Maine Coon: saiba tudo sobre a raça

Compartilhar:


Maine Coon deitado na torre para gato

É impossível não se impressionar ao ver um Maine Coon. A raça é considerada uma das maiores entre os felinos domésticos. Também pudera, esse gato pode chegar até a um metro de comprimento! Tudo o que ele tem de tamanho, também tem de fofura! Esse gato gigante de orelhas pontudas é dócil e carinhoso.

Além de muito maior que a maioria dos gatos domésticos, o Maine Coon macho pode chegar aos 16 kg. Ele é maior que muitas raças de cachorro! As fêmeas são um pouco menores e seu peso varia entre 6 e 10 kg.

Não é só o tamanho desse gato gigante que chama a atenção. A raça possui a pelagem densa e sedosa. Sua cauda é longa e imponente e as patas são compridas e graciosas.

Origem da raça Maine Coon

Seu nome deriva da sua semelhança com os guaxinins – ou racoon, em inglês -, espécie de mamífero selvagem americanos. Existem até lendas que dizem que esses grandes gatos se originaram de cruzamentos com os guaxinins.

Porém, a teoria mais aceita sobre o surgimento do Maine Coon é que a raça foi criada na Europa, mais especificamente na Noruega, e levada aos Estados Unidos pelos Vikings.

Hoje, esses gatos gigantes fazem o maior sucesso e conquistaram todo o mundo!

Características físicas e comportamentais

Este gigante chega a um metro de comprimento, possui porte robusto com pelagem densa e resistente ao frio. Os machos pesam cerca de 12 kg, podendo chegar aos 16 kg, e as fêmeas, 10 kg.

Encontrados em mais de 50 cores, a variação mais comum é a brown tabby, ou marrom tigrado. No entanto, o Maine Coon preto e o Maine Coon branco também são muito vistos por aí.

Por um lado ele é um felino gigante, mas por outro é dócil como um verdadeiro gatinho. O Maine Coon é ótimo como companhia e se adapta muito bem com outros gatos e até com cães.

Mesmo sendo um dos maiores gatos domésticos do mundo, o Maine Coon é uma excelente raça para se ter em apartamento ou casas pequenas.

Maine Coon preço

Um filhote de Maine Coon custa entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00. A raça pode ser encontrada em gatis brasileiros em diversas cores. É recomendável que seja feita uma visita ao local e o acompanhamento da documentação do animal antes da compra.

O Maione Coon filhote precisa de diversos cuidados, como vacinação, castração, acompanhamento veterinário e alimentação especial.

Como cuidar do gato gigante

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cuidar de um gato tão grande. Será que os cuidados são tão diferentes dos feitos com outras raças com tamanhos mais convencionais?

Assim como qualquer outro gato doméstico, o Maine Coon também precisa de alimentação de qualidade, visitas ao médico veterinário, caixa de areia e enriquecimento ambiental para manter a saúde e o bem-estar.

A quantidade de ração será proporcional ao seu peso e deve seguir as orientações da embalagem. A caminha e o arranhador devem ser um pouco maiores do que o normal, para acomodarem o gato com conforto. Escolha uma caixa de areia grande para que o seu Maine Coon consiga usar sem problemas.

Não se esqueça dos brinquedos! Esses são gatos muito divertidos e que adoram interagir com seus tutores.

Gostou de conhecer mais sobre o gato doméstico gigante? Conheça outras raças no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário