brinquedos para que a gaiola para porquinho da índia não fique lotada, deixando o animal desconfortável e sem espaço adequado para se mover.
O comedouro e bebedouro da gaiola para porquinho da índia devem ser higienizados diariamente. Remova restos de alimento que possam atrair insetos ou mofar com uma escovinha, e coloque novamente no lugar. Verifique o estado de conservação e faça trocas sempre que necessário.
A forração da gaiola para porquinho da índia deve ser substituída totalmente no mínimo a cada cinco dias, e as partes mais manchadas podem ser retiradas todos os dias. Faça a higiene com uma esponja e água limpa, e deixe secar completamente antes de colocar o animal de volta no interior da gaiola.
Continue sua leitura com outros artigos selecionados para você: