Aprenda a fazer a sua horta vertical apartamento

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
horta vertical apartamento

Ter a própria horta é o sonho de muitas pessoas. A missão parece impossível para quem mora em lugares pequenos, mas isso não é verdade. A horta vertical apartamento tem sido uma tendência para otimizar o espaço de quem vive em centros urbanos.

Além de trazer vida ao ambiente, a horta vertical apartamento é uma maneira de inserir hábitos mais saudáveis em sua rotina.

Há uma variedade de recipientes que você pode utilizar para plantar, como vasos, latas, caixas de madeira e garrafas pet.  Todos eles devem ter um furo no fundo para ocorrer o escoamento de água, evitando o apodrecimento da raiz. 

Como começar a plantar a horta vertical apartamento?

Antes de tudo, você precisa decidir os temperos e ervas que vai plantar. Escolha aqueles que você costuma utilizar em suas refeições.

Há opções como tomate-cereja, orégano, pimentas, cebolinha, manjericão e alecrim. Também existe uma diversidade de chás: hortelã, erva-cidreira, sálvia e camomila.

Será preciso inserir no fundo de um vaso ou jardineira a argila expandida. Após, coloque uma manta geotêxtil para a drenagem. A manta ampara a terra e evita o escoamento quando for necessário regar as plantas.

Tipo de terrapara horta vertical apartamento

Para plantar as sementes, você precisará utilizar uma terra vegetal e fertilizantes. Mantenha a terra fofa para que as raízes possam se desenvolver.

Também é recomendável realizar o fortalecimento com compostos orgânicos, húmus de minhoca, além de cascas de frutas (maçã e banana). Os fertilizantes são importantes, pois promovem a nutrição das plantas.

Manutenção

A frequência com que você deve regar irá variar de acordo com as plantas que compõem a sua horta vertical apartamento. Alguns exemplos são o tomilho e o manjericão.

Enquanto o primeiro pode ficar até um dia sem água, o manjericão precisa ser regado duas vezes ao dia. A hortelã deve ficar com o vaso sempre úmido.

O orégano precisa ser regado de duas a três vezes por semana; o tomate-cereja, quatro; camomila e erva-cidreira, três vezes na semana.

Outro fator essencial para a sua horta vertical apartamentoé a exposição à luz solar. As plantas devem receber luz durante certo tempo, ao menos seis horas.

Escolha locais no apartamento que recebem muita iluminação, como a sacada ou perto de uma janela em que os raios solares batem com intensidade. Se não houver um lugar com muita exposição solar, tome cuidado com o excesso de água, pois a água levará mais tempo para evaporar.

Estrutura

As estruturas que vão suportar os vasos podem ser de madeira, ferro ou prateleiras. Há a possibilidade de fixá-las na parede, utilizar escadas e até mesmo estantes. Nesse momento, é preciso estar atento à capacidade da estrutura para suportar os vasos.

Ideias

Esse é o momento para usar a criatividade. A horta vertical apartamento permite a utilização de ideias originais, capazes de agradar os mais diferentes gostos. Desde os mais clássicos até os mais modernos podem achar maneiras de fazer uma horta vertical.

Você pode utilizar bolsões artesanais, vasos coloridos, placas para indicar o nome da planta, caixotes de madeira, material reciclável, vasos de barro e até reaproveitar xícaras não mais utilizadas.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi sobre horta vertical apartamento? Confira outros temas que podem te interessar:

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário