Hospital veterinário: o que você precisa saber

Compartilhar:


Hospital veterinário: o que você precisa saber

A primeira coisa a esclarecer é que um hospital veterinário é diferente de uma clínica veterinária. Não é nem uma questão de ser melhor ou pior, mas sim as variações entre os focos de atendimento, que mudam um pouco de um estabelecimento para o outro.

O hospital veterinário, em comparação a uma clínica veterinária, tende a ter um número maior de profissionais atuando simultaneamente, por exemplo. As especialidades dos profissionais que atuam no hospital veterinário também são bastante diversas, enquanto nas clínicas veterinárias a maior concentração é de médicos veterinários com foco na clínica geral e no atendimento ambulatorial.

Características gerais do hospital veterinário

Características gerais do hospital veterinário

Assim como as clínicas, o hospital veterinário pode oferecer acompanhamento preventivo da saúde dos animais. Nesse sentido, estão incluídas as consultas de rotina para orientação dos tutores quanto à qualidade e quantidade de alimento que um determinado pet precisa, às vacinas que o pet deve tomar, ao uso de vermífugos e antiparasitários, entre outros tratamentos considerados de rotina.

Além disso, o hospital veterinário costuma ter uma estrutura ampla para permitir a realização de cirurgias de diferentes graus de complexidade, além de internações de pacientes e exames mais elaborados, inclusive aqueles que exigem que o paciente esteja sedado.

O papel do hospital veterinário na sociedade

As clínicas veterinárias muitas vezes podem ter um perfil mais local, com foco no atendimento a bairros ou pequenas regiões das cidades. Já o hospital veterinário é uma referência em uma região mais ampla, que pode abranger diversos bairros ou até mais de uma cidade.

O hospital veterinário também tem uma função muito importante na formação e especialização dos profissionais que atuam na medicina veterinária. Tanto os médicos, quanto os auxiliares, têm oportunidades para desenvolver suas competências e ampliar seus conhecimentos com a atuação em casos mais complexos, além de terem contato com um volume maior de pacientes. Isso certamente lhes dará mais experiência e promoverá mais segurança nas decisões que tomarão com seus próprios pacientes no futuro.

O hospital veterinário e a promoção da saúde

O hospital veterinário e a promoção da saúde

A promoção da saúde é um conceito que a Organização Mundial da Saúde busca promover em todas as suas esferas. Consiste em capacitar as pessoas, como indivíduos, e também as comunidades de que fazem parte, para que estejam mais bem informados e preparados para atuar no combate e prevenção às doenças, especialmente as zoonoses, ou seja as doenças que podem ser transmitidas de um animal para um ser humano.

O hospital veterinário, nesse caso, é um importante agente de promoção da saúde pois deve atuar como referência na comunidade em que está inserido. As campanhas de vacinação contra raiva, de castração, de manutenção da higiene dos animais domésticos e dos locais em que habitam, são alguns exemplos de ações em prol da saúde que podem ser promovidas pelos hospitais veterinários.

As SPets são clínicas veterinárias

A SPet é uma rede de clínicas veterinárias parceira da Cobasi que oferece atendimento de qualidade a gatos, cachorros e animais silvestres.

Saiba mais sobre a SPet aqui.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário