Música de cachorro: saiba o que seu pet gosta de ouvir

Compartilhar:


Saiba mais sobre música de cachorro

Você já ouviu falar de música para cachorro? Essa prática tem ganhado força nos últimos meses e já rendeu diversos estudos científicos, mas a pergunta que fica é: funciona mesmo? 

Do ponto vista geral, a relação da humanidade com a música acontece há muito tempo, em todos as culturas. Isso porque ela tem o poder de acalmar, motivar e proporcionar, inclusive, benefícios à saúde. E se a música já tem tantos efeitos em nós seres humanos, imagina o que ela não pode proporcionar aos cães que possuem o aparelho auditivo até melhor do que o nosso. 

Benefícios da música de cachorro

O som é um aspecto importante do ambiente dos animais e pode ter efeitos tanto positivos quanto negativo sobre eles. Da mesma forma que o barulho de um rojão pode deixá-los assustados e ansiosos, uma playlist de músicas relaxantes pode ajudar a acalmá-los. 

Dentre os benefícios da música para cachorro, os principais são a redução da frequência cardíaca, da ansiedade, da agressividade e da frequência respiratória. Em alguns casos, a música para cachorro pode, inclusive, reduzir a dor desses pets caso eles estejam machucados ou doentes.  

Como aplicar a música de cachorro da forma ideal?

Como já dissemos aqui, a música pode ter efeitos tanto positivos quanto negativos. Por isso, para incluir esse elemento na vida deles é preciso ter cuidado e saber de que forma ele deve ser reproduzido no ambiente. O aparelho auditivo do cachorro, por exemplo, é muito sensível e, por isso, é importante ter cuidado com o volume. 

Os cachorros conseguem ouvir sons tão baixos quanto 16 e 20 Hz (humanos ouvem entre 20 e 70 Hz) e tão altos quanto 70.000 e 100.000 Hz (humanos ouvem até 20.000 Hz), então o indicado é que a música seja tocada no volume baixo. Sabe aquele som ambiente que não é muito alto, mas também não é muito baixo? 

Outro ponto importante é que cada cachorro pode reagir de uma maneira diferente a cada música, portanto é necessário conhecer o seu pet e entender como funciona o temperamento dele, para saber quais músicas causarão um efeito positivo e quais causarão efeito negativo. 

Como saber o tipo de música que meu pet gosta?

Música de cachorro

De maneira geral, quando falamos de música para cachorro, o estilo clássico é ideal. Ele possui instrumentais mais uniformes e elementos que ajudam o cachorro a relaxar. Entretanto, o tipo de música que o seu cachorro gosta vai depender muito das músicas que ele está habituado a ouvir no ambiente do dia a dia e da própria personalidade dele.

Assim como nós, os cães também têm suas preferências musicais e elas, muitas vezes, estão ligadas com os gostos de seus donos. Por exemplo, se você é uma pessoa que ouve muito reggae quando está com o seu cão, ele provavelmente irá se acostumar às músicas desse estilo e, quando escutá-las, irá associá-las a um sentimento positivo. 

De toda forma, a melhor maneira de descobrir o tipo de música que o seu cachorro gosta é observando cuidadosamente o comportamento dele durante a reprodução dos sons. Se você preferir, nas plataformas digitais, hoje em dia, existem diversas playlists pré-produzidas com músicas para cachorros que irão te ajudar a encontrar as músicas ideais para o seu cão. 

Agora que você já sabe como aplicar a música na vida do seu cachorro, não deixe de conferir os produtos da Cobasi para o seu pet. Ademais, confira mais conteúdos em:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário