

O melhor amigo de Charlie Brown, a estrela dos quadrinhos ao lado do cãozinho Snoopy, é provavelmente o maior defensor do poder terapêutico e afetivo da manta: seu nome é Linus e ele nunca larga o seu cobertorzinho. Se nossos pets pudessem falar eles certamente dariam razão a Linus. Afinal, quem tem um bichinho em casa sabe que eles adoram uma mantinha.
Aliás, a natureza tem muitas regras que se repetem nas mais diferentes situações. Sempre é possível achar alguma semelhança entre nós e os outros animais, mas se existe um fenômeno em que nós nos parecemos muito é na hora de dormir. As melhores sonecas acontecem quando temos conforto e segurança.
Apesar de úteis, as mantas não são exatamente um item de primeira necessidade quando você vive em um lugar quente e o seu bichinho já tem camadas naturais de proteção contra o frio. Porém, se eles são muito pequenos, muito magros, muito novos ou têm poucos pelos, temperaturas baixas podem ser perigosas ou incômodas.
Por isso não tenha medo de escolher a melhor manta para seu gato ou cachorro. Afinal, eles também adoram o conforto gostoso de um cobertor fofinho e quentinho. Como as mantas existem nos mais variados tamanhos, cores e texturas, elas podem ser usadas até para dar um toque especial na decoração. Basta combiná-las com sofás, pufes, cadeiras e almofadas. Você e seu bichinho vão amar.
Para escolher a manta ideal, assim como a caminha para seu amigo, use o bom senso e o bom gosto. Existem alguns critérios que podem ajudar na decisão. Se o seu bichinho solta muito pelo ou tem problemas respiratórios talvez seja melhor uma manta menos felpuda.
Ou se você vive com animais mais gordinhos e peludos o ideal são mantas que não prendem tanto calor. No fim, basta optar por uma que seja bonita o suficiente para agregar valor ao ambiente e adequada às especificidades de seu pet.
Uma grande vantagem das mantas é serem simples e práticas. A maioria delas pode ir direto na máquina de lavar. Se a manta estiver com o cheiro muito forte deixe-a de molho em uma solução de vinagre branco, água e álcool por algumas horas. Depois é só lavar normalmente. Mas atenção: alguns bichinhos são muito sensíveis a odores e produtos químicos, então dê preferência aos sanitizantes anti-alergênicos e suaves.
Não se esqueça, se você descobrir pulgas ou carrapatos em seu pet é muito provável que descubra também nos lugares onde ele dorme. Por isso atenção redobrada na higienização das mantas caso seu bichinho esteja se coçando além do normal.
Para quem vive em regiões muito quentes talvez o melhor seja trocar a manta por um tapete gelado. Esses tapetes vêm com um gel especial que diminui a temperatura em até 5ºC. Não é exatamente o cobertorzinho do Linus, mas também deixa tudo mais confortável!
Quer conhecer outras maneiras de agradar seus bichinhos? Acompanhe nosso blog!