Hamster doente? Veja como cuidar dele

Compartilhar:


Os roedores são um dos animais mais discretos que existem, portanto, reconhecer um hamster doente pode não ser uma tarefa fácil. Nem sempre é possível constatar logo de cara se o pequeno está com medo, dor ou apenas tendo um dia ruim.

Porém, com um olhar um pouco mais minucioso e atento, qualquer tutor pode identificar um hamster doente. É justamente nesse sentido que trouxemos um conteúdo para ajudar você a reconhecer isso de maneira mais simples.

Acompanhe o artigo e aprenda a cuidar cada vez mais de seu hamster!

Como reconhecer um hamster doente?

Existem alguns pontos fundamentais que mudam no animal, desde o seu comportamento diário, até os detalhes estéticos como a perda de pelo. Abaixo trouxemos algumas dicas para reconhecer isso de maneira mais simples.

Perda de pelo

A maior característica de um hamster é justamente a aparência peluda e encantadora. Dentre todos os seus atributos, podemos dizer que esse é o que mais se destaca entre os demais. Portanto, caso o pet esteja com uma perda de pelo excessiva, pode ser que ele esteja doente.

Mesmo que a perda de pelo seja normal entre os roedores, caso ele esteja doente, a perda será diferente. Observe se seu amigo está com manchas sem pelo em seu corpinho e procure um veterinário de confiança imediatamente.

Hamster doente? Veja como cuidar dele

Perda de apetite

Outra característica forte do hamster é que ele é reconhecido como um pet que come bastante. Mesmo que sejam fofinhos, eles costumam comer de maneira moderada, ou seja, a sua perda de apetite, com certeza, é uma forma de reconhecer um hamster doente.

A boa alimentação é um dos fatores principais para manter a boa saúde do animal. Além de ser a causa para diversas doenças, sem a nutrição adequada, ele não tem forças para se recuperar.

Aparência descuidada

A má fama dos roedores sempre os perseguiram, mas não se engane com isso. O hamster é um dos animais mais higiênicos que existem e essa também pode ser uma característica que mostra que ele está doente. A sua organização vai desde o próprio corpo até a sua gaiola, cada coisa em seu devido lugar.

Ou seja, caso perceba que tanto a gaiola quanto o próprio hamster está com a aparência descuidada, é bom que você procure um veterinário. Ele só deixa de cuidar da própria higiene quando está com problemas de saúde.

Como cuidar do hamster doente?

Reconhecer os sinais de um hamster doente é o passo mais útil dessa jornada. Mas, quando se trata de alguém especial, aquele velho ditado vem à tona: “é melhor prevenir, do que remediar”, certo? Não é difícil evitar que ele fique doente, com os cuidados certos.

De fato, especialistas em hamster dizem que o cuidado com o ambiente e uma boa rotina de exercícios fazem com que esse animal tenha a sua saúde sempre em dia. Além disso, pontos como a alimentação de qualidade se tornam de extrema importância para que ele tenha uma saúde de ferro durante sua vida toda.

Hamster doente? Veja como cuidar dele

Por fim, cuidar de um hamster pode ser uma tarefa fácil e divertida, quando se observa toda a rotina deste animal incrível. Portanto, a dica principal que gostamos de reforçar é justamente observar o seu pet, e quando vir alguma anormalidade, procure um veterinário.

Para mais conteúdos relacionados à vida dos pets, confira o nosso blog!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário