
A hortelã pode ser visto como uma das plantas mais utilizadas do mundo. Isso porque, além de ser uma planta ornamental, ela ainda pode ser temperos, aromatizantes, chás, óleos e entre outros.
Essa grande variedade de aplicações pode ser justificada pro conta da versatilidade da planta. Isto é, a hortelã é uma planta de fácil cultivo, que precisa apenas de muita umidade e luminosidade para crescer. Saiba as principais dicas para ter hortelã na sua casa!
É comum que ao identificar os diferentes benefícios da hortelã, nos queremos tê-las em casa o quanto antes, né? Por isso, vamos por a mão na massa:
Mais um cuidado importante no cultivo do hortelã é a sua frequência de adubação. É preciso estabelecer uma rotina de cuidados nesse tema. Por isso, conte com fertilizantes que oferecem grande nutrição para a planta. Ou seja, garanta os nutrientes necessários com o objetivo de favorecer o crescimento e, claro, produção das mudas.
Uma forma assertiva de identificar se a planta necessita de fertilizantes é observando a sua aparência. As folhas amareladas ou estagnação do crescimento do hortelã são sinais claros que a plante necessita de nutrientes para o seu crescimento.
Realmente, ver os brotos crescendo causa uma certa ansiedade e queremos que logo chegue a hora da colheira. A produção é iniciada em aproximadamente 40 dias depois do plantio. Nesse período é comum que a hortelã se mostre bem desenvolvida e florescendo. Ou seja, quando o aroma e o sabor da hortelã estão mais intenso e o seu óleo essencial atingiu o ápice de concentração.
Para colher, conte com uma tesoura bem afiada. Selecione o ramo que pretende retirar e faça um corte nele a, cerca de cinco centímetros do solo. Após isso, descarte as folhas mais escuras e ainda os ramos velhos. Tomando o cuidado no corte do ramo, é possível que essa colheita seja realizada por até seis anos, sem a necessidade de novo plantio.
Caso sua plantação esteja muito grande e o objetivo não dependa de uma grande quantidade de folhas, não é necessário a remoção de todo o ramo, mas apenas de algumas folhas. Selecione as que aparentam estar com um tom mais forte de verde e as remova com as próprias mãos, sempre com muito cuidado para não danificar o ramo.
Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:
Aranha de jardim: venenosa ou inofensiva?
Como fazer uma horta vertical em casa
Como cuidar de orquídea?
Herbívoros: conheça os bichinhos que só comem plantas