
Os gatos, normalmente mais serenos e super carinhosos, costumam ser uma ótima companhia para os seus donos. E quem nunca estava comendo alguma coisa, como pão, e viu o seu pet te observando enquanto comia e quis dar um pouquinho para ele? É normal pensar que eles podem querer um pouco do que estamos comendo e, para agradá-los, ceder uma vez ou outra. Mas será que gato pode comer pão?
Apesar desse alimento ser super popular na vida dos brasileiros, é sempre importante lembrar que os animais possuem um organismo diferente do nosso. Por isso, é fundamental ficar atento ao tipo de comida que você dá ao seu gato, para não acabar oferecendo alimentos que podem ser pouco saudáveis a eles.
Os gatos, assim como outros felinos, são animais exclusivamente carnívoros, então dependem de uma dieta rica em proteínas. O pão é feito com farinha de trigo e é calórico. Por esse motivo, o pão faz mal para a saúde do gato. Além disso, ele tem poucos nutrientes aproveitados pelo organismo, o pão pode levá-lo à obesidade, causando problemas de saúde.
Mas calma! Isso não quer dizer que se o seu gato comer pão, ele irá ficar doente. Não é recomendado dar pão ao gato, mas essa comida não é considerada tóxica para ele. Apenas tente não tornar isso um hábito regular.
É fundamental que a alimentação do seu gato seja baseada na ração para gatos, para que ele possa ter acesso aos nutrientes e vitaminas específicas que o organismo dele precisa para se manter saudável. Mas se você está procurando alternativas que complementem a alimentação do seu gato, existem opções que são mais saudáveis do que o pão. Abaixo listamos alguns alimentos que podem ser adicionados ao cardápio do seu gato e, além de manter a saúde dele, irá deixá-lo muito feliz e satisfeito!
A carne de frango cozida é uma ótima dica para os gatos que estão com dificuldade de se adaptar à uma nova ração. Basta cozinhar a carne sem tempero nenhum, deixar bem desfiada e misturar em um recipiente junto com a ração.
É fundamental lembrar que apesar do gato ser um amante de carnes, não são todas que ele pode consumir. A carne de porco, por exemplo, tem muita gordura e pode ser prejudicial para esses felinos. Além disso, não é recomendado temperar as carnes e sempre as servir cozidas!
Quem acha que os gatos não são fãs de vegetais se enganou! Uma ótima opção de aperitivo para gatos é o brócolis. Você pode cozinhá-lo a vapor e dar ao seu pet como um tipo de petisco. Esse alimento é rico em minerais e nutrientes que fazem bem à saúde do gato.
Apesar de parecer um pouco óbvio, essa é uma das formas mais eficazes de complementar o cardápio do seu pet. Os petiscos para gatos, assim como a ração, contêm nutrientes e vitaminas que são pensados propriamente para os gatos. Além disso, o seu pet com certeza vai amar esse petisco porque é produzido com aromas e gostos que agradam muito o paladar e o olfato deles.
Fique sempre atento à alimentação do seu gato e lembre-se que, antes de qualquer coisa, a ração deve ser a base da alimentação dele, para que ele consiga se desenvolver e ser um pet sempre muito saudável!
Gostou do conteúdo? Veja outros posts sobre cuidados com gatos: