Como plantar hortelã: aprenda aqui

Compartilhar:


hortelã
A hortelã possui diversos benefícios.

A hortelã pode ser visto como uma das plantas mais utilizadas do mundo. Isso porque, além de ser uma planta ornamental, ela ainda pode ser temperos, aromatizantes, chás, óleos e entre outros. 

Essa grande variedade de aplicações pode ser justificada pro conta da versatilidade da planta. Isto é, a hortelã é uma planta de fácil cultivo, que precisa apenas de muita umidade e luminosidade para crescer.  Saiba as principais dicas para ter hortelã na sua casa! 

Como plantar?

É comum que ao identificar os diferentes benefícios da hortelã, nos queremos tê-las em casa o quanto antes, né? Por isso, vamos por a mão na massa:

  • Escolha canteiros ou hortas ricos em matérias orgânicas. Caso a ideia seja plantar a hortelã em um vaso, certifique-se de que ele possui furos na sua base para que a drenagem ocorra e não danifique o crescimento da planta. O plantio é por meio de mudas ou ainda sementes. A recomendação é que o local com poucas correntes de ventos, que podem danificar a plante;
  • Seja no vaso ou no solo, tenha cuidado com o espaçamento entre as mudas ou sementes. Independente de qual seja a espécie, é recomendado um espaço de, no mínimo, 30 centímetros entre elas. 
  • A hortelã não precisa de muito espaço físico. O ideal é que ela fique instalada em um ambiente bastante luminoso. A planta é bem resistente e tolera diferentes condições climáticas, menos o congelamento do solo;
  • Essa é uma planta que depende de um solo bastante úmido para o seu crescimento, por isso, é recomendado regas diárias. Por isso, conte com equipamentos específicos para a irrigação da planta. 

Adubação do hortelã

hortelã
A hortelã é uma planta muito versátil.

Mais um cuidado importante no cultivo do hortelã é a sua frequência de adubação. É preciso estabelecer uma rotina de cuidados nesse tema. Por isso, conte com fertilizantes que oferecem grande nutrição para a planta. Ou seja, garanta os nutrientes necessários com o objetivo de favorecer o crescimento e, claro, produção das mudas. 

Uma forma assertiva de identificar se a planta necessita de fertilizantes é observando a sua aparência. As folhas amareladas ou estagnação do crescimento do hortelã são sinais claros que a plante necessita de nutrientes para o seu crescimento. 

Quando é a hora da colheita?

Realmente, ver os brotos crescendo causa uma certa ansiedade e queremos que logo chegue a hora da colheira. A produção é iniciada em aproximadamente 40 dias depois do plantio. Nesse período é comum que a hortelã se mostre bem desenvolvida e florescendo. Ou seja, quando o aroma e o sabor da hortelã estão mais intenso e o seu óleo essencial atingiu o ápice de concentração.

Para colher, conte com uma tesoura bem afiada. Selecione o ramo que pretende retirar e faça um corte nele a, cerca de cinco centímetros do solo. Após isso, descarte as folhas mais escuras e ainda os ramos velhos. Tomando o cuidado no corte do ramo, é possível que essa colheita seja realizada por até seis anos, sem a necessidade de novo plantio. 

Caso sua plantação esteja muito grande e o objetivo não dependa de uma grande quantidade de folhas, não é necessário a remoção de todo o ramo, mas apenas de algumas folhas. Selecione as que aparentam estar com um tom mais forte de verde e as remova com as próprias mãos, sempre com muito cuidado para não danificar o ramo.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Aranha de jardim: venenosa ou inofensiva?
Como fazer uma horta vertical em casa
Como cuidar de orquídea?
Herbívoros: conheça os bichinhos que só comem plantas

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário