Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato gripado: aprenda a prevenir e tratar a doença

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gripe em gatos existe e deve ser tratada
Ao perceber seu gato gripado, leve-o até um veterinário

Encontrar o gato gripado sempre é motivo de preocupação para os tutores de felinos.  Assim como nós, os animais também podem sofrer com gripes e resfriados, por isso nós vamos contar tudo o que você precisa saber sobre gripe felina e como cuidar do seu animal de estimação. Confira!

Gripe felina: o que é?

A gripe felina, também conhecida pelo nome de rinotraqueíte felina, é causada por vírus chamados herpesvírus ou calicivírus felino. Esses dois são os responsáveis pelos espirros, secreções e sintomas que indicam que um gato está gripado.

É importante lembrar que a gripe em gato pode ser perigosa, pois ela pode se tornar a porta de entrada para bactérias oportunistas. Nessa situação, qualquer descuido pode fazer a gripe felina evoluir para doenças mais graves como, por exemplo, pneumonia.

Por isso, o tutor precisa ficar atento a qualquer sintoma de que o gato está gripado. Normalmente ela afeta animais mais jovens e sua duração pode variar de uma a quatro semanas de acordo com o vírus responsável pela gripe felina.

Rinotraqueíte felina: modo de contágio

De maneira geral, há dois modos de transmissão que deixam o seu gato gripado. O contágio da gripe felina pode acontecer pelo contato direto com um felino doente ou com superfícies como bebedouro ou comedouros compartilhados, que podem estar infectados com o vírus.

Após o vírus entrar em contato com o organismo do gato, ele permanece silencioso por até duas semanas. Só então que os primeiros sinais de gripe em gatos ficam mais visíveis para os tutores.

Até por isso, a rinotraqueíte felina merece toda a atenção dos tutores, principalmente aqueles que têm mais de um animal de estimação no mesmo ambiente. Então, mesmo sem apresentar sintomas, o gato pode estar gripado e transmitir a doença para seus irmãozinhos. Cães e seres humanos estão livres do contágio com a gripe felina.

Gripe em gato: principais sintomas

Gato enrolado em uma manta
sonolência, apatia e secreção nasal são os principais sintomas de gato gripado

O primeiro passo para cuidar do bem-estar do gato com gripe passa por reconhecer que há algo errado com ele. Os principais sintomas de que há um gato gripado em casa são:

  • tosse;
  • espirros;
  • secreções nasais;
  • secreções oculares;
  • febre;
  • perda de apetite.
  • apatia;
  • sonolência;
  • queda brusca do apetite;
  • piscadas involuntárias (Blefarospasmo);

Atenção: ao perceber qualquer sinal de gripe em gato, consulte um médico-veterinário de confiança. Dessa maneira é possível evitar que o seu animal sofra com tratamentos mais longos ou contra doenças oportunistas.

Gato gripado: como tratar?

O seu gato está gripado e você deseja saber como tratá-lo? É muito simples! Por não existir um medicamento específico para gripe felina, o tratamento convencional é realizado com administração de antibióticos que pode ser complementada com remédios antitérmicos.

Além disso, para permitir a pronta recuperação do felino, o tutor precisará manter as vias aéreas do pet livres. Para isso, o mais indicado é realizar a limpeza periódica do nariz do gato com gripe com soro fisiológico.

Esse tipo de tratamento para gripe felina é o mais comum em gatos adultos. Animais de estimação filhotes, idosos ou que tenham algum tipo de doença, requerem um tratamento mais delicado com suporte nutricional e/ou terapia intensiva.

Saiba como prevenir a gripe felina

gato comendo ração no comedouro
Uma maneira prevenir gato gripado é fazer a higienização de comedouros e bebedouros

A melhor maneira de tratar um gato gripado é atuar na prevenção da gripe felina. A primeira recomendação é por meio da vacinação periódica do animal, que começa a partir da nona semana de vida.

Depois das três primeiras doses, o indicado é fazer um reforço da vacina uma vez por ano. Além disso, cuidados simples como fazer a higienização de comedouros e bebedouros são essenciais para atuar na prevenção da Rinotraqueíte felina.

E não se esqueça, em casas com mais de um felino, cada pet deve ter o seu próprios acessórios de higiene e alimentação. Ficou com alguma dúvida sobre como cuidar e evitar gato gripado em casa? Então deixe um comentário para a gente!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Simone disse:

    Boa noite estou com os meus gatos, expirrando e com tosse,já dei chimetril 50 mg e não adiantou,o q eu poderia dar de medicação?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Evite medicar o seu pet por conta própria. Isso porque, apesar da boa vontade em ajudar o animalzinho, você pode piorar a situação. Converse com um veterinário, pois somente o profissional pode receitar mediações ao animal.

Deixe o seu comentário