Jardim de casa, tudo sobre esse espaço mágico

Compartilhar:


Jardim de casa: você ajuda, a natureza faz

Um dos melhores lugares para cuidar da saúde é no jardim de casa. E entenda saúde aqui em seu sentido mais amplo. O jardim ajuda na saúde mental, ajuda na saúde do corpo e ajuda na saúde da casa.

E isso tudo se torna ainda mais evidente quando precisamos passar longos períodos dentro de nossos lares. O interesse pelo jardim de casa cresceu muito nos últimos anos e com isso cresceu também a necessidade das pessoas de lidarem e entenderem melhor a natureza. E esta é uma boa notícia.

A dica fundamental para o jardim de casa

Antes de mais nada você precisa nutrir o seu amor pelas plantas. Para isso é preciso entender com quais delas você se relaciona melhor. Não comece um jardim pensando em sua finalidade. Comece pela afinidade.

Afinal é isso que vai determinar sua dedicação à vida crescendo ali. Porque um jardim precisa de um jardineiro. Portanto, se você quer que o jardim da casa faça parte do seu cuidado com a saúde, cuide da saúde dele.

Para isso é importante escolher as plantas com as quais você se encanta. Não é obrigatoriamente necessário começar pelas plantas mais fáceis, mesmo que você não entenda nada de jardinagem.

Se você se apaixonar por suas plantas vai querer que elas cresçam fortes e saudáveis e logo estará seguindo a principal dica para cuidar do jardim de casa: dedicação.

Afinal você vai precisar acompanhar a saúde do solo, a quantidade de água, a qualidade da luz, os sinais de bichos que fazem mal à planta, bem como aqueles que a fazem mais forte. Isso, porém, não significa trabalho, mas atenção.

Como começar?

De fato, é possível ter um jardim de casa muito bem cuidado com pouco trabalho. No fim das contas, você só precisa ajudar as plantas a receber as melhores condições de crescimento e o resto do trabalho elas mesmas farão. Um bom jardim virá da combinação entre boa água, boa luz e bom solo.

Para começar, então, estude o local onde ficará o jardim de casa. Quantas horas de sol ele recebe por dia? Como é o clima na sua região? Há animais indesejados por perto que poderão danificar seu jardim? Tenha tudo isso anotado e pensado antes de qualquer passo.

Essas condições locais do jardim da casa são elementos que você dificilmente conseguirá mudar. Há maneiras, no entanto, de lidar com eles. Você pode usar telas contra animais invasores, lâmpadas que imitam a luz do sol para ajudar na fotossíntese ou estufas para construir microclimas apropriados, por exemplo.

Cuidando da terra

Todo mundo pode ajudar a cuidar da terra

Depois de entender o ambiente do seu jardim de casa, é hora de colocar a mão na massa. Seu trabalho agora será o de cuidar da terra. Aqui há, basicamente, dois modelos para escolher. Arar ou cobrir a terra.

A aragem ajuda na aeração necessária para o desenvolvimento das raízes, mas danifica a saúde do solo matando a microbiota benéfica. Por outro lado, a cobertura exige muito material de compostagem, mas é uma forma de conseguir um solo saudável imediatamente.

Escolhendo as plantas para o jardim de casa

Cada planta, porém, vai demandar um tipo de solo específico. Você pode preparar canteiros com solos de ph diferente, com mais ou menos detrito orgânico, etc.

Se o que você quer é uma horta, aposte em um solo fértil e fofo. Se quiser um jardim de cactos, o solo deve ter terra adubada, areia e pedras. 

Para começar você pode montar seu jardim com plantas que exigem o mesmo sistema de rega. Assim fica mais difícil errar na quantidade de água e mais fácil de criar o hábito de cuidado.

Porém, se você não sabe por onde começar, que tal apostar em plantas resistentes como espada-de-São-Jorge, cactos e suculentas? Elas não demandam tanto cuidado e trazem vida ao jardim da casa. 

Acessórios indispensáveis

Agora que você já entendeu sua função no jardim e o tipo de relação que precisa ter com as plantas, está na hora de escolher as ferramentas certas. Elas irão garantir um bom manejo e facilitar sua vida.

Para cuidar do solo você precisa de uma pá de jardineiro e rastelo. Se possível invista em um bom medidor de ph para fazer as correções necessárias.

Já para as plantas, bastam um borrifador e alicate de poda. O último acessório indispensável para cuidar do jardim da casa é, claro, um regador.

Com esses instrumentos em mãos, o conhecimento afinado e o carinho bem nutrido, você tem tudo para criar um lindo jardim em sua casa.

Gostou de conhecer os segredos do jardim? Confira mais dicas sobre jardinagem nos posts que separamos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário