Lenço umedecido: higienizações rápidas e sem traumas

11 de março de 2021

Saúde e Cuidados
Criança e cachorro em sofá amarelo com lenço umidecido

O lenço umedecido é um ótimo companheiro quando se trata da higienização dos pets. Além disso ele funciona muito bem em situações em que o banho a seco é a melhor opção. 

Os banhos são muito importantes para os pets, no entanto, quando dado em excesso pode causar dermatites e até queda dos pelos. Além disso, para os animais que não são muito chegados ao banho, como é o caso dos gatos, o banho a seco com lenço umedecido pode ser menos estressante.

Não é indicado o banhos em filhotes muito pequenos, isso porque seu sistema imunológico ainda não está totalmente formado. No entanto, é necessário manter a higienização já que eles vivem se sujando. Desde que aprovados pelo médico veterinário, esses lencinhos ajudam muito, sem contar que deixam um cheirinho maravilhoso.

Como usar o lenço umedecido em cachorro e gato?

Os lenços umedecidos são ótimas alternativas para higienizar as patas do cachorro após um passeio na rua ou no parque. Além disso, ele também é muito indicado para a limpeza do bumbum e genitais do animal após ele fazer as necessidades. 

Algumas raças mais peludas, tendem a permanecer com o cheiro da ração nos bigodes após as refeições, o lencinho umedecido pode ser um grande aliado a limpar a região e promover uma fragrância mais agradável

O lenço umedecido pode realizar um banho a seco tanto no cachorro quanto no gato, com ele é possível percorrer todo o corpo do animal para remover a sujeira dos pelos e patas. É importante fazer movimentos suaves na hora desse procedimento para evitar que o animal se sinta agoniado ou estressado. 

Como todo mundo sabe, os gatos e água são uma briga eterna, no entanto, com os lenços umedecidos é possível realizar este banho a seco de maneira menos estressante e mais relaxante ao animal. 

Mas vale ressaltar que o lenço umedecido não exclui a necessidade de um banho de verdade. O banho promove uma limpeza mais profunda no animal, portanto, esporadicamente ele é fundamental. 

Para a região dos olhos, é melhor não realizar uma limpeza com o lenço. Nesse caso, o melhor mesmo é buscar o auxílio de um algodão umedecido com soro fisiológico.

Posso usar lenço umedecido para limpar filhote recém-nascido?

cachorro e gato abraçados

Cuidar da higiene dos filhotes pode não ser tão simples quanto parece. Quando recém nascidos, esses animais devem ser limpos apenas através das lambidas de sua mãe e no máximo recos com uma toalha macia. 

Nos primeiros meses de vida os filhotes possuem uma pele muito frágil e o sistema imunológico pouco desenvolvido, dar um banho filhote com essa idade pode acabar comprometendo sua saúde, portanto não é recomendado. 

Alguns veterinários recomendam o banho a partir da vacinação completa, quando o pet tem aproximadamente três meses de vida. Nesses casos, o lencinho umedecido pode ser a saída dos tutores na hora de dar aquela limpadinha nos filhotes

No entanto, é preciso que o produto seja específico para animais, uma vez que o lenço para bebê pode fazer mal ao pet. 

Use apenas produtos específicos para pets!

Assim como os shampoos e sabonetes, os lenços umedecidos para humanos possuem uma composição química diferenciada, com um pH mais ácido do que a pele dos animais. Embora muita gente acredite que os produtos para bebê são mais suaves, ainda assim eles podem ser prejudiciais.

Os animais possuem uma formação celular diferente das nossas, portanto, é fundamental usar o produto adequado para o pet, dessa forma, além de limpinho ele fica livre de possíveis problemas de saúde, como alergias e dermatites. 

O que você achou deste conteúdo? Saiba mais sobre cuidados com pet no nosso blog: