Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato gordo: como identificar, riscos e como ajudar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato gordo

Um gato gordo está longe de ser fofo. Na verdade, o sobrepeso deve ligar o sinal de alerta dos tutores, pois pode significar obesidade, sedentarismo e a redução na expectativa de vida. Venha com a gente e descubra a melhor maneira de cuidar do seu gato obeso. Confira!

Como saber se o gato está muito gordo?

Antes de explicar como identificar um gato gordo, é preciso lembrar que nem toda a fofura significa obesidade. Em alguns casos, o que parece sobrepeso nada mais é do que o acúmulo de pele na região abdominal.

Não há um modelo perfeito para descobrir se o gato está gordo ou não, porém há algumas dicas que ajudam a entender melhor o organismo do animal. A primeira delas é observar o  comportamento do pet.

Se ele estiver com um aspecto rechonchudo e mais pesado, isso indica excesso de peso. Conheça algumas alternativas para descobrir se o gato está obeso.  

Apalpe as costelas do gato

Uma técnica que sempre dá certo é verificar a região das costelas do seu animal de estimação. De acordo com os especialistas, o tutor encontrará um dos seguintes cenários:

  • Se é fácil apalpar as costelas, ele está com um peso adequado;
  • É necessário algum esforço para inspecionar a região? Possível sinal de sobrepeso;
  • Não consegue ao menos alcançar as costelas do pet? Aí, a situação é complicada.

Sinais comportamentais de sobrepeso

Além das indicações físicas, o tutor deve prestar atenção na mudança no comportamento do animal de estimação. Um gato gordo come mais, está sempre faminto, é sedentário e possui menos mobilidade, ou seja, evita passear pelos cômodos da casa.

Outro indício comportamental de que o seu gato está gordo é quando ele evita fazer movimentos que tinha como hábito. 

Um exemplo é escalar móveis, se ele não faz mais isso ou tem dificuldade em realizar esses movimentos, é hora de mudar os hábitos do pet. Considere incluir a prática de exercícios e a adoção de uma dieta alimentar. Claro, que tudo isso deve ser feito com a orientação de um médico-veterinário.

Sintomas que o seu gato está gordo

Algumas das formas mais práticas de observar que o seu gato está acima do peso ideal são: 

  • Não conseguir enxergar a cintura do gato quando ele está caminhando ou sentado;
  • O formato do seu abdômen está arredondado;
  • Apresenta dificuldades para saltar ou subir em lugares;
  • Não conseguir sentir as costelas do animal.

Existem gatos com tendência à obesidade?

Existem estilos e fases da vida em que um gato pode ter problemas com o peso, ou seja, podem apresentar maior facilidade para ganhar uns quilinhos. Alguns dos principais fatores de risco são:

  • Gatos adultos e idosos (na faixa de 5 e 10 anos), tendem a diminuir o ritmo de atividades físicas nessa fase, o que gera sedentarismo e, consequentemente, obesidade.
  • Felinos que estão com problemas como depressão, nervosos ou estressados, podem evitar realizar movimentos e acabam engordando.
  • Machos também costumam ganhar mais peso que as fêmeas.
  • Algumas raças de gatos, como Manx, Maine Coon e Russian Blue apresentam maior predisposição à obesidade.
  • Um estilo de vida sedentário está relacionado ao ganho de peso.

Gatos castrados têm maior tendência a ficarem obesos

gatos gordinhos
Após a castração, os gatos podem apresentar mudanças hormonais que influenciam no ganho de peso e na maior ingestão de alimentos.

Após o procedimento de castração, com a retirada dos ovários e testículos, ocorre uma diminuição dos hormônios que regulam o metabolismo dos felinos. 

Em média, o metabolismo fica 30% menor após a castração, resultando num comportamento menos ativo (menor atividade física) e mais predisposição a comer (maior ingestão de alimentos).

Por isso, é tão importante reforçar que os gatos castrados precisam de cuidados específicos como ter uma boa alimentação, visto que eles diminuem a necessidade de gastar energia, enquanto seu apetite aumenta.

Quais são os riscos à saúde de um gato gordo?

Um gato gordo tem muito mais riscos de contrair doenças sérias do que animais saudáveis. Isso acontece devido ao acúmulo de gordura no corpo do pet, que pode acabar se infiltrando no fígado ou nas artérias, levando a um quadro irreversível na saúde do gato.  

Sendo assim, o excesso de peso é uma condição perigosa que pode gerar graves consequências à saúde dos gatos. As possíveis consequências são:

  • Colesterol alto;
  • Distúrbios hepáticos;
  • Diabetes – 80% a 90% dos gatos obesos têm essa doença;
  • Doenças nas articulações e nos ossos, que ficarão sobrecarregados;
  • Doenças infecciosas do trato urinário;
  • Hipertensão;
  • Insuficiência respiratória;
  • Pancreatite;
  • entre outras condições.

Vale ressaltar que a obesidade em gatos pode reduzir o tempo de vida dos gatos, se não for tratada a tempo. Trata-se de uma condição preocupante que precisa ser observada com seriedade.

Quais doenças um gato gordo pode ter?

Os problemas de saúde de um gato muito gordo vão muito além da questão estética ou dificuldade de locomoção. A obesidade felina afeta a qualidade e a expectativa de vida do pet e pode acarretar o surgimento de doenças graves, entre elas: 

Diabetes em gato gordo

A diabetes é uma doença recorrente em gatos gordos, principalmente aqueles que têm ganho de peso quando estão idosos. A doença aparece por conta da gordura acumulada que impede o controle da glicose pelo organismo do pet. A única solução é ministrar injeções diárias de insulina.

Gato obeso com urolitíase

Gatos gordinhos são sinônimo de indisposição, pois andar, pular e correr requer ainda mais esforço. E ao ficar parado, o pet acaba bebendo menos água, o que é uma grande preocupação dos tutores, pois os gatos normalmente precisam de estímulo para hidratação. Com a falta de água, surgem problemas como as pedras nos rins.

Problemas nas articulações do pet

Dores musculares, nos ligamentos e articulações também podem acontecer por seu gato estar gordo. Afinal de contas, por causa do excesso de peso, os músculos precisam fazer um grande esforço para sustentar o corpo.

O que fazer quando o gato está gordo?

gato cinza gordo
Notou que o seu gato está gordo? Procure um veterinário para tomar medidas para ajudar ele a perder peso.

O primeiro passo para a saúde global de um gato obeso é levá-lo ao veterinário. O médico avaliará o animal clinicamente e solicitará exames, caso seja necessário. Até porque o excesso de peso pode levar a sérias complicações de saúde.

Escolha a melhor ração para gatos obesos

O primeiro passo para ajudar gatos gordinhos a emagrecerem é a criação de uma dieta saudável para o pet. Uma boa sugestão é apostar em rações para gatos que sejam light ou medicamentosa, sempre de acordo com as recomendações de um médico-veterinário.

Esses tipos de rações possuem fórmulas ricas em proteínas e pouco calóricas, que ajudam na perda de peso, mas não deixam de lado a nutrição dos felinos.

Mas não se esqueça, visite um veterinário antes de começar qualquer dieta, pois só ele saberá o que é melhor para a rotina alimentar do seu animal de estimação.

Atividade física para gatos obesos

Em conjunto com a adoção de uma dieta alimentar saudável, o recomendado é criar uma rotina de exercícios físicos para o seu gato com sobrepeso. Uma maneira simples e prática de estimular o animal é com brinquedos, pois ele irá gastar bastante energia.

Outra forma de exercícios para gatos obesos é levá-lo para uma volta no quarteirão. Só não se esqueça de colocá-lo em uma coleira com guia.

Como evitar que o gato fique obeso?

Se você não tem um gato obeso em casa e quer evitar que ele ganhe peso exageradamente, há uma série de dicas para prevenir a obesidade felina. Acompanhe!

  • Ofereça a quantidade de ração exata indicada na embalagem do alimento. O mais correto é procurar um médico-veterinário para entender as necessidades do seu amigo.
  • Evite petiscos em excesso e nada de alimentos humanos. Os restos de comida são um perigo para a saúde do pet.
  • Faça a gatificação da sua casa com arranhadores, torres, brinquedos, lugares para ele subir e gastar energia.
  • Brinque com ele! Os gatos adoram uma boa brincadeira. Além de se divertir, ele ainda vai manter o peso adequado.
Flicks, marca exclusiva Cobasi: Brinquedos, arranhadores e torres são ótimos para estimular a atividade física.

Agora você sabe tudo sobre gato gordo e, principalmente, sabe como identificar e ajudar o seu amigo. Lembre-se: obesidade em animais é uma condição grave e que pode atrair outros problemas de saúde. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Johnette disse:

    Você realmente disse isso maravilhosamente .

Deixe o seu comentário