A Cobasi tem como um dos seus valores o compromisso com a transparência, a verdade, e nesse valor a Cobasi construiu uma história de quase 39 anos no mercado de varejo brasileiro. Construindo um relacionamento sincero com seus clientes, colaboradores e fornecedores.
Sobre o ocorrido com os pequenos roedores, aves e peixes na loja Cobasi localizada no Shopping Praia de Belas, desde o início comunicamos às pessoas a perda das vidas dos pequenos roedores, aves e peixes ornamentais, fato que nos deixou profundamente tristes.
Ainda lamentando a situação sem precedentes, temos sido constantemente surpreendidos por pessoas agindo de má fé, contando inverdades sobre o ocorrido.
Diante disso optamos por contar a nossa versão dos fatos, que podemos comprovar a veracidade e que decisões foram, sim, tomadas para proteger a vida dos colaboradores e animais da loja. Esta versão é também a que estamos apresentando nos autos.
No dia 3 de maio às 12h, o Shopping Praia de Belas encaminhou uma primeira circular aos lojistas informando que, naquela data, o funcionamento das lojas era facultativo devido às condições climáticas.
Às 19h36 do mesmo dia, o Shopping Praia de Belas encaminhou uma segunda circular informando que a partir daquele horário, o shopping estaria fechado até o final do dia. Observa-se que a medida seria válida apenas para aquela data. Paralelo a circular, tomamos conhecimento de que os funcionários do shopping montaram uma barreira com sacos de areia na porta da loja, de mais ou menos 50 cm.
Fotos – Entrada subsolo – sacos de areia colocados na porta da loja pelos funcionários do shopping – dia 03 de maio às 19h30
Como não havia qualquer indicação da magnitude do desastre que acometeu o estado do Rio Grande do Sul, os colaboradores da loja tomaram todas as providências para garantir que as aves, pequenos roedores e peixes estivessem em altura segura, com as informações disponíveis no momento. Além disso foram reforçadas a alimentação e água desses animais, para garantir sua sobrevivência até o retorno dos colaboradores que, com base nas informações oficiais disponíveis naquele momento, deveria ocorrer num espaço breve de tempo.
Tudo foi colocado acima de 1 metro de altura no mesmo salão. Em relação aos computadores e outros equipamentos eletrônicos, cabe destacar que a gerência da loja solicitou que apenas quatro CPUs que ficam nos caixas das lojas, o qual chamamos de checkout e por estarem próximas do chão, fossem colocadas em um carrinho de compras, que é mais alto. Não sabemos o motivo pelo qual esse carrinho foi levado ao mezanino, sendo que essas CPUs são equipamentos eletrônicos de menor importância em relação a todos os outros que permaneceram no salão inundado.
Os demais dispositivos da loja permaneceram em suas posições originais, por estarem a 1 metro do chão tais como: monitores, teclados, impressoras de cupom fiscal, máquinas de cartões de crédito/débito, leitores de preço e outros tantos computadores e equipamentos que fazem parte da operação da loja. Todos estes acabaram sendo atingidos posteriormente pela água e pela lama.
No dia 4 de maio, às 7h13 as gerentes da loja Praia de Belas receberam pelo WhatsApp em um grupo denominado “Comunicação com lojistas” uma mensagem da Gerente Geral do Shopping advertindo expressamente que os lojistas “não tentem acessar o shopping”, solicitando, na mesma mensagem, que a advertência fosse “reforçada as equipes de funcionários de cada loja”. Neste grupo, somente o Shopping encaminha mensagens e comunicados, o grupo é bloqueado para envio de respostas.
Preocupada com os animais que estavam no local, uma das gerentes da loja foi ao shopping apesar da advertência. Ela foi impedida de acessar o shopping de carro, e, portanto, deixou o veículo em outro local, porém foi barrada, já a pé, pelos seguranças em duas entradas diferentes.”
Às 14h do dia 4 de maio, o Gerente de Marketing do shopping ligou para a gerente da loja informando que estava entrando água na loja, com altura de dois dedos.
Às 15h, houve outra ligação dizendo que aguardariam mais informações no shopping.
Às 18h28, a gerente da loja Cobasi Praia de Belas indagou por mensagens o Gerente de Marketing do shopping sobre o nível de água. A resposta obtida foi de que não era possível informar sobre o interior da loja, porém o estacionamento do subsolo, no mesmo andar e nível da loja, estava estabilizado.
Assim, entendeu a gerência da loja que não correria o risco de inundação, pois a água estava estabilizada.
Às 18h56, ainda no mesmo dia 4 de maio, o Shopping enviou uma nova circular informando que não operaria nos dias 5 e 6 de maio.
Às 19h10 do dia 4 de maio a gerente geral do Shopping informou no grupo do Whatsapp “Comunicação com lojistas” sobre apenas uma existência de infiltração de água no subsolo e G1, destacando expressamente “situação administrada”.
No dia 6 de maio às 12:01 a gerente geral do Shopping encaminhou no grupo do Whatsapp “Comunicação com lojistas” um comunicado retificando que o shopping permaneceria fechado naquela data e, novamente, informando que estavam “administrando infiltrações no estacionamento, ambos vazios” e que “Não estamos medindo esforços para manter a situação sob controle”.
Às 20h31 do dia 6 de maio o gerente de marketing do shopping encaminhou uma mensagem no grupo do Whatsapp “Comunicação com lojistas” ratificando que o shopping permaneceria fechado até que fosse possível reabrir “com segurança para lojistas, funcionários e colaboradores”.
Posteriormente tivemos o conhecimento que, provavelmente, na madrugada de 5 de maio, a entrada de água na Cobasi chegou aos 3,5 metros de altura, atingindo o teto da loja. Não condizendo com a informações que tínhamos da estabilidade da água no estacionamento.
Gostaríamos de ressaltar que:
– A proporção do evento climático no Rio Grande do Sul foi devastadora, o que provocou diversas inundações sem precedente em várias cidades do estado, com perdas significativas de vidas humanas e de animais. E, infelizmente, também não tivemos nenhuma informação que nossa loja no Praia de Belas, sofreria uma inundação até o teto resultando no falecimento dos pequenos roedores, aves e peixes no local.
– Não havia cães e gatos no local, destacamos isso não porque consideramos que vida de cães e gatos sejam mais importantes que de outros animais, mas para esclarecer as notícias falsas sobre o ocorrido.
– Não protegemos objetos em detrimento a vida. A inundação destruiu quase a totalidade de equipamentos e produtos da loja.
Fotos – Frente de caixa -equipamentos destruídos
Fotos – Sala da gerência equipamentos destruídos
Fotos – Salão da loja
– Com base nas informações fornecidas pelo shopping Praia de Belas, não levamos os animais ao mezanino, pois consideramos que eles estavam seguros. Da mesma forma, toda a mercadoria e os equipamentos eletrônicos também não foram deslocados.
– A gerência da loja manteve-se sempre em contato com a direção do Shopping sendo informada, em todas as oportunidades, de que a situação estava controlada e que, a despeito disso, os acessos às suas dependências não estavam autorizados por razão de segurança.
A Cobasi lamenta profundamente o ocorrido. A empresa ressalta que está colaborando com as investigações realizadas pelas autoridades e que irá comprovar todas as informações expostas nos autos.
Iniciativas sociais da Cobasi
Há mais de 25 anos, a Cobasi atua em parceria com ONGs de proteção animal, tendo sido pioneira no setor em estabelecer esses vínculos, e luta pela garantia de qualidade de vida de todos os pets, independentemente das espécies.
Desde o agravamento da situação no Rio Grande do Sul, a Cobasi doou 20 toneladas de ração e 4,8 toneladas de areia higiênica para gatos para ONGs parceiras e grupos de resgate que estão atuando no local. Em colaboração com outras instituições, foram enviadas mais de 500 caminhas, além de caixas e bolsas de transporte, roupas cirúrgicas, petiscos, roupinhas, cobertores, colchonetes, antipulgas, vermífugos, vacinas, mais de 400 cestas básicas, colchonete e cobertores. Contribuímos também com a logística para a chegada de 4 carretas de água e outras doações para o Rio Grande do Sul.
A empresa também contribuiu para a construção de um abrigo emergencial para 200 animais em um shopping local. Adicionalmente, 14 lojas no Rio Grande do Sul estão recolhendo itens para pets e entregando a ONGs parceiras que atuam na região. Ainda, 24 lojas no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília estão arrecadando, além de itens para pets, água, produtos de higiene e beleza, roupas íntimas, roupas de camas, colchonetes, fralda e leite em pó para as pessoas afetadas.
Temos um total de 426 colaboradores no Rio Grande do Sul. Muitos deles estão em situação de vulnerabilidade, tal qual grande parte do povo gaúcho. Com isso, adiantamos o 13º salário, enviamos cestas básicas e realizamos uma força tarefa entre os colaboradores de São Paulo, onde arrecadamos roupas, alimentos e itens de higiene que foram enviados para o Sul.
A Cobasi continuará a contribuir no apoio e assistência a todos no Rio Grande do Sul.
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