Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Horta vertical: como fazer em casa?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
horta vertical com treliça de madeira

O jardim ou a horta vertical são ótimas opções para quem vive em uma casa com metragem reduzida ou um apartamento pequeno. As vantagens são muitas! Levar o verde para os ambientes internos auxilia no relaxamento e torna qualquer cômodo mais aconchegante. Você sabia que as plantas ajudam até na criatividade?

Além disso, as plantinhas ajudam na decoração de ambientes reduzidos, adicionando cor e vida em salas, quartos, cozinhas, varandas ou onde você desejar! Por fim, ter uma horta vertical em apartamento também é muito saboroso! Isso mesmo! Esses pedacinhos de natureza são parceiros na hora de produzir pratos com temperos frescos e gostosos.

As vantagens são muitas, que tal conhecer um pouco mais sobre essa forma de plantio e aprender a fazer diferentes modelos de hortas verticais?!

Onde instalar a horta vertical?

Também conhecida como horta suspensa, esta técnica consiste em realizar o plantio verticalmente aproveitando paredes de diversos ambientes. Para dar início nesta deliciosa atividade, escolha um local que receba luz pelo menos em um momento do dia. Pode ser na sua varanda, na cozinha ou na parede que você quiser!

Montar a sua hortinha na cozinha é muito prático, pois os temperos ficam à mão de quem está cozinhando. Já escolher a sala também é uma boa opção por causa do aroma delicioso proporcionado por ervas como manjericão e alecrim. Além disso, sua horta vertical pode ser muito decorativa e completar o estilo do ambiente.

Por fim, a varanda costuma ser um dos locais preferidos dos jardineiros de apartamento. A incidência de sol favorece o crescimento e a saúde das plantas.

Local escolhido? Antes de colocar as mãos na terra, fizemos uma lista de tudo o que você vai precisar para iniciar o plantio:

Equipamentos em mãos? Vamos escolher quais as melhores sementes e mudas para seu jardim vertical de temperos, hortaliças e vegetais.

Quais as melhores plantas e temperos para o jardim vertical?

plantas para horta vertical
Temperos, frutas e legumes.. escolha as plantas que você mais gosta para sua horta vertical

Basicamente não existem limitações de plantas e temperos para uma horta vertical em apartamento. A dica é escolher aqueles temperos e hortaliças que você mais gosta de usar na cozinha. Salsinha, cebolinha, manjericão e coentro estão entre os preferidos. Você também pode plantar cenoura, tomate e até morangos.

Atenção para algumas dicas que vão deixar sua hortinha sempre saudável e linda:

Apesar de lindos quando grandes, os temperos precisam ser podados periodicamente. Não tenha receio de pegar folhinhas e cortar um maço para incrementar uma receita.

Cuidado com as plantas que você colocará juntas em floreiras. O manjericão deve sempre ser plantado separado. Já o alecrim, o tomilho e a sálvia ficam ótimos juntos.

Além das hortas verticais, o jardim vertical é outra grande ideia para deixar seu apartamento cheio de vida. Cactos e suculentas são plantas resistentes para apartamento e que não precisam de tanta dedicação. São boas indicações para você iniciar seu plantio.

Aprenda como montar a sua hortinha

A montagem da sua horta suspensa depende muito do espaço e do resultado final que você quer obter. Antes de começar, desenhe o local em um papel e coloque todas as medidas necessárias. Esse pequeno projeto vai dar segurança e facilitar todo o processo.

Fixe a treliça de madeira na parede ou em outra superfície. Certifique-se que ela está bem presa e suportará todos os vasos. Quanto mais plantas, maior deve ser a fixação da horta vertical.

Hora de montar os vasos! Forre o fundo do recipiente com pedras e adicione a terra adubada. Coloque as sementes ou transfira a muda com cuidado. Complete com terra e irrigue a plantinha com um pouco de água. Fixe o vaso na treliça com a ajuda do suporte.

Horta vertical de garrafa pet

Se você é daqueles que adora soluções do tipo faça você mesmo, vai adorar a nossa dica para montagem de horta vertical com garrafa pet. Além de reaproveitar materiais que virariam lixo, você ainda terá uma hortinha autoirrigável!

Você vai precisar de garrafas pet de 2 litros, tesoura, barbante, terra e, é claro, as mudas!

O primeiro passo é lavar e secar as garrafas. Materiais limpos? Corte-as em duas partes de forma que seja possível encaixar a boca da garrafa, que deve permanecer com a tampa, na base.

Faça dois furos paralelos na base da garrafa. Eles devem ficar a uma distância de meio centímetro do topo. Corte dois pedaços de barbante de cerca de 50 centímetros e prenda cada um deles na base preparada anteriormente. Reserve essa parte.

Corte 4 pedaços de 8 centímetros de barbante. Faça um furo na tampa da garrafa e passe os 4 pedaços pequenos de barbante nele. Isso vai servir para puxar a água e manter a terra irrigada.

Prenda o vaso onde você desejar, coloque cerca de 3 ou 4 cm de água e encaixe a parte superior da garrafa pet com a tampa para baixo. Basta colocar a terra e a muda, e pronto!

Sua horta vertical sustentável está pronta, mas a jornada na jardinagem apenas começou.

Manutenção da sua horta

Cada planta possui uma frequência de regas diferente da outra. A dica é pesquisar para conhecer mais sobre cada uma delas. No caso do vaso autoirrigável de garrafa pet, mantenha o reservatório sempre com água e não molhe a terra.

Outro cuidado muito importante é a adubação. Invista um tempo para entender todas as necessidades da sua plantinha e sempre que perceber que o solo precisa de nutrientes, faça a adubação!

Gostou das dicas? Ter a sua própria horta ou jardim dentro do apartamento não é tão difícil e com certeza vai melhorar sua qualidade de vida, trazer harmonia para a sua casa e um conforto a mais para você relaxar pertinho da natureza.

Deixe suas dicas de como cuidar de uma horta vertical nos comentários!

Confira mais posts sobre jardinagem:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. ana maria disse:

    Adorei a matéria . Estou em Itanhaem e saindo para comprar as mudas . Já preparei o espaço para fixar os vasos.

  2. Rubem disse:

    hoje me despertou a vontade de fazer uma horta vertical na varanda e buscado ideias na rede encontrei esse blog e gostei mas ainda presiso apreder muito

  3. Mari Estela Santos Leite disse:

    Amei as dicas, já estou me preparando p/ fazer uma horta suspensa na minha casa, comer verduras orgânicas não tem preço.

  4. JEANE B FERREIRA disse:

    ADOREI. MUITO OBRIGADA.

  5. Camila disse:

    Ficou muito lindo muito obrigado mesmo isso é pra um trabalho da escola

  6. Eliel Pereira disse:

    AMEI MUITO A DICA. LOGO DE MANHÁ CEDO LENDO E TENDO BOAS IDEIAS. EU SEMPRE PENSEI EM FAZER ISSO, MAS Ñ TINHA A MENOR IDEIA. E VCS ME MOSREARAM Q É + DO Q POSSÍVEL. MUITO OBRIGADO! AGORA SEI O Q FAZER. VCS ENSINAM TUDO.

Deixe o seu comentário